quinta-feira, 27 de maio de 2010

A ESCOLA MUNICIPAL JUDITH LINTZ GUEDES MACHADO JÁ ESTÁ SE PREPARANDO PARA A 2ª OLIMPÍADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL


Os alunos da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado já estão se preparando para tentar novamente uma medalha na Olimpíada Nacional de História do Brasil. Alunos do 8º e 9º anos já estão montando suas equipes. Na próxima semana, faremos as inscrições.

Ano passado fomos para a final com uma equipe (das duas que se inscreveram) e ficamos entre as 210 melhores do Brasil. Este ano queremos levar mais equipes e conquistar, quem sabe, uma das disputadíssimas medalhas.

Vem aí a 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil


O Museu Exploratório de Ciências (MC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebe a partir da próxima terça-feira (1/06), em sua página na internet, as inscrições para a 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Composta por cinco fases online e uma presencial, a competição envolve professores e alunos na resolução dos problemas propostos.

A primeira fase da competição começa em 19 de agosto, Dia Nacional do Historiador, data que celebra o nascimento e o centenário da morte do jornalista e historiador, Joaquim Nabuco.

Poderão participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.

O formulário de inscrição e o boleto para pagamento estarão disponíveis no site do MC até o dia 6 de agosto. A taxa de inscrição é de 15 reais para as equipes de escolas públicas e 35 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe.

Como em 2009, o MC custeará com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a vinda de uma equipe de cada estado brasileiro para participar da fase presencial. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes permanecerão na Unicamp para realizar capacitação de uma semana.

A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de participação. A escola receberá doação de livros para o acervo da biblioteca e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano.

Sobre

A 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. O evento é patrocinado pelo CNPq e tem o apoio da Revista de História da Biblioteca Nacional. A 1ª edição, realizada em 2009, inscreveu mais de 15 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp, nos dias 12 e 13 de dezembro.

A ONHB é concebida e elaborada por historiadores e professores de história do MC e da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.

Mais informaões clicando aqui!

sábado, 8 de maio de 2010

Material sobre escravidão e abolição

Disponibilizei no Scribd um material sobre escravidão e abolição, para quem quiser uma sugestão de trabalho sobre o tema. Peço que não reparem os erros de digitação, pois é apenas um rascunho feito no final da noite. Aceito sugestões e críticas.

O negro na História do Brasil visto pelos quadrinhos

O material acima pode ser reproduzido, desde que citada a fonte e o autor.
Veja também a HQ sobre Zumbi, de Bira Dantas, clicando aqui!

domingo, 2 de maio de 2010

GRUPO SONS DA MATA


Um pouco atrasada esta postagem, mas tive alguns contratempos nas últimas duas semana que me impediram de cumprir minha "agenda". Eu gostaria de apresentar, para quem não conhece, o grupo SONS DA MATA, de Leopoldina (MG).

Trata-se de um grupo que promove um resgate cultural muito importante e muito bonito da música, folclore e tradições da nossa região. Ele é formado por pessoas de todas as idades, promove oficinas, ensaios abertos (assisti ao último e fiquei encantada) apresentações, enfim uma série de ações que visam levar ao público uma parte sensível da nossa herança cultural.

O grupo já produziu CDs e DVDs e tem um site onde quem tiver interesse, pode saber mais um pouco sobre ele, como participar e tudo mais. Para ir ao site, basta clicar aqui!Foto tirada durante o ensaio aberto: O grupo mistura música com contação de história.

sábado, 1 de maio de 2010

Campanha de filiação da ANPUH.

Clique na imagem para ampliar

Quanto mais filiados, maior a força da nossa Associação. Ainda precisamos crescer muito ainda.
Visite o site da ANPUH, clicando aqui!