sábado, 29 de março de 2008

Cartilha de história para a 5ª série (sexto ano)

Como professora venho enfrentando há muitos anos um problema muito sério: como ensinar história sem que isto seja um sacrifico para meus alunos. Um dos maiores obstáculos diz respeito ao livro didático. O Estado nos fornece livros didáticos, não estou sendo mal-agradecida, mas os livros que temos no mercado atualmente são livros destinados a um tipo de aluno que é difícil de ser encontrado: um aluno com bom vocabulário e domínio da leitura – entendida como uma boa interpretação do texto.

Oras, eu tenho alunos que vêm de situações sociais e econômicas difíceis, que tiveram muitas dificuldades na alfabetização, que não possuem hábito da leitura fora da escola, que não dominam ainda habilidades como a de interpretar um texto, de fazer relações, de teorizar. Meus alunos, muitos vêm da zona rural – não que isto seja um defeito, pois eu mesma fui criada na zona rural até os cinco anos de idade -, e nas escolas rurais, todos sabemos que os recursos são poucos e que muitas escolas contam mesmo é com a boa vontade das professoras.

O fato é que eu enfrento o dilema de ensinar História Antiga para meninos que nem ao menos tem formada a idéia de história enquanto ciência. Complica ainda o fato de que os livros trabalham com conteúdos padronizados nacionalmente e, no caso de MG, temos um currículo que possui peculiaridades, como por exemplo, a exigência de se ensinar história local na quinta série. Temos que adaptar nosso currículo aos PCNs, ao CBC e temos que fazer tudo isto com um livro didático que geralmente não atende a todas as nossas necessidades.

Por esta razão resolvi desenvolver um trabalho diferenciado este ano. Optei por criar uma cartilha para a quinta série (atual sexto ano), com linguagem mais simples, letras maiores e muitas imagens, ilustrações e quadrinhos que chamem mais atenção das crianças e que deixe a leitura mais prazerosa. As atividades, além de incluírem questões de interpretação e análise do texto, terão jogos, produções de texto e outros recursos que estimule os alunos a pensar, analisar, refletir sobre o conteúdo apreendido.

Vou adotar a seguinte estratégia: tenho três turmas de quinta série. Em duas eu irei utilizar a cartilha completa. Todas as atividades serão feitas na cartilha e eu irei corrigi-las separadamente (irei reservar um terço da nota de cada bimestre para estas atividades, no lugar de uma avaliação formal). As cartilhas têm no nome do aluno e são de responsabilidade dele. O livro didático Será utilizado para leitura ocasional de textos como forma de enriquecimento do vocabulário e do conteúdo. O custo é bem baixo, e eu consegui que ela fosse imprimida pela Secretaria de Educação.

Na terceira turma eu usarei o livro normalmente, mas irei introduzir alguns textos da cartilha e manterei o mesmo ritmo de avaliações bimestrais. Não irei introduzir muitas mudanças.

Durante este primeiro semestre eu irei observar o rendimento das turmas e, se for o caso, adotarei na segunda parte da apostila – que irá versar sobre a ocupação da América, colonização do Brasil e história local. É uma mudança um tanto radical, vai me dar um pouco mais de trabalho, mas estou confiante nos resultados. Eu sou muito a favor da elaboração do material didático pelo próprio professor. Quem mais adequado do que o professor, que conhece o perfil do seu aluno, suas dificuldades, suas demandas, para saber qual a melhor forma de atingir os alunos e conseguir com que eles possam desenvolver melhor suas habilidades e adquirir as competências necessárias para concluir com êxito o ano escolar?

Comecei a trabalhar com a cartilha esta semana, e as primeiras impressões que tenho dos alunos são animadoras, diria até que eles se sentiram entusiasmados.

29 comentários:

Claudia Conte disse...

Gostei muito de sua iniciativa Natania!A criação de um material de trabalho com os alunos que atenda satisfatoriamente ao seu planejamento, as necesssidades propostas no Currículo Básico e as especificidades desses alunos, é fundamental para os resultados escolares na aprendizagem dos alunos. Gostaria de acompanhar o desenvolvimento dessa sua proposta. Se achar conveniente, mande notícias.
Um abraço,
Claudia Conte

Natania A S Nogueira disse...

Pode deixar, Cláudia! Só não te mostrei ainda pq foi muito rápido: eu fiz no feriado (tomei coragem) e depois apresentei à DVE.
Um abraço!

Semíramis F. Alencar Moreira disse...

Oi, Natty

Adorei o seu blog. Excelente. realmente passar o conteúdo dos livros de História para alunos da 5e da 6 série é bem complicado, mas com o apelo de documentários, pequenos filmes e contemporizações da história para os dias atuais podem ser de grande valor. Eu procuraria esses tipos de ferramentas para poder integrar melhor meu trabalho.
Gostei muito da idéia da caravela, é por aí: é bom trabalhar o lúdico, a percepção e a criatividade.
beijos

se

Natania A S Nogueira disse...

Pois é, eu estou fazendo mais ou menos isto. Estou intercalando alguns documentários com a matéria,e tem dado certo. Ainda não avaliei os alunos, mas eles tem se esforçado em fazer atividades (até os mais rebeldes) e a disciplina melhorou depois que eu comecei a usar a Cartilha. Mas qualquer conclusão ainda é prematura. O caso é esperar para ver.
Um abraço!

munique disse...

Oiii!!!! poxa Natania que trabalho interressante queria que todas as professoras de história queram fazer o mesmo...
Eu falo disto, por a seguite causa eu sou uma aluna.Tenho aula de história 2 vezes por semana...
Eu moro no interior de uma de uma cidadezinha chamada São Miguel das Missoes.Estudo na quinta série na escola estadual de educação básica padre antonio Sepp...
Minha professora passa texto e depois não relembra o asunto e passa só na prova se não veio se ferrou...
Bjsss natania !!!!

Natania A S Nogueira disse...

Oi, Munique!
Que bom que vc gostou. Pena que não esteja satisfeita com suas aulas, mas vc ainda vai ter uma boa surpresa com seus professores de história.
:-)

Gó,Elisa,Socorrinha e Joselita disse...

olá, Natania sou professora e sinto a mesma dificuldade por você apresentada,mas diferente de você não tive iniciativa para elaborar uma cartilha propria adequada as dificuldades dos meus alunos.
Parabéns pela iniciativa.

Natania A S Nogueira disse...

Muito obrigada!
Acho que foi um momento de inspiração. Ela precisa ser revista e reorganizada. espero poder dar continuidade ao trabalho este ano.
Um abraço!

Zeca disse...

Oi, Natania!
Sou professora de História da rede pública do Paraná e enfrento as mesmas dificuldades que vc. Como posso conhecer sua cartilha? Se puder me enviar um e-mail, ficarei agradecida.
Maria José

Natania A S Nogueira disse...

Oi, Maria José!
Eu tenho o texto disponível na net. Mande um e-mail para natanianogueira@yahoo.com.br que eu disponibilizo o link para vc e tiro suas duvidas (vc nçai me deixou um e-mail de contato).
Um abraço!

erica disse...

Oi Natania! Vou começar a lecionar e me sinto insegura, principalmente, em relação aos alunos do 6º ano. A sua cartilha parece muito interessante e acho que pode me iluminar neste meu primeiro ano de docência. Como faço para conseguir a cartilha escrita por você? Eu moro na cidade de São Paulo. Obrigada e Parabéns.

Natania A S Nogueira disse...

Oi, Erica! Vc pode baixar o material no link: http://www.scribd.com/doc/22466073/Apostila-completa
Mas para isso vc precisa se cadastrar no scribd.

Unknown disse...

OIE BOA TARDE..
Parabéns natalia.. pela iniciativa.. Meu nome e Dilcele estou cursando o 3ºPerido de licenciatura Plena em historia. Na Universidade do Estado do Amazonas(UEA) Estou com um projeto. Que referece ao ensino e aprendizagem de Historia na quinta serie
(6 ano). E gostaria de saber melhor sobre sua Cartilha.
Meu Email.
dilcele_girl13@hotmail.com
sera que vc pode me ajudar.. obriigada.. bjs

Marco Lima Buffet disse...

Oi, Natania. Também sou professora de História para o 6° ano e tomei a liberdade de baixar o arquivo da sua cartilha. Parabéns, adorei!
Maria Caroline

Simone Ferro disse...

Olá Natania!! Estou iniciando agora e terei 3 salas de 6º ano e 3 de 7ºano. Baixei a sua cartilha e me apaixonei. Parabéns pela iniciativa maravilhosa! Saiba que sempre estarei aqui em seu cantinho conferindo as novidades! Um grande abraço,
Simone Ferro

Natania A S Nogueira disse...

Que bom que a cartilha está sendo útil. Tenho que dar uma boa revisda nela, mas ainda não encontrei tempo. Usem a vontade.

rebeca disse...

olá natania, estarei comecnado a lecionar no próximo ano, e provavelmente numa turma de 6 ano. me apaixonei pela sua iniciativa e gostaria de te pedir este material, pois não tenho experiência o que tem me deixado muito insegura, acredito que me ajudará muito.
meu email é rebeca0886@gmail.com
obrigada,
rebeca

Natania A S Nogueira disse...

Oi, Rebeca!
Entro em contato, pode deixar!
:-)

sheilarosa1@yahoo.com.br disse...

Olá Natania,
Parabéns pela sua iniciativa e dedicação. Sou professora de História e sinto esta dificuldade de trabalhar os conteúdos da forma apresentada nos livros didáticos do 6º ano. Não dizem nada aos alunos. Gostaria muito de conhecer a sua cartilha.
Obrigada,
Sheila

Natania A S Nogueira disse...

Oi, Sheyla!
Muitas pessoas tem pedido pela cartilha, e eu até envio sem nenhum problema. No entanto, ela é de 2007 e precisa ser revisada e atualizada. Então, se puder aguardar um pouquinho, vou ver se consigo fazer algumas alterações até o final do ano e coloco no site para download.

Natania A S Nogueira disse...

Fiz a revisão da cartilha e deixei disponível no link http://historiadoensino.blogspot.com/2011/02/apostila-do-sexto-ano-revisada.html

Anônimo disse...

Parabens pela sua iniciativa...
Dar uma boa aula de História não é nada fácil, principalmente com os materiais idealizados para mauricinhos e patricinhas..

Unknown disse...

Também concordo com vc...sou prof em Guarulhos...adotamos a utilização de ilustrações(realizadas pelos alunos) junto com pequenos textos que ajudam o aluno a memorizar o conteúdo, mais qualidade e menos quantidade...nossos alunos já são sobrecarregados de informações inúteis trazidas por toda espécie de mídia...Maria Cristina

Rita disse...

Oi Natania!!!!
Estou comecando a lecionar agora minha primeira vez e estou um pouco apavorada, achei interessante a tua cartilha tens como me passar ela?No aguardo
Rita Rs
sem mais obrigada e beijos

Natania A S Nogueira disse...

Oi, Cristina!
Penso que alunos do ensino fundamental devem ter uma base, um conhecimento básico que ele irá aprimorar no Ensino Médio. Não adianta querer forçar muito, no final ele acaba desmotivado.

Natania A S Nogueira disse...

Rita, manda um e-mail para nogueira.natania@gmail.com que eu te envio a cartilha, sem problemas :-)

lady disse...

Olá Natania,

Trabalho com história na 5ª série e gostaria muito de receber uma cartilha, trabalho assim é de fundamental importância para as nossas crianças.

Juliano Dourado disse...

Super curti.

rebeca disse...

oi natania, adorei o blog! vou começar a lecionar para o sexto e sétimo ano, é o início da minha carreira como professora e estou bastante ansiosa. gostaria que me enviasse sua cartilha pois acredito em sua iniciativa e penso que poderá ser bastante útil para mim. meu amail é rebeca0886@gmail.com obrigada Rebeca - Bahia