segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Primeira Olimpíada Nacional de História

A 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa inédita de estudar e debater a história nacional, por meio da leitura e interpretação de documentos, imagens e textos. Serão cinco fases online e uma fase final com premiação, disputadas por equipes compostas por até 3 estudantes e um professor de história.

Podem participar somente alunos de oitavo e nono anos do ensino fundamental e do I, II e
III ano do ensino médio. As inscrições vão de 1 de agosto a 15 de setembro de 2009, e a Olimpíada começa no dia 21 de setembro de 2009. Para participar, as escolas públicam pagam o valor de R$ 15,00 por equipe, e as escolas particulares pagam o valor de R$ 35,00 por equipe. Para saber mais sobre as inscrições, datas, provas e premiação, clique aqui!

Sobre a Olimpíada

Estudar e conhecer a história do Brasil pode ser um desafio estimulante e enriquecedor. É nisso que acreditamos ao propor uma Olimpíada Nacional em História do Brasil. Tradicionalmente, as Olimpíadas científicas têm contemplado as ciências exatas e naturais. No Brasil, já são conhecidas a Olimpíada Brasileira de Matemática, a de Química, a de Biologia, a de Robótica, entre outras. Nosso objetivo com a 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é trazer para o âmbito das ciências humanas este tipo de atividade que estimula o conhecimento e o estudo, desperta talentos e aptidões e, fundamentalmente, envolve os participantes em atividades de desafio construtivo. O conhecimento histórico é sem dúvida um dos mais importantes para a nossa formação pessoal e profissional, e fundamental na constituição da cidadania.

Com exceção da última fase da Olimpíada – presencial – todas as demais fases serão virtuais, o que nos dá a possibilidade de agregar participantes de todas as regiões do país. Nossa plataforma é simples e pode funcionar bem em diferentes equipamentos e velocidades de conexão. Para participar, basta montar uma equipe composta por um professor de história e por estudantes regularmente matriculados em escola pública ou privada do Brasil, cursando o ensino médio e/ou o oitavo e nono anos (antigas sétima e oitava séries) do ensino fundamental. No mais, basta ter um acesso à internet para visitar a página da Olimpíada com as perguntas e atividades e para enviar as respostas. A nossa Olimpíada tem uma particularidade: ela não é realizada por competidores individuais e sim por equipes de estudantes, orientados por um professor. Queremos, desta forma, intensificar a conexão entre estudantes de diferentes séries e seu professor de história, numa atividade que pode se estender dentro e fora da sala de aula e fortalecer, assim, hábitos de estudo e vínculos de cooperação.

A 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa inédita do Museu Exploratório de Ciências, Unicamp, concebida e elaborada por historiadores e professores de história, voltada para o público das últimas séries de ensino Fundamental e do Ensino Médio. Nela, os participantes terão a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias dos historiadores, ao lidarem com documentos históricos, textos, imagens e outros materiais. Assim, mais do que buscar conteúdos, nosso convite é para uma reflexão sobre como a história é construída por seus participantes.

Basta olhar para o símbolo em nossa página, ou seja, o nosso logotipo: a letra H – a história – aparece sendo construída por diferentes linhas de força, que contribuem, com diferentes inflexões e pontos de vista, para a construção de um resultado final. Assim como a história, ela não é um todo definido e acabado: ela só tem sentido no processo, no fazer-se. Consultem com atenção nosso manual. Ele contém todas as informações básicas de que sua equipe necessita para participar da 1ª Olimpíada, bem como as regras e regulamentos, orientações e sugestões que podem ser úteis para o bom andamento de seu trabalho.

Nenhum comentário: