terça-feira, 2 de novembro de 2010

MURAIS DA GLÓRIA, BARROSO, EM MANAUS

A amiga e artista plática Glória Barroso esteve em Manaus nos meses de julho e agosto pintando murais em uma Igreja (de 2,60x2,60m cada). Ela me enviou as fotos e uma descrição. Eu achei lindo demais. Fez com que eu me lembrasse de um livro que li, O Pensamento Mestiço, de Sergio Gruzinski. Pedi e ela me autorizou postar no blog (as fotos e as decrições)
Representei Noite - Maria que no silêncio, no escuro prepara a Luz e pisa a sucuri , que representa o Mal

A Última ceia: a tristeza da hora das trevas, a luz que se vai hora que a vulnerabilidade de Jesus se manifesta ( Pai afasta de mim este cálice) e Ele chora nessa despedida. A mesa nua e os apóstolos sem identidade refletem suas sombras angústia medo das perseguições saudade antecipada do Mestre insegurança -e agora?


Crepúsculo Amanhecer Cristo vitorioso sobre as águas cercado de Buritis (árvore da Vida) Em todos a água como símbolo da Amazônia e da Vida, plantas animais de lá: buriti, cupuassu, guaraná, açaí, onça, jácaré(que não aparecem nas fotos).



Dia - Comunidade e o Espírito Santo ( representado pela antiga lamparina com sua imensa chama) mesa rodeada de pessoas lá da Comunidade ( O Valdir que toca o violão na igreja, Breno, seu filho, etc).

Nenhum comentário: