sábado, 7 de novembro de 2009

Considerações finais sobre o VII Encontro Perspectivas do Ensino de História


Para quem não sabe, eu cheguei hoje no início da noite do VII Encontro Perspectivas do Ensino de História, com uma bagagem de 25 quilos (20 só de livros e de quadrinhos). No blog a gibiteca eu comentei sobre a oficina de História em Quadrinhos e Ensino de História (clique aqui para ver a postagem), que ministrei junto com a amiga Valéria Fernandes. Aqui vou deixar para colocar minhas impressões gerais do encontro.

Bom, eu não tive muita sorte com a organização. Para começar eles omitiram meu nome na oficina, quando ela foi registrada no site. Demoraram, mas arrumaram. Na quarta, não achavam a minha inscrição. Acho que faltou um trabalho mais sincronizado. Nada contra os organizadores, que eu admiro muito, nem contra rapazes e moças que nos atenderam. Eles fizeram o melhor que puderam, faltou mesmo foi sintonia.

Senti falta de professores da nossa região. Não me lembro de ter visto algum, pelo menos aqueles que sempre estão presentes em eventos da ANPUH. Acho que a forma de distribuição das mesas redondas e dos GTs colaborou para seu esvaziamento. Talvez fosse mais interessantes menos GTs e menos mesas redondas para que as pessoas possam aproveitar mais.

Os trabalhos apresentados no meu GT foi de ótima qualidade, as coordenadoras fizeram boas intervenções e eu acredito que tenha sido produtivo para todos. Eu pude fazer muitos contatos e as pessoas que participaram da oficina se mostraram muito interessadas. Só acho que a participação do curso de história foi pequeno. Havia muita gente da educação e relativamente pouca gente da história - inclusive estudantes. Tipo de coisa que deveria ser debatida pela organização do próximo evento, que possivelmente será na UNICAMP, em 2011.

Para finalizar, gostaria de dizer que deixei o material que eu e Valéria usamos na Oficina (apresentações), diponíveis no outro blog. Quem tiver interesse em ter o material é só clicar aqui.

Nenhum comentário: