sábado, 12 de dezembro de 2009

Prova da Olimpíada Nacional de História


Chegamos em Campinas ontem a tarde, fomos fazer um reconhecimento do local da prova e depois levei as meninas para jantar no shoping. Elas adoraram, tanto a UNICAMP, quanto o shoping (tudo novidade). O tempo está instável. Hoje pegamos bastante chuva na volta da prova.

Mas vamos ao que interessa: A Olimpíada!


Chegamos bem cedo, antes das oito da manhã e já entrei na fila do credenciamento para retirada do material. Ganhamos da organização uma bolsa, uma blusa e uma caneta personalizada (cada participante). A prova começou nove e meia e terminou ao meio dia e meia. Consistiu em duas questões (divididas em a,b e c) e uma produção de texto.


As meninas fizeram tudo e ficaram satisfeitas (estavam preocuparas em deixar alguma coisa em branco). Enquanto elas estavam fazendo a prova, os professores assistiram a duas palestras, oferecidas pela organização do evento. Na ocasião, os organizadores - Cristina Menegello e Marcelo Firer -, falaram da proposta da Olimpíada e de como ela chegou ao formato que nos foi oferecido.

As palestras ficaram por conta de José Alves Freitas Neves e Durval Muniz de Albuquerque Júnior, presidente da ANPUH. Eles falaram da importância da Olimpíada e da História na firmação dos jovens. Destaco uma frase do Prof. Durval "A história serve para forma sujeitos".


Foram 16 mil alunos inscritos, de todo o Brasil, dos quais apenas 291 equipes se classificaram para a final. Nossa colocação já melhorou muito, na pior das hipóteses pulamos de 352º lugar para 291º lugar, o que já coloca nossa escola numa posição bem confortável.

Amanhã teremos a entrega dos prêmios e aí entra uma novidade: a premiação será ampla. Ser
ão entregues 15 medalhas de ouro, 25 medalhas de prata e 35 medalhas de bronze. Os demais receberão menções honrosas pela sua participação, que segundo os organizadores, é o objetivo da Olimpíada.

Nenhum comentário: