sexta-feira, 30 de julho de 2010

USP, Unesp e Unicamp oferecem 20 mil vagas em pós a distância para professores


Um convênio entre a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, a USP, a Unesp e a Unicamp vai oferecer cursos de pós-graduação a distância para professores e diretores da rede estadual de ensino. São 16 cursos de especialização, num total de 20.090 vagas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto de 2010 pelo site
www.rededosaber.sp.gov.br. Os cursos de especialização têm duração de um ano e além das aulas a distância, contam com encontros presenciais.

A USP terá especializações em ensino de ciências, biologia, sociologia, além de três cursos da área de gestão. A Unesp oferece especialização em ensino de língua inglesa, filosofia, arte, química e geografia e a Unicamp em ensino de língua portuguesa, matemática, física, história e educação física.

Mais informações podem ser obtidas no manual de inscrição ou pelo Fale Conosco da Rede São Paulo de Formação de Docente.

Fonte: http://aprendiz.uol.com.br/content/trestespef.mmp

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Balanço geral de atividades e de produção

A pedido da amiga Nilza - que alega ser o blog o lugar onde ela fica sabendo meus percursos profissionais -, estou aqui para fazer um relato dos últimos acontecimentos, das minhas últimas pesquisas e dos possíveis projetos futuros. Apesar do tom pessoal, não se trata exatamente de compartilhar experiências, mas relatar alguns progressos.

Pois bem, como os leitores do blog bem sabem, eu passei uma semana em Uberlândia, na Universidade Federal, participando do Encontro Estadual de História, promovido pela ANPUH/MG. Particularmente, gosto muito desses encontros. Eles são melhores do que os encontros nacionais - aliás, o próximo encontro nacional será em São Paulo, na USP (se não engano). Tenho motivos para essa preferência.

O primeiro, é o fato de poder encontrar pesquisadores mineiros. Nos encontros nacionais, por serem mais amplos e menos concentrados em um espaço específico, fica bem mais difícil. O segundo, é poder encontrar material bibliográfico sobre MG, com mais facilidade. Lançamentos de livros e revistas sempre oferecem alguma coisa que a gente procura nas grandes livrarias ou na Internet e nem sempre encontra.

No encontro eu ministrei um minicurso, juntamente com Valéria Fernandes, sobre quadrinhos, pesquisa e ensino, que já divulguei com bastante detalhes durante a semana passada, e participei de um Simpósio Temático sobre Ficção e História, coordenado magistralmente pelos colegas do Piauí e de Pernambuco, respectivamente, Edwar e Jailson. Foi muito interessante. Num primeiro momento eu achei que talvez estivesse deslocada naquele grupo, mas foi impressão passageira. Era exatamente alí que eu deveria estar. Gostei muito. Lamento ter perdido a última tarde, quando fui ao centro da cidade atrás de monumentos históricos que acabei não encontrando. Uberlândia não é exatamente um cidade turística.

No simpósio fiz uma apresentação sobre Walt Disney, sua produção durante a II Guerra e a gênese do Zé Carioca. O retorno dos colegas foi muito bom, e eu voltei cheia de novas ideias para trabalhar o tema. Aliás, ideias não me faltam. Ah, e para alegria e surpresa de todos, nosso coordenador, Edwar, anunciou que nossos trabalhos irão sair em um livro, que será publicado - possivelmente - pela Universidade Federal do Piauí, com lançamento provável para 2011, duranto o Simpósio Nacional de História da USP.

Como boa caçadora de trabalho que eu sou - parece patológico - estou no momento eu estou envolvida com pesquisas em várias vertentes:

  • Quadrinhos e pesquisa histórica
  • Quadrinhos e ensino
  • História local
  • História oral
  • Biografias de professoras
Pretendo ir fechando todos eles, um por vez, para poder recomeçar. O último, sobre biografias, tem sido quase que um hobby. Vou apresentar um texto no Fazendo Gênero 9, agora no mês de Agosto. Minha tristeza é que acho que enviei o texto errado para publicação (acho não, tenho certeza). Esta semana eu estava lendo o texto e, de cara, encontrei vários erros de digitação que não deveriam estar alí, pois o texto foi revisado por duas pessoas. Ou seja, eu vou passar a vergonha de ter publicado um texto com erros. E eu me stresso muito com isso. Sempre peço a alguém que leia e corrija. Ou eu não salvei as correções, ou elas passaram. Meu pior pesadelo se realizou. Enfim, agora é me conformar e rezar para que os leitores me perdoem, pois eu não me perdoo.

A primeira que pretendo concluir, é a de história local, que está fechada na forma de um livro que deve sair ainda este ano, talvez final de Setembro ou meados de Outubro, sobre História do Ensino na Zona da Mata, especificamente, em Leopldina. Ele é o resultado da minha monografia de especialização em História Local, feita há mais de uma década, atualizada e ampliada a partir de novas leituras e pesquisas que fiz a partir de então. Já tenho gráfica e revisor, falta o prefácio, que o Jalil vai enviar para mim em Agosto. Será uma produção independente (lá se vai minha poupança), mas espero que seja o primeiro de muitos, pois chega uma hora que a gente tem que fechar um ciclo e esse já está se fechando.

Tem a escola, mas dela, infelizmente, tenho pouco a falar. Comecei em um novo colégio e ainda estou me adaptando. Logo, não pude promover ainda nenhum trabalho realmente relevante. Espero poder fazê-lo ano que vem, já mais tranquila. Estou, no entanto, com 8 equipes inscritas na II Olimpíada Nacional de História do Brasil, e espero poder chegar com algumas delas - quem sabe todas - na final novamente.

Enfim, espero que a postagem tenha satisfeito a curiosidade da Nilza (eu a dedico a você, Nilza). De certa forma, acabou sendo uma maneira de ver que ando fazendo alguma coisa, porque tem horas que acho que não fiz nada.

domingo, 25 de julho de 2010

Lançamento da Revista Tempo e Argumento


O Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade do Estado de Santa Catarina, comunica o lançamento do terceiro número da Revista Tempo e Argumento, “Dossiê: História e Testemunhos. A revista encontra-se publicada no seguinte sítio eletrônico: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/tempo

sábado, 24 de julho de 2010

UM ATENTADO A MEMÓRIA DO PAÍS

O Congresso Brasileiro está discutindo um novo Código de Processo Civil (Projeto de Lei nº 166), apresentado ao Senado em junho desse ano. O artigo 967 desse projeto autorizava a eliminação completa dos autos findos e arquivados há mais de cinco anos, "por incineração, destruição mecânica ou por outro meio adequado". Vários setores estão se mobilizando para sustar essa proposta e a ANPUH Nacional organizou um abaixo-assinado contra esse artigo, que coloca em risco centenas de milhares de processos do Judiciário. Participem do abaixo-assinado, divulgando ainda os documentos que se encontram na página da ANPUH: http://www.anpuh.org/site/capa

sexta-feira, 23 de julho de 2010

ÚLTIMO DIA DE MINICURSO: FOTOS, APRESENTAÇÃOS E BALANÇO FINAL

No último dia, demos sequência ao tema quadrinhos na escola, com ênfase ao ensino de História. Comecei apresentando uma proposta de criação de quadrinhos com alunos, destacando os principais elementos de um quadrinho. Em seguida, Valéria fez uma proposta de oficina, enfatizando a criação de roteiros juntamente com os alunos.





Em seguida, fizemos um balanço do mincurso com os alunos e distribuímos exemplares da HQ independente Camiño di Rato, gentilmente oferecida aos participantes pelo jornalista de Uberlândia, Matheus Moura. Seguem algumas fotos do último dia.


quinta-feira, 22 de julho de 2010

CONCURSO NA ÁREA DE ENSINO DE HISTÓRIA, NA UFPR


As inscrições vão de 15/7 a 13/08/2010, na Secretaria da Direção do Setor. Para ler o edital, clique aqui!

Quarto dia de minicurso: mangá e história, quadrinhos e educação

A primeira apresentação foi feita pela Valéria e trata dos estudos dela sobre mangás históricos, em particular, A Rosa de Versalhes, que se passa durante a Revolução Francesa. Há, também, duas apresentações com indicações de bibliografias sobre mangá, em inglês e em português, além de uma apresentação com as páginas que mostram a morte do Oscar durante a tomada a Bastilha.






O segundo, refere-se ao ensino de história por meio dos quadrinhos, cuja apresentação ficou por minha responsabilidade e que terá sequência no último dia.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Segundo dia de minicurso

No segundo dia, a apresentação ficou por minha conta, com intervenções da Valéria. O enforque foi nos quadrinhos como fonte de pesquisa. Seguem as apresentaçãõs utilizadas. A primeira analisa os quadrinhos como fonte de pesquisa, a segunda mostra e comenta algumas laudas da Revista Illustrada de Angelo Agostini.


segunda-feira, 19 de julho de 2010

Primeito dia de mnicurso na UFU

No primeiro dia, começamos com a Valéria, fazendo um apanhando geral sobre a história das histórias em quadrinhos e sobre quadrinhos e educação. Segue a apresentação de slide.



sábado, 17 de julho de 2010

NAIR DE TEFÉ: A PRIMEIRA MULHER CARTUNISTA DO BRASIL


Nair de Tefé von Hoonholtz (1886-1981), conhecida como Nair de Tefé, filha do Barão de Tefé, foi uma pintora, cantora, atriz e pianista. Considerada a primeira caricaturista mulher do mundo. Estudou em Paris, Marselha e Nice, na França, para onde se mudou juntamente com a família ainda bebê. No ano de 1906, aos 20 anos, retorna ao Brasil.


Publicou seu primeiro trabalho, A Artista Rejane, na revista "Fon-Fon", sob o pseudônimo de Rian (Nair de trás para frente). Também publicaram suas caricaturas da elite, dentre outros, os periódicos O Binóculo, A Careta, O Ken, bem como os jornais Gazeta de Notícias e da Gazeta de Petrópolis. Suas caricaturas saíram em revistas francesas como a Fantasie, Femina, Excelsior e Le Rire .


Foi estrela no musical "Miss Lovs", de Coelho Netto, tento trabalhado, também, no elenco de Leopoldo Fróes e criado a "Troupe Rian". Montou peças teatrais de Álvaro Moreira, Afrânio Peixoto, Cláudio de Souza e Reynaldo Chaves, com finalidade filantrópica. Casou-se aos 27 anos com o Presidente da República Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca, 58 anos. Depois do casamento, suas aparições na imprensa foram diminuindo.


Publicou alguns trabalhos na Revista da Semana, entre 1912 e 14 de Fevereiro de 1914. A primeira dama do Brasil escandalizava a sociedade com suas festas, onde compareciam intelectuais cariocas e se tocavam musicas populares. Introduziu o violão nas festas do Palácio do Catete. Era muito amiga da maestrina Chiquinha Gonzaga. Com o fim do mandato presidencial, em 1914, Hermes e a família foram para a Europa, donde retornaram no ano de 1921. Participou da Semana de Arte Moderna, em 1922. Seu casamento com Hermes da Fonseca durou 10 anos. Ficou viúva em 1922, poucos meses após Hermes da Fonseca ter deixado a prisão, devido ao seu envolvimento com o movimento tenentista do Forte do Copacabana.. Não se casou novamente. Não teve filhos, mas adotou três crianças. Escreveu seu livro de memórias aos 88 e morreu aos 95.


Fontes consultadas:

Cultura e identidade nacional. Dsiponível em: http://jovensmusicosrs.blogspot.com/, acesso em 21/06/2010.

GOLLO, Luiz Augusto. Museu da República festeja 95 anos do sarau com Nair de Tefé e Chiquinha Gonzaga. disponível em: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/10/25/materia.2009-10-25.1658656280/view, acesso em 21/06/2010.

Nair de Tefé. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nair_de_Tef%C3%A9, acesso em 21/06/2010.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Minicurso: quadrinhos como fonte de pesquisa em História


Eu e minha colega de pesquisa Valéria Fernandes (Colégio Militar de Brasília/Faculdade Teológica Batista de Brasília), vamos ministrar nesta próxima semana um minicurso, no XVII Encontro Regional da ANPUH DE MG, que terá início neste domingo, dia 18 de agosoto (clique aqui para ver a programação). O encontro será um espaço para discussões sobre as problemáticas que envolvem o historiador/ professor de história; com vistas a refletir questões relevantes acerca do ofício (ensino, pesquisa e extensão).

Nosso mini-curso é o de número 9 Histórias em quadrinhos como recurso didático e fonte de pesquisa histórica. A duração é de 10 horas.


sexta-feira, 2 de julho de 2010

DIA DE FORMAÇÃO

A Ufrgs em parceria com a SEC-RS, realizará na próxima semana uma ação de capacitação de Formação de Professores, conforme cartaz em anexo. A ação objetiva a formação de Professores de Educação Básica que recebem estagiários da Licenciatura. Mais informações entre em contato com o CORLICEN, pelo fone: 3308-3944
Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS
Av. Paulo Gama, 110. Predio Anexo I, Sala 315.
Campus Centro - Porto Alegre - RS - Brasil


utf-8''Cartaz-Dia de Formação

FESTA DE SANTO ANTÔNIO NA IGREJINHA DA ONÇA

A festa de Santo Antônio, realizada na Onça, foi uma das festas mais tradicionais de Leopoldina, noticiada pelos jornais do início do século XX - como a Gazeta de Leopoldina - como evento imperdível, que reunia famílias da zona rural e da cidade. No ano do centenário da Constança, participar dessa festividade é não apenas manter viva uma tradição, mas proceder ao resgate de um patrimônio cultural local.
Prospecto 5

Revista Eletrônica História em Reflexão


Para acessar a revista, clique na imagem!

A Revista História em Reflexão é um periódico editado por discentes do Programa de Pós-Graduação em História da UFGD, apoiada pelo Programa de Pós-Graduação em História, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados e pela Associação de Pós-Graduandos em História da Instituição. A Revista é indexada ao LATINDEX e qualificada no QUALIS CAPES. Revista On-line: ISSN 1981-2434