terça-feira, 17 de agosto de 2010

Livro sobre História de Cataguases: Muitas Cataguases - Novos olhares acerca da história regional


Ontem, durante a Conferência com o historiador norte-americano, Peter Blasenhain (a qual relatar com detalhes em outra postagem), tive a oportunidade de reencontrar um antigo colega de faculdade, Inácio Frade, que fez a gentileza de me presentear com um livro escrito por vários pesquisadores de Cataguases, abordando a história daquele município e, consequentemente, da Zona da Mata de Minas.

Trata-se de uma iniciativa muito importante, pois serve de estímulo para que outros pesquisadores possam tornar públicos seus trabalhos. Infelizmente, tomando exemplo de Leopoldina, a maior parte da minha produção é publicada fora da cidade, em revistas de história ou de educação e em anais de encontros regionais ou nacionais de história. Apenas uma parcela pequena divulgada aqui, principalmente por meio do blog.

Incentivar esse tipo de pesquisa e publicá-la na região permite o acesso a esse material, supostamente de interesse dos habitantes da região. Ainda não li o livro, mas pelas temáticas enumeradas no sumário acredito que ele tem muito a colaborar com pesquisa em história regional.

Nenhum comentário: