quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

I Seminário Internacional de Educação de Leopoldina: agradecimentos antecipados

Gostaria de aproveitar e fazer alguns agradecimentos antecipados a quem está nos dando apoio para a realização deste evento. A Secretaria Municipal e Educação e o CEFET - Campus III estão nos auxiliando na promoção do I SIEL (que espero possa ser realizado a cada dois anos e envolvendo um número maior de participares e mais dias de encontro), mas outros grupos e pessoas estão nos dando apoio, oferecendo ajuda e material para ser distribuído no dia do Seminário.


Dentre estes colaboradores podemos citar:

O Instituto Pró-Livro – IPL, uma associação de caráter privado e sem fins lucrativos mantida com recursos constituídos, principalmente, por contribuições de entidades do mercado editorial, com o objetivo principal de fomento à leitura e à difusão do livro.

Foi criado em outubro de 2006, como resultado de estudos e conversação entre representantes do governo e entidades do livro, e constitui uma resposta institucional à preocupação de especialistas de diferentes segmentos – públicos e privados – das áreas da educação, cultura e de produção e distribuição do livro, pelos níveis de letramento e hábitos de leitura da população em geral e, em particular, dos jovens, significativamente inferiores à média dos países industrializados e em desenvolvimento.

São privilegiados , como publico alvo as crianças e os jovens, o que demandará mobilizar os principais responsáveis pela sua educação e hábitos de leitura: educadores, pais, bibliotecários, animadores e mediadores de leitura.

Nossos agradecimentos especiais à Mirian Shimura, Assistente de Projetos, do Pró-Livro, que estará disponibilizando aos participantes do evento material informativo sobre o Instituto, que promove várias ações em prol da educação no Brasil, tendo sido um dos parceiros do MEC no Prêmio Professores do Brasil, 2008.

A Junqueira&Marin Editores (até o início de 2005 conhecida por J.M. Editora) iniciou suas atividades em 1995, com a proposta de publicar obras que pudessem colaborar com a educação no país, voltadas para os que pensam e fazem educação. Publicou livros na área de educação e formação de professores e lançou uma coleção, a Coleção Escola, dedicada aos desafios das escolas brasileiras. A Editora mantém sua atuação na área da educação e, em 2006, ampliou sua atividade no mercado editorial, iniciando a edição de obras em outras áreas.

No ano de 2008, a editora nos apoio em um evento dedicado à leitura e este ano irá disponibilizar aos participantes não apenas seus catálogos mas, também, exemplares de livros que serão sorteados durante o evento. A Editora se localiza em Araraquara, SP.

Edições UESB, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), fundada em agosto de 2002, cujas publicações são voltadas para a comunidade acadêmica e do público em geral. Desde a sua fundação, baseou suas linhas editoriais em: livros técnico-científicos, periódicos, textos didáticos e artístico-literários, sendo esse último através de um concurso anual, objetivando difundir obras inéditas, em língua portuguesa, de autores domiciliados na Região Sudoeste da Bahia. No momento em que a Uesb amplia e consolida sua posição nos meios acadêmicos, é de fundamental importância que uma universidade possa ter instrumentos que possibilitem a divulgação do conhecimento que produz.

Pensando na importância desta divulgação a editora estará contribuindo com vários exemplares de sua revista de educação Praxis Educacional, que também será sorteada entre os professores participantes. Nosso agradecimento especial a Jacinto Braz David Filho, diretor das Edições Uesb.

É importante salientar que este pequeno seminário, com participação internacional, está recebendo apoio de organizações e empresas de outras regiões e de relevância nacional, mostrando que para se buscar qualidade na educação, para promover o crescimento profissional e, porque não dizer, intelectual dos nossos profissionais do ensino não há fronteiras.

Leopoldina é um pequeno município da Zona da Mata, mas no dia 21 de março de 2009, será um grande centro de debates em torno da qualidade da educação e da valorização dos profissionais do ensino.

Nenhum comentário: