domingo, 30 de dezembro de 2007

Balanço de fim de ano

Caros amigos,
A experiência com o blog está sendo muito gratificante para mim e está me ajudando a produzir e rever muitos dos trabalhos que já realizei na área de ensino e de história. Os contatos feitos durante o ano de 2007 também foram muito enriquecedores e se tornaram fontes quase que inesgotáveis de inspiração para novos projetos.

Estou fechando o ano de 2007 com novos projetos em vista e com perspectivas ainda mais amplas de produção, principalmente em História Local. O ano de 2008 promete abrir novas portas nesta área. Não podemos esquecer, também, que será um ano festivo, quando iremos discutir e debater sobre um dos marcos da nossa história: a vinda da família real para o Brasil, um episódio ímpar que definiu, de certa maneira, os contornos da nossa história politica do século XIX até os dias de hoje.

Só tenho a agradecer às pessoas que nos visitam, todos os dias, de várias partes do Brasil e também de outros países. Este espaço é nosso e quero continuar a compartilhá-lo com todos vocês durante o ano de 2008.

Um ótimo Ano Novo, repleto de realizações para todos nós.

Natania Nogueira

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Nova Revista de História

Foi lançada, neste mês de dezembro, a revista Veredas da História (ISSN1982-4238), periódico on-line, trimestral, dedicado à publicação dediscente em História (da graduação ao doutorado). A revista estádivulgando chamada para publicação de artigos e resenhas para a composição de seu primeiro número (março/2008). Os textos devem ser enviados para os e-mails que constam nosite da revista até o dia 10/02/2008, eis o endereço onde constam os e-mails: http://www.veredasdahistoria.com/. O tema do primeiro dossiê, ao qualdevem se adequar as propostas de publicação, será "Hisória e Relações dePoder". As normas de elaboração e formatação dos artigos e resenhas podemser acessadas no site.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

As condições para uma educação de base com qualidade na América Latina

Saiu este mês um artigo do qual participei com o Prof. Dr. Abdeljalil Akkari, na Revista Diálogo Educacional, da PUC. Segue o resumo e a referência.

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AS CONDIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO DE BASE COM QUALIDADE NA AMÉRICA LATINA
Improvement of The Quality of Basic Education in Latin America

Abdel-Jalil Akkari 1
Natania Nogueira 2

Resumo: Tem havido um aumento significativo na disponibilidade de escolas na América Latina. Quase todas as crianças têm acesso à educação básica. Contudo, parece que a educação básica em geral se tornou uma fonte de diplomas sem valor para os pobres e marginalizados. A educação disponível para estes grupos ainda é de baixa qualidade. Comparada a outras regiões do mundo, o nível da educação na América Latina tem sido fraco. As diferenças sociais da região fazem com que avanços na educação sejam difíceis e o patamar pobre da educação tem ajudado a perpetuar estas diferenças. Dada a diversidade sociocultural que caracteriza o povo da América Latina, a qualidade educacional implica em reconhecer a necessidade de diversificar os processos educativos e melhor distribuir os recursos públicos investidos em educação. Investir no conhecimento dos professores, em pedagogia e comprometimento, assim como oferecer materiais didáticos adequados e apropriados talvez ajude a implantar as reformas necessárias. A pedagogia de Paulo Freire foi testada e desenvolvida mediante uma série de experiências consecutivas ao longo de mais de vinte anos, tanto no contexto rural quanto no urbano. Ela apresenta uma valiosa alternativa para aprimorar a qualidade da educação na região.
Palavra chave : Educação Básica; Qualidade; Freire; Reforma.

Abstract: There has been a significant increase in the availability of schooling in Latin America. Nearly all children have access to primary education. However, it appears that universal primary education have become false entitlements for the poor and marginalized groups. The education available to them has been and still of poor quality. Compared to other regions of the world, Latin America’s record in education has been weak. The region’s social inequality makes education progress hard, and the poor education record has helped perpetuate the region’s social inequality. Given the sociocultural diversity that characterizes Latin American peoples, educational quality implies recognizing the need to diversify educational processes and a better distribution of public resources invested in education. Building up teacher knowledge, pedagogy, and commitment as well as providing adequate and appropriate teaching materials may sustain the needed Reforms. Paulo Freire’s pedagogy was proved and developed through a series of repeated experiences during more than twenty years in rural and urban context. It presents a helpful alternative to enhance quality of education in the region.

Keywords : Basic education; Quality; Freire; Reform.

Complexidade v. 7 n. 22 set./dez. 2007

1 Haute Ecole Pédagogique BEJUNE - Suíça. e-mail: akkari.abdelkalil@bejune.ch2 Professora na rede Estadual de Ensino de Minas Gerais - Brasil. e-mail:nataniasnogueira@yahoo.com.br

domingo, 9 de dezembro de 2007

Comemoração do Centenário de Miguel Torga em Leopoldina

Viagem
(Miguel Torga)
Aparelhei o barco da ilusão
E reforcei a fé de marinheiro.
Era longe o meu sonho, e traiçoeiro
O mar...
(Só nos é concedida
Esta vida
Que temos;
E é nela que é preciso
Procurar
O velho paraíso
Que perdemos.)
Prestes, larguei a vela
E disse adeus ao cais, à paz tolhida.
Desmedida,
A revolta imensidão
Transforma dia a dia a embarcação
Numa errante e alada sepultura...
Mas corto as ondas sem desanimar.
Em qualquer aventura,
O que importa é partir, não é chegar.


Em Leopoldina ocorreram comemorações pelo centenário do nascimento do poeta Miguel Torga, contanto com a presença do mestre em Teoria da Literatura da UFJF, Marcos Vinícius Ferreira de Oliveira, do mestre em Estudos Literários da UFES, Tavares Barbosa, da doutora em Lingüística pela PUC do Rio de Janeiro, Begma Tavares Barbosa - que participaram de uma mesa redonda no Cefet, no dia 22 de novembro - e escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras, Antonio Olinto – que realizou uma palestra na Escola Estadual Professor Botelho Reis, no dia 05 de dezembro. Os eventos tiveram o apoio da OSCIP Felizcidade, que vem já há alguns anos desenvolvendo projetos que visam resgatar nossa identidade histórica e cultural.

Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia Rocha (São Martinho de Anta - Vila Real, 12 de Agosto de 1907 — Coimbra, 17 de Janeiro de 1995), foi um dos mais importantes escritores portugueses do século XX. Filho de gente humilde do campo, emigrou para o Brasil em 1920, com doze anos, para trabalhar na fazenda do tio, na cultura do café. O tio apercebe-se da sua inteligência e patrocina-lhe os estudos liceais, em Leopoldina, Zona da Mata de Minas Gerais, tendo estuda no Ginásio Leopoldinense, escola na época particular, que hoje pertence ao Estado de Minas Gerais e tem o nome de Escola Estadual Professor Botelho Reis. Viveu em Leopoldina, até os 18 anos, e ali escreveu os primeiros poemas, inspirados em Casimiro de Abreu.

Regressando a Portugal, completou em três anos o curso dos liceus, matriculando-se depois na Faculdade de Medicina de Coimbra. Formou-se médico, mas acabou ficando conhecido pela sua poesia, que o tornaria um dos ícones da literatura mundial. Foi o primeiro vendedor do Prêmio Camões e chegou a ser condidato ap Prêmio Nobel, com grande chances de vencer.

A obra de Torga tem um carácter humanista: criado nas serras transmontanas, entre os trabalhadores rurais, assistindo aos ciclos de perpetuação da Natureza, Torga aprendeu o valor de cada homem, como criador e propagador da vida e da Natureza. Amava especialmente as montanhas. Escreveu perto de 80 livros. Contos, romances, poesia, teatro, ensaios, só de "Diários" publicou 16 volumes.

Comemorar o centenário de Torga, em Leopoldina, é não apenas relembrar o tempo em que este grande poeta aqui esteve, mas estimular os leopoldinenses a conhecerem um pouco mais do seu passado e da importância que esta terra teve para outras pessoas. Durante sua palestra, Antônio Olinto afirmou que:

“Nesta cidade ele deixou sua memória, nesta cidade ele ganhou sua inspiração para tudo que fez depois Das montanhas desta cidade ele tirou tudo que ele fez porque eram as montanhas da cidade de. Eu hoje vendo as cidades ao meu redor, eu tenho certeza que Torga foi Torga por que foi português, porque estudou e teve inspiração, mas porque ele pegou sua raiz nesta terra chamada Leopoldina.”