sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Saiu a lista com os finalistas da 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Comissão Organizadora da 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil divulgou agora a tarde o nome das 300 equipes participantes convocadas para a Fase Final, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro na Unicamp.

O Museu Exploratório patrocinará a vinda de 29 equipes completas para Campinas. Com o patrocínio da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, o Museu custeará a vinda à Campinas para a fase final da equipe mais bem classificada de cada estado brasileiro dentre as 300 convocadas. Com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o Museu trará a equipe de escola pública mais bem classificada de cada região do país, dentre as 300 convocadas.

As equipes convocadas têm até dia 20 de novembro para confirmar sua participação.

A nossa equipe Jerônima Mesquita ficou na lista de espera com a classificação nº 352. Fizemos 882,0673 pontos (a equipe de nº 300 fez 891,2211). Estamos muito felizes com o empenho, a dedicação e o envolvimento de todos os participantes, professores e alunos, que nos acompanharam ao longo das 5 fases online.

Mas o nossa resultado foi excelente! Foram 1184 equipes na quinta fase (das mais de 3500 equipes inscritas inicialmente). Estou muito orgulhosa das minhas meninas! Para nós da escola elas são vencedoras. lutaram por 5 fases e ainda ficaram entre as primeiras colocações (levando em conta que ficamos na fila de espera).

Se eu contei bem, fomos a 25ª melhor equipe de MG, das 119 que concorreram na 5ª fase (no geral, participaram aproximadamente 400 equipes de MG).

Provavelmente não seremos convocadas, mas não importa. A oportunidade de participar e o aprendizado gerado pela experiência são tão importantes quanto qualquer prêmio.

Eu estou realmente muito feliz com o resultado e tenho certeza que ano que vem outras equipes irão se inscrever. Veja a lista oficial com a classificação das equipes, clicando aqui!

Eventos e congressos de História

II COLÓQUIO NACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA:
EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E DIVERSIDADE CULTURAL

Data: 26 a 30 de outubro de 2009
Local: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
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I SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E DIÁSPORA AFRICANA
Data: 03 a 05 de novembro de 2009
Local: Anfiteatro da História - Universidade de São Paulo
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IV ENCONTRO DE HISTÓRIA
Data: 03 a 05 de novembro de 2009
Local: Universidade do Estado da Bahia /Campus VI
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VII ENCONTRO NACIONAL "PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA"
Data: 03 a 06 de novembro de 2009
Local: Universidade Federal de Uberlândia
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VII SEMANA DE ESTUDOS MEDIEVAIS "POR UMA LONGA DURAÇÃO: PERSPECTIVAS DOS ESTUDOS MEDIEVAIS NO BRASIL"
Data: 03 a 06 de novembro de 2009
Local: Universidade de Brasília
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VII ENCONTRO DE HISTÓRIA ORAL DO CENTRO-OESTE E AMAZÔNIA
Data: 03 a 06 de novembro de 2009
Local: Universidade Federal de Mato Grosso
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VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM HISTÓRIA
"ARQUIVOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA"

Data: 04 a 06 de novembro de 2009
Local: Universidade Federal do Ceará
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IV JORNADA DE ESTUDOS DA ANPUH-RS - CONFERÊNCIA: OS IMPÉRIOS NA HISTÓRIA
Data: 08 de novembro de 2009 - 17horas
Local: Sala Oeste do Santander Cultural, Praça da Alfândega (Porto Alegre)
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III SIMPÓSIO DE HISTÓRIA REGIONAL
Data: 12 e 13 de novembro de 2009
Local: Universidade do Passo Fundo
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IX CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA (CIHELA) "EDUCAÇÃO, AUTONOMIA E IDENTIDADES NA AMÉRICA LATINA"
Data: 16 a 19 de novembro de 2009
Local: Universidade Estadual do Rio de Janeiro
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II ENCONTRO DO GT DE HISTÓRIA AGRÁRIA
Data: 19 a 21 de novembro de 2009
Local: Campus Central da UFRGS e sede da ANPUH-RS
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II SEMINÁRIO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS
EM HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES

Data: 23 a 26 de novembro de 2009
Local: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
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IV FÓRUM - POVOS E CULTURAS DAS AMÉRICAS:
AS CIDADES EM DEBATE: ECONOMIA, POLÍTICA,

CULTURA, SAÚDE E CIDADANIA

Data: 01 a 03 de dezembro de 2009
Local: Universidade Estadual do Rio de Janeiro
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I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES DOCUMENTAIS PESQUISA HISTÓRICA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

Data: 1 e 4 de dezembro

Local: Universidade Federal de Campina Grande

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I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES DOCUMENTAIS E PESQUISA HISTÓRICA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

Data: 01 a 04 de dezembro de 2009

Local: Universidade Federal de Campina Grande

Mais informações ou Página do evento

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

IV Ciclo de Seminários do Grupo de Estudos em Didática da História

Clique na imagem para ampliar

O IV Ciclo de Seminários do Grupo de Estudos em Didática da História, da Univesidade Estadual de Ponta Grossa, ocorrerá nos dias 10 e 11 de novembro.

Nesse ano o evento contará com a presença da dra. Maria Paula Gonzalez Amorena, da Univ. Nacional General Sarmiento (Argentina), bem como colegas do projeto Jovens diante da História de outras universidades do Paraná.

domingo, 25 de outubro de 2009

Sugestão de atividades: análise de fotos antigas

Eu estou montando um acervo de fotos antigas que alguns moradores da cidade estão me permitindo scanear. Resolvi fazer um trabalho com meus alunos do 6º ano (mas este trabalho pode ser feito com alunos de todo o fundamental II e com o ensino médio).

Montei uma ficha para que eles preenchessem, com dados de uma fotografia. Separei a turma em duplas e cada dupla recebeu duas fotos (uma ficha para cada foto). Na ficha eu comecei com questões simples de identificação da imagem. Coisas do tipo:
- O documento fotográfico foi tirado em uma paisagem:
( ) Urbana ( ) Rural

- No documento fotográfico há os seguintes elementos:
( ) árvores ( ) prédios ( ) pessoas ( ) animais ( ) veículos ( ) objetos decorativos

Depois pedi que os identificassem o "tema" da foto.

Por fim pedi que fizessem uma pequena dissertação - dois parágrafos apenas - sobre a foto, fazendo uma descrição não apenas da imagem, mas da ideia passada por ela. Dei um exemplo.

O resulto foi excelente. Os alunos debateram entre si, trocaram ideias e posso dizer que tive um aproveitamento de 80%. Eles souberam interpretar as imagens muito bem. Foi um exercício fantástico que durou uma aula. Eu poderia ter dado mais fotografias para analisarem, mas fiquei com medo de que o tempo não fosse suficiente.

Eu gostei da atividade e do resultado dela. Quero fazer com outras turmas. Acho que quebra a rotina da sala de aula e é uma forma interessante de ensinar história. Estou vendo outras forma de trabalhar com fotografia, mas provavelmente será para o ano que vem.


IV Encontro de Tradições Mineiras, em Leopoldina


Ontem, 24 de outubro, fui participar do IV Encontro de Tradições Mineiras, que aconteceu na Casa de Leitura Lya Muller. Foi um encontro de várias folias de reis, com participação dos grupos sons da Mata, Assumpreto e da banda de alunos do Conservatório de Música. Antes do cortejo sair pelas ruas do centro da cidade, houve uma animada oficina de palhaço.

Alguns dos meus alunos estiveram lá. Foi um programa para toda a família. Fiz um vídeo amador (não está muito bom, porque minha máquina não é das mais modernas). Tirei, também, algumas fotos.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Palestra: "Bandeiras Vermelhas nas Ruas da Cidade: comunismo e espaço público em Belo Horizonte (1945-1951)"

(Clique em cima da imagem para ampliar)

A Palestra do projeto Novos Registros apresentará o trabalho "Bandeiras Vermelhas nas Ruas da Cidade: comunismo e espaço público em Belo Horizonte (1945-1951)" da Raquel Aparecida Pereira. Esse estudo teve na documentação do Acervo do DOPS-MG sua principal fonte de pesquisa. A palestrante, inclusive, trabalhou diretamente na organização do material que se encontra sob a guarda do APM.

Sala de Referência / Diretoria de Acesso à Informação e Pesquisa
Arquivo Público Mineiro
Avenida João Pinheiro, 372
Belo Horizonte/MG 30130-180
Telefax: (31) 3269-1162

domingo, 18 de outubro de 2009

Notícias sobre a I Olimpíada Nacional de História


Na 4ª fase da I Olimpíada Nacional de História do Brasil (que estava bem puxada), 1.184 equipes foram aprovadas e vão fazer as provas da 5ª fase a partir de amanhã, dia 19 de outubro.

NÓS ESTAMOS ENTRE OS APROVADOS!!!!


Eu acabei de conferir! Quase não acreditei! As meninas vão ficar doidas!

Obrigada pela torcida de todos que tem mandando mensagens e deixado comentários! Agora só falta mais uma para a gente garantir uma vaga na final!

sábado, 17 de outubro de 2009

Detetives do Passado - Escravidão no século 19!


Já estão disponíveis para consulta online o site "Detetives do Passado - Escravidão no século 19", projeto desenvolvido por Anita Almeida e Keila Grinberg com financiamento da FAPERJ. O projeto consiste em atividades de ensino de história, destinadas a alunos de ensino médio e fundamental, sobre o tema da escravidão. Não deixe de acessar clicando no link: http://historiaunir io.com.br/ numem/detetivesd opassado/

VI Encontro Estadual de Ensino de História

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PROGRAMAÇÃO

Dia

Horário/local

21 de outubro

8:00 às 9:00

credenciamento

9:00 às 11:00

Auditório

Mesa de abertura

Conferência:

"Alunos de ensino médio: visões sobre a história ensinada e aprendida a partir do projeto Jovens e a História"

Dr. Luis Fernando Cerri

(Universidade Estadual de Ponta Grossa e

Direção Nacional da Anpuh)

11:00 às 13:00

salas

Oficinas de Ensino de História

14:30 às 16:30

salas

GTs

Temáticos

16:30 às 17:00

Intervalo

17:00

19:00

Auditório

Mesa Redonda I

Mudanças no Ensino Médio

E o ensino de História

Dr. Marcelo de Souza Magalhães (UERJ)

Reformas curriculares, Ensino Médio e formação do professor

Dr. Aristóteles de Paula Berino (UFRRJ)

Ensino Médio: objetivos e perspectivas

Carlos Artexes Simões (Secretária de Educação Básica – MEC)

Dia

Horário

22 de outubro



9:00 às 11:00

Auditório

Mesa redonda II:

Algumas possibilidades no ensino de História hoje

Dra. Helenice Rocha (UERJ)

A bagagem do aluno: o que ele leva para a aula de história

Dra. Keila Grinberg (UNIRIO)

"Detetives do Passado":

novas tecnologias e metodologia do ensino de história

Dr. Luis Reznik

A história local em Caixas de história

11:00 às 13:00

salas

Oficinas de Ensino de História

14:30 às 16:30

salas

GTs

Temáticos

16:30 às 17:00

Intervalo

17:00

19:00

Auditório

Plenária dos GTs

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Encerramento





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sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Tarefa da 4ª fase da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Estamos na quarta fase da Olimpíada Nacional de História e esta foi, sem dúvida, a mais penosa. Tudo que não podia aconteceu: só tivemos dois dias de aula e a escola ficou sem internet. A solução foi todo mundo vir para minha casa hoje a noite para a gente poder fazer juntos as questões e a tarefa que, aliás, foi a elaboração de um texto sobre patrimônio local. O trabalho ficou muito legal, então eu resolvi postar aqui no blog. Mesmo que a gente não consiga ir para a quinta fase, já valeu pela experiência.

Lembrando que1.691 equipes participam da 4ª fase da Primeiroa Olimpíada Nacional de História do Brasil, ao todo, 6764 participantes de vinte e três estados brasileiros e o Distrito Federal .



Foto da Escola Estadual Professor Botelho Reis, antigo Ginásio Leopoldinense, tirada em dezembro de 2005.

O Ginásio Leopoldinense na História de Leopoldina

Nosso texto fala de um dos maiores patrimônios da nossa cidade: O Ginásio Leopoldinense. Ele representa duas coisas importantes: a educação, que deu a Leopoldina (MG) o apelido de Atenas da Zona da Mata, e a riqueza dos tempos da cafeicultura no nosso município.

O Ginásio Leopoldinense foi fundado em 03 junho 1906 por José Monteiro Ribeiro Junqueira, um importante político e empresário da Zona da Mata, e se tornou um dos melhores estabelecimentos de ensino de Minas Gerais. O Ginásio era uma escola particular, que recebia muitos alunos vindos de várias partes do nosso Estado e de outros estados vizinhos.

A escola oferecia desde a educação pré-escolar até o curso superior (odontologia e farmácia). Nela estudaram pessoas importantes como o cineasta Humberto Mauro e o poeta português Miguel Torga. Mas a escola também recebeu pessoas mais simples, pois oferecia para os pobres e órfãos o ensino agrícola.

Não é exagerado dizer que o Ginásio é uma referência para a cidade até hoje. Seu prédio se destaca tanto pela beleza quanto pelo tamanho. Olhando-o podemos entender como Leopoldina já teve, no passado, muita riqueza.

Hoje a escola pertence ao governo do Estado de Minas Gerais e seu nome é Escola Estadual Professor Botelho Reis. No entanto, toda a população ainda se refere a ela pelo nome original “Ginásio Leopoldinense”. O Ginásio foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG, no dia 12 de março de 1996.

A escola é um símbolo da nossa cidade, por isto não foi difícil escolher sobre qual patrimônio deveríamos falar. Cada família leopoldinense, da mais simples a mais rica já teve um parente que estudou naquela escola, que representa um pedaço importante da história da nossa cidade.

Equipe Jerônima Mesquita:

Greiciana Aparecida da Silva

Adriana Cirino Donati

Maria Emília de Sousa Lima

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do professor


Não sou muito boa em mensagens, então preferi fazer uma reflexão sobre o Dia do Professor. Dias festivos existem para que a gente possa lembrar daqueles que fazem diferença na nossa vida. Infelizmente temos que ser lembrados de que temos que agradecer a nossos pais, mães e professores pelo papel que eles desempenham na nossa vida.

Quando eu era jovem estudante ouvia muito as expressões "o magistério é um sacerdócio" ou "professora é segunda mãe". Fico pensando que não nasci para vida religiosa e que criar o filho dos outros também não está nos meus planos. Professor é um profissional como qualquer outro, que desempenha funções pré-estabelecidas, determinadas pela sua profissão.

Mas há professores e educadores. Os educadores se comprometem com seu trabalho e se envolvem com seus alunos. É fácil ser professor, mas é difícil ser educador. O professor que simplesmente cumpre com sua função cria uma barreira que o impede de interagir com seus alunos. Ele não cria laços afetivos e sonha com a aposentadoria.

O educador acha que pode melhorar, que precisa inovar. Se criar, sem interagir, sem partilhar experiências com seus alunos ele se sente vazio. O educador não consegue apenas cumprir com a sua função.

Acredito que nós todos saímos da academia como professores mas é apenas na escola que aprendemos a ser educadores. E é um aprendizado difícil. Muitos não aguentam a pressão da profissão e preferem continuar apenas professore. Mas aqueles que não se deixam abater, estes se tornam educadores.

Não estou discriminando ou me prendendo a rótulos. Pelo menos esta não é a minha intenção. O ponto em que quero chegar é o objetivo da nossa formação. Ela não acaba na faculdade, mas começa na escola. Infelizmente, a escola está pronta para receber o professor, mas não colabora para a formação do educador.

O professor desestimulado, super atarefado, com dois ou três empregos acaba muitas vezes desestimulado. Esta falta de estímulo reflete no aprendizado dos alunos pois impede uma troca de conhecimentos sadia e natural. Vejo propagandas na TV, onde o MEC diz que o professor é a chave para o desenvolvimento do país e pede que as pessoas procurem a carreira do magistério - algo bem patriótico, por sinal.

Então, faltam professores?

Certamente!

Mas faltam ainda mais educadores, que precisam de estímulo, de motivo para querer fazer a diferença. Falta lembrar que todos somos diferentes e que uns precisam de mais estímulos que outros. Falta a escola entender que precisa ajudar a transformar professores em educadores. Precisamos de mais ação e menos propaganda.

domingo, 11 de outubro de 2009

Estamos na quarta fase da Olimpíada Nacional de História!


Eu, sinceramente, não imaginei que iríamos chegar tão longe, mas chegamos! Estamos na quarta etapa da Olimpíada de História.

O resultado saiu hoje a tarde. De acordo com os critérios estabelecidos no regulamento da olimpíada, no mínimo 70% das equipes foram selecionadas para a 4ª etapa. Assim, a partir de amanhã, estudantes e professores iniciarão a 4ª fase da competição. Por conta do feriado só estarei com meus alunos na quarta, para que possamos começar a fazer a nova prova.

O grau de dificuldades das próximas 19 questões e da tarefa, deve aumentar.

Assim como nas etapas anteriores, a Equipe elaboradora da ONHB disponibilizará a versão comentada da 3ª fase, apontando os principais objetivos de cada questão e os temas, a elas, associados. O gabarito oficial será divulgado ao final da Olimpíada, entre a fase virtual e a fase final, presencial. Por isso, as respostas marcadas em amarelo, que aparecem para as equipes são aquelas, que a mesma selecionou. Não se trata da resolução oficial da prova.

Então, não tem como a gente saber o que erramos e acertamos, ainda. Mas devemos estar no caminho certo. Espero que o ferido não atrapalhe a resolução da prova, pois as alunas da equipe não tem computador em casa.

domingo, 4 de outubro de 2009

PASSAMOS PARA A TERCEIRA FASE DAS OLIMPÍADAS DE HISTÓRIA

Temos uma equipe na terceira fase das Olimpíadas de História. A equipe "Jerônima Mesquita" passou pela segunda fase e agora vai para a terceira. Fazem parte dela a alunas: Greiciana Aparecida Silva (9º ano), Adriana Cirino Donati (8º ano) e Maria Emília de Sousa Lima (8º ano).

Gostaria de aproveitar para registrar que as Olimpíadas de História estão dando a oportunidade de poder interagir ainda mais com os alunos, comentar, debater e que está sendo uma experiência muito gratificante para mim, como professora, uma vez que eu estou podendo testar e identificar meus limites.

Agradeço a participação dos outros alunos que formaram nossa segunda equipe: Edis Rafael, Cristina e Dirce. Peço desculpas a eles por qualquer falha.