sábado, 5 de abril de 2008

Dicas para dinamizar as aulas de história

Este ano eu descobri uma publicação mensal que tem me ajudado a ter muitas idéias boas para minhas aulas de história. Trata-se do Guia Prático para professores do Ensino Fundamental. Eu comprei a edição de março e abril e encomendei a de fevereiro. A indicação veio de um colega de São Paulo, por conta de uma oficina de quadrinhos que tinha saído na edição de março.

Para quem não sabe, eu tenho um projeto que gira em torno de uma gibiteca, que eu criei na escola onde trabalho (quem quiser saber mais é só clicar aqui). A oficina é ótima, mas o melhor foi descobrir que a revista oferece sugestões de atividades que eu posso usar nas aulas de historia. Não sou exatamente uma pessoa muito chegada a trabalhos manuais, por falta de habilidade mesmo.

A revista traz dicas fáceis, moldes em tamanho natural, sugestões excelentes de se trabalhar os mais diversos temas. Ela é realmente prática, como diz seu nome. Este mês irei experimentar uma das dicas que ela dá que é a produção de uma múmia de brinquedo. Vou usar a atividade para motivar meus alunos da quinta série (sexto ano) que devem, já esta semana, começar a estudar as civilizações antigas.

Na revista e Abril, que eu comprei hoje, vem atividades como fazer uma caravela (a atividade foi tirada do site Recorte Cole e lá há também um modelo para construir o 14 Bis), um jornal sobre o descobrimento, além de outras sugestões de trabalho para outros conteúdos que podem ser adaptadas para a História. Não costumo fazer propaganda, mas acho um pecado deixar de passar esta dica, ainda mais porque sempre queremos melhorar nossas aulas, e nem sempre temos idéias. É tudo muito lúdico e muito criativo, vale a pena conferir. Para ir no site da editora é só clicar aqui


5 comentários:

Prof. Michel Goulart disse...

Natania, talvez pareça puxa-saquismo, mas vou comentar de novo:P

Acontece que eu criei um blog há algum tempo e estou à procura de boas idéias.

Essa revista parece ótima como atividade lúdica para a rapaziada do Fundamental II. Inclusive, é possível cogitar um museu de História com material criado pelos alunos. Um abraço

Prof. Michel Goulart disse...

Natania, talvez pareça puxa-saquismo, mas vou comentar de novo:P

Acontece que eu criei um blog há algum tempo e estou à procura de boas idéias.

Essa revista parece ótima como atividade lúdica para a rapaziada do Fundamental II. Inclusive, é possível cogitar um museu de História com material criado pelos alunos. Um abraço

Prof. Michel Goulart disse...

Natania, o link do Recorte e Cole está quebrado. Um abraço

Diego Lopes disse...

Outra dica são vídeo aulas, podem ser encontradas aqui: Vídeo aulas de história

Prof Maiko.Com disse...

Natalia, gostei muito da dica. Obrigado.