sexta-feira, 12 de junho de 2009

A Biblioteca Municipal de Leopoldina (1895)


Encontrei acidentalmente uma referência à Biblioteca Municipal e Leopoldina, mas não a que temos atualmente, mas uma que foi alojada no prédio da Câmara, em 1895. Na vigência de Brasil-República as Câmaras funcionam num sistema parlamentarista com o presidente acumulando função de Agente Executivo. Na época , o agente executivo municipal era Lucas Augusto Monteiro de Barros. É triste perceber que, mais de 100 anos depois, a nossa bilbioteca municipal ainda não recebe a atenção devida, nem possui um espaço adequado onde possam ser desenvolvidas atividades ligadas à leitura e à cultura. Segue o texto, na íntegra.


BIBLIOTECA MUNICIPAL

Com a aquisição do novo prédio em que funciona a Câmara, acha-se hoje colocada em cômodo próprio a Biblioteca Municipal, podendo com justíssima razão ser aumentada a bem da população deste município que não goza, por enquanto, das prerrogativas que outros lugares são às bibliotecas, fundadas e mantidas pela Câmara.

Muito conveniente e vantajoso, portanto, seria que o poder legislativo votasse anualmente uma verba para a compra de livros, e reformasse regularmente esta biblioteca, concorrendo assim para sua riqueza e consequente desenvolvimento.
Para este assunto, aliás importante, chamo a vossa especial atenção.

Relatório apresentado ao agente executivo pelo official da Secretaria da Câmara Municipal de Leopoldina, em 31 de dezembro de 1895. Rio de Janeiro, Typogradia Moreira Mazimiano, Chagas &, p. 35

Nenhum comentário: