quinta-feira, 30 de setembro de 2010

VESTIBULAR DE PEDAGOGIA PARA A UEMG - CAMPUS DE LEOPOLDINA


A Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG acaba de confirmar a realização do vestibular para o curso de Pedagogia de Leopoldina no dia 5 de dezembro. Essa informação consta do site da UEMG e a Administração Municipal já recebeu a confirmação oficial, bem como a Superintendência Regional de Ensino.


As pessoas interessadas em participar do vestibular poderão solicitar isenção e concorrer a reserva de vagas entre os dias 4 e 9 de outubro. Esse sistema adotado pela UEMG é conhecido como Procan. Quem se inscrever deverá enviar documentos que comprovem sua situação de carência até 11 de outubro. O resultado será divulgado até o dia 18 de outubro.


As inscrições para participar do processo seletivo para o curso de Pedagogia em Leopoldina iniciam em 25 de outubro e seguem no site da UEMG até 5 de novembro. As provas serão realizadas no dia 5 de dezembro e constarão de provas objetivas das disciplinas correntes no Ensino Médio e uma questão aberta de Redação.Após efetivar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$110,00, o candidato deverá imprimir seu comprovante definitivo de inscrição, que estará disponível no sistema a partir de 17 de novembro.


As aulas iniciam no primeiro semestre de 2011. As inscrições no Procan e no processo seletivo (vestibular) podem ser feitas no site da UEMG (www.uemg.br).

V Encontro de Tradições Mineiras


Clique em cima da imagem para ampliar!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PROJETO INTERDISCIPLINAR: POESIA, CONTO E HISTÓRIA NA ESCOLA


Estou com um novo projeto na escola, que começou a ser implementado hoje. É o projeto Poesia e Contos na escola e que têm como tema a obra de Augusto dos Anjos e a obra de Machado de Assis.

É um trabalho conjunto com as professoras de língua portuguesa, história e artes. Ao mesmo tempo que se estuda a obra literária, a partir do gênero poesia e do gênero conto, nas aulas de língua portuguesa, o aluno irá estudar história do Brasil (partindo da biografia e obra de Machado de Assis) e história local (a partir de Augusto dos Anjos), e expressar o conhecimento nas aulas de arte, que durante o período do projeto estarão voltadas para o estudo e produção de histórias em quadrinhos, adaptadas e/ou inspiradas nas obras desses dois mestres da nossa literatura.

Assim, por meio da literatura, da biografia e da arte o projeto busca regatar parte da memória nacional e local promovendo um exercício de interdisciplinaridade e de educação patrimonial.

O projeto terminará no dia 21 de Outubro, com um recital e um concurso de poesias e contos, do qual participaram os alunos da escola - do Ensino Fundamental II - e, na ocasião, serão exibidos trabalhos de alunos realizados durante o projeto.

ESTAMOS QUASE LÁ!


Hoje saiu o resultado com os selecionados para a fase presencial da Olimpíada Nacional de História do Brasil. Eu olhei o resultado com alguns alunos do ensino médio, hoje pela manhã, mas infelizmente nenhum deles ficou classificado. Uma pena pois todos estavam empolgados e se esforçaram muito. Não foi desta vez, mas eles mandaram bem: chegaram na quinta fase, deixando mais de 9 mil equipes para trás.

Ao chegar em casa, na hora do almoço, fui conferir o resultado as minhas seis equipes da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado, já sem muita esperança. Mas aí, veio a surpresa: uma equipe ficou bem classificada!!!

Pegamos a posição de nº 307. Muito melhor do que no ano anterior, quando ficamos em 358 e fomos convocados depois. É estar praticamente na final, pois as 300 primeiras equipes tem que confirmar inscrição e mandar a papelada até dia 05/10, semana que vem. Temos grandes chances de pegar uma vaga e, se formos, temos um boa chance de conquistar uma medalha.

Detalhe: ano passado eram 3800 equipes, este ano forma mais de 13.600 equipes. Subimos 51 lugares a classificação geral. Não tenho vergonha de admitir: eu ri, chorei, fiquei sem ar e comecei a andar feito doida dentro de casa. Queria dar a notícia para todos e falar logo com os meninos.

A equipe que conquistou a boa colocação e que pode ser convocada semana que vem é a "Equipe Judith Lintz Guedes Machado".

Algumas informações sobre eles:
- Os alunos tem entre 13 e 14 anos.
- Moram em bairro periférico.
- Não tem computador em casa.
- Todos tem recursos limitados.
- Tiveram um tempo apertadíssimo para fazer as provas.

Tinham tudo para não ir, mas estão próximos de se tornarem a segunda turma da escola a ir a uma final da ONHB, e já são os que tiveram melhor classificação até hoje. São o orgulho da professora (que começou a chorar de novo) e da escola. Veja, abaixo, o recado deixado pela organização da ONHB, na "sala" da equipe
:

O desempenho de sua equipe na Segunda Olimpíada Nacional em História do Brasil foi muito bom. No momento, sua equipe encontra-se em “lista de espera” para ser convocada para a fase presencial, a ocorrer na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entre os dias 23 e 24 de outubro. No caso de desistências das equipes convocadas, a sua equipe será comunicada a partir do dia 05 de outubro. Sua posição na lista de espera é 7º lugar.

Quem puder e quiser, torça pelos meninos!

domingo, 19 de setembro de 2010

CONCURSO DE POESIAS AUGUSTO DOS ANJOS - 2010


Clique na imagem para ampliar.

Edital do tradicional concurso Augusto dos Anjos que ocorre todos os anos em Leopoldina.

Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu no engenho Pau d'Arco, Paraíba. De uma família de donos de engenhos, assistiu à decadência da antiga estrutura latifundiária, substituída pelas grandes usinas. Formou-se em Direito, mas preferiu ser professor. Por causa de um desentendimento com o governador, foi afastado do cargo de professor do Liceu Paraibano, onde havia estudado. Mudou-se para o Rio de Janeiro. Lecionou geografia na Escola Normal, depois Instituto de Educação, e no Ginásio Nacional, depois Colégio Pedro II, sem conseguir ser efetivado como professor. Em fins de 1913 transferiu-se para Leopoldina, MG, por ter sido nomeado para o cargo de diretor do Grupo Escolar Ribeiro Junqueira. Morreu nessa cidade, vitimado pela pneumonia, com pouco mais de trinta anos.

Quase toda a sua obra poética está no seu único livro "Eu", publicado em 1912.

A MORTE DE VÉNUS

Augusto dos Anjos

Velhos berilos, pálidas cortinas,
Morno frouxel de nardos recendendo
Velam-lhe o sono... e Vênus vai morrendo
No berço azul das névoas matutinas!

Halos de luz de brancas musselinas
Vão-lhe do corpo virginal descendo
- Abelha irial que foi adormecendo
Sobre um coxim de pérolas divinas.

E quando o Sol lhe beija a espádua nua,
Cai-lhe da carne o resplendor da Lua
No reverbero dos deslumbramentos...

Enquanto no ar há sândalos, há flores
E haustos de morte - os últimos clangores
Da música chorosa dos mementos!

Fonte: blibio.com.br

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

DEZ EQUIPES CHEGAM NA QUINTA FASE


Teve início hoje a quinta fase da Olimpíada Nacional de História do Brasil. Das 12 equipes que fizeram a quarta fase, suas foram desclassificadas e 10 equipes permanecem. A quinta fase vai até terça, dia 22 de Setembro. Ela consiste na análise da tarefa da quarta fase, que foi elaborar um jornal. Desta fase estão participando 4.132 equipes, somando 12.396 estudantes e 1.788 professores de história. Destes, 300 serão classificados para a final. No dia 27 de Setembro será divulgado o nome das equipes selecionadas para a fase final.

Realizada em cinco fases virtuais e uma presencial, a Olimpíada organizada pelo Museu Exploratório de Ciências (
MC), teve início no dia 19 de agosto com a participação de mais de 43 mil inscritos, entre estudantes e professores de história de todo o país.


A final presencial em Campinas. Além da prova, as equipes participarão de atividades culturais e de lazer e os amigos virtuais se encontrarão. A premiação encerrará um processo de mais de dois meses. O Museu distribuirá 75 medalhas (15 ouros, 25 pratas e 35 bronzes) e 225 Menções de Honra porque todos que chegarem a esta etapa serão considerados vencedores.


Confira a relação das equipes que estão na quinta fase das Olimpíadas:

Da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado:


Equipe "Professor Machado",

  • Rodolfo Jorge Rodrigues Filho
  • Márcia Virginia da Silva Zampier
  • Jaqueline dos Santos Teixeira

Equipe "Judith Lintz Guedes Machado",

  • Larissa Donati Pacheco
  • Polina Gonzaga da Silva dos Santos
  • Tiago Aguiar Ivo Porfírio

Equipe "Os Três de Esparta",

  • Fábio Almeida Macedo
  • Rômulo Soleiro da Silva
  • Renan Borges Aguiar

Equipe "Os Jacobinos",

  • Luana Aparecida Coutinho Montan
  • João Marcos Dias de Paula
  • Hítalo Neves de Paula

Equipe "CDK",

  • Camila Aparecida Silva Antônio
  • Danielle Venâncio Campos
  • Karina de Souza Goulart

Equipe "Lea Müller Botelho",

  • Michele Luiza da Silva Santos
  • Erica Aparecida Lima Rocha
  • Ana Carla Ivo de Carvalho

As Equipes do Colégio Imaculada Conceição são:


Equipe "Historiadores da Zona da Mata",

  • Fernanda Seoldo Galito Silva
  • Déborah Lacerda Pereira
  • Gustavo Furtuoso Ribeiro
Equipe "Os Inconfidentes da Zona da Mata",
  • Bárbara do Vale Machado
  • Matheus Gouvêa Fontes Santos
  • Laio Pereira Alvarenga

Equipe "Mago",

  • Helena Eblen Mouhanna Faria,
  • Cecília Nogueira Monnerat
  • Laura Junqueira de M. Reis

Equipe Os Yankees

  • Paulo Roberto de Oliveira Júnior
  • Isadora Coutinho Rodrigues
  • Felipe Meneguitti Dia

domingo, 12 de setembro de 2010

MEMÓRIA RECENTE TAMBÉM ESTÁ SENDO PERDIDA


A memória está constantemente correndo risco de ser perdida ou relegada a uma mera lembrança de tempos que se distanciaram do presente, que é por natura efêmero. E quando digo memória, não estou me referindo apenas à memória secular ou milenar, refiro-me a memória recente, que vai se apagando de geração a geração. Das cantigas de roda, que foram esquecidas, das histórias do folclore, que não são mais contadas e mesmo das artes gráficas, como os quadrinhos e seus subprodutos, que vão se apagando, como uma cópia carbonada que o tempo perde a cor e se torna uma marca d'água em um papel amarelado.

Trabalho com os mais diversos tipos de documentos, às vezes não com a propriedade que eu gostaria, e tenho percebido uma tendência ao esquecimento e o fortalecimento da noção de que o arquivo ou o próprio museu são espaços meramente destinados ao depósito daquilo que não mais faz parte do cotidiano. Preservação por vezes se confunde com o simples armazenamento de uma material que não pode ser perdido mas que também não é usado. Não é usado porque não faz mais parte da memória coletiva, porque não se identifica com a "atualidade".

Em alguns momentos, em casos especiais, esses documentos - seja qual for sua natureza - são reeditados, readaptados, explorados, para depois serem novamente esquecidos. Ao fazer essa reflexão eu me pergunto o que provoca essa tendência ao esquecimento. Porque se interessa tão pouco pelo passado? Daí me vem a ideia de que não é a falta de interesse pelo passado que é responsável pela perda gradativa da memória, pelo seu encarceramento em depósitos ditos "oficiais", mas sim o fato de que não reconhecemos a importância da memória em si.

A curiosidade acerca do passado existe. Qual professor de história nunca se deparou com alunos curiosos acerca do cotidiano da Idade Média, da História da sua localidade, da História da sua família? Eu constantemente vivencio essa experiência, mesmo entre aqueles que dizem não gostar de história, mas de gostar de saber sobre as curiosidades do passado, recente ou longínquo.

Então, devo concluir que a memória se perde, a cada dia, a casa década, porque as pessoas não entendem o que ela é, o que ela significa e que só será possível seu resgate ao reafirmar sempre sua importância, ao se definir claramente seu papel na sociedade contemporânea, ao de fundamentar o bom uso que se pode fazer dela e, acima de tudo, direcionar o ensino de história não para o ensino de conteúdos apenas, mas na redescoberta da memória coletiva, regional e nacional.


* Atenção: este texto pode ser reproduzido livremente, desde que seja creditado o autor.

sábado, 11 de setembro de 2010

CONHEÇA MINHAS EQUIPES!

Conheça todas as equipes que participaram até agora. Falta apenas a Equipe "Lea Müller Botelho", mas a culpa é minha: eu nunca consigo tirar foto das componentes!


ENQUANTO UNS FALAM SOBRE POESIA... OUTROS TRABALHAM

Enquanto algumas equipes foram assistir a palestra de Alexei Bueno, os "Três de Esparta" preferiram se reunir para começar a pesquisar e redigir a tarefa - um jornal estudantil. A equipe é da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado. Eles atravessaram metada da cidade para ir à reunião e mostram muita disposição pra lutar por uma vaga na final da ONHB.

Fábio, Rômulo e Renan

EQUIPES DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE AUGUSTO DOS ANJOS


Após a reunião de orientação para a 4ª fase da Olimpíada Nacional de História do Brasil, alunos de quatro equipes do Colégio Imaculada Conceição aceitaram convite para participar de uma palestra sobre Augusto dos Anjos, ministrada por Alexei Bueno.

Estavam presentes, professores, estudiosos, membros da ALLA (Academia Leopoldinense de Letras e Artes), além de representantes da Superintendência Municipal de Cultura. A palestra foi descontraída, focada na obra de
Augusto dos Anjos e na necessidade de preservar o patrimônio cultura deixado por ele, não apenas na forma de sua poesia, mas na preservação e revitalização do Espaço dos Anjos, casa onde ele passou seus últimos dias e que encontra-se atualmente a espera de uma reforma urgente.

Os alunos adoraram a palestra, mostraram-se compenetradíssimos e duas equipes fizeram questão de tirar uma foto com o poeta e crítico literário, ao final do evento.

Alexei Bueno é natural do Rio de Janeiro, é um poeta brasileiro. Colabora em diversos órgãos de imprensa no Brasil e no exterior, é membro do PEN Clube do Brasil, e foi, de 1999 a 2002, Diretor do INEPAC, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, e membro do Conselho Estadual de Tombamento.

Como editor organizou, para a Nova Aguilar, a "Obra completa" de Augusto dos Anjos (1994), a "Obra completa" de Mário de Sá-Carneiro (1995), a atualização da "Obra completa" de Cruz e Sousa (1995), a "Obra reunida" de Olavo Bilac (1996), a "Poesia completa" de Jorge de Lima e a "Obra completa" de Almada Negreiros (1997), a "Poesia e prosa completas" de Gonçalves Dias (1998), além de uma nova edição da "Poesia completa e prosa de Vinicius de Moraes", no mesmo ano. Publicou, pela Nova Fronteira, uma edição comentada de "Os Lusíadas" (1993) e "Grandes poemas do Romantismo brasileiro" (1994).

Traduziu para o português "As quimeras", de Gérard de Nerval, editado pela Topbooks, também com edição portuguesa. Traduziu igualmente poemas de Poe, Longfellow, Mallarmé, Tasso e Leopardi, entre outros. Em 1998 publicou, pela Lacerda Editores, a primeira edição brasileira, prefaciada e anotada, da "História trágico-marítima" e uma edição dos "Sonetos de Camões", além do ensaio introdutório e fixação do texto da "Jerusalém libertada", de Torquato Tasso, pela Topbooks.

Em 1999 organizou, com Alberto da Costa e Silva, a "Antologia da poesia portuguesa contemporânea _ um panorama", para a Lacerda Editores, e no ano seguinte publicou a edição remodelada e definitiva, conforme os originais deixados pelo autor, da "História das ruas do Rio", de Brasil Gerson.

No ano de 2002 organizou, a convite da UNESCO, a "Anthologie de la poésie romantique brésilienne", editada em Paris, e a "Correspondência de Alphonsus de Guimaraens", para a Academia Brasileira de Letras. Em 2004 organizou a antologia "Poesía brasileira hoxe", para a Editorial Danú, de Santiago de Compostela. Em 2006 organizou e publicou, junto com George Ermakoff, "Duelos no serpentário, uma antologia da polêmica intelectual no Brasil". (texto biográfico disponpível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexei_Bueno, acesso em 11/09/2010)

ALUNOS SE PREPARAM PARA A QUARTA ETAPA DA OLIMPÍADA NACIONAL DE HISTÓRIA


É nessas horas que compensa ser professor. Estou com 12 equipes para a Olimpíada Nacional de História e 8 dessas equipes reuniram-se comigo hoje (um sábado), a tarde (com sol para ir a piscina ou ao clube), na Casa de Leitura Lea Müller, para receberem orientações sobre a prova e a tarefa da quarta etapa da ONHB. Dessas, 3 equipes já haviam começado a fazer a tarefa e levaram o rascunho para que eu desse uma olhada. Cheguei em casa super empolgada com a animação de todos.

Não tem melhor recompensa para um professor do que o interesse de seus alunos (e olhe que nem todos eles são meus alunos). Se depender da vontade, já estamos na final, se não chegarmos na final, valeu ter participado e sonhado com uma medalha.

Segue a lista das equipes classificadas para a final:

Da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado:


Equipe "Professor Machado",

Alunos: Rodolfo Jorge Rodrigues Filho, Márcia Virginia da Silva Zampier e Jaqueline dos Santos Teixeira


Equipe "Judith Lintz Guedes Machado",

Alunos: Larissa Donati Pacheco, Polina Gonzaga da Silva dos Santos e Tiago Aguiar Ivo Porfírio

Equipe "Os Três de Esparta",

Alunos: Fábio Almeida Macedo, Rômulo Soleiro da Silva e Renan Borges Aguiar

Equipe "Os Jacobinos",

Alunos: Luana Aparecida Coutinho Montan, João Marcos Dias de Paula e Hítalo Neves de Paula

Equipe "CDK",

Alunos: Camila Aparecida Silva Antônio, Danielle Venâncio Campos e Karina de Souza Goulart

Equipe "Princesa Leopoldina",

Alunos: Gabriely Corcelos Limna, Erica Alves Silva Montan e Bruna Araújo de Almeida

Equipe "Lea Müller Botelho",

Alunos: Michele Luiza da Silva Santos, Erica Aparecida Lima Rocha e Ana Carla Ivo de Carvalho


As Equipes do Colégio Imaculada Conceição são:


Equipe "Historiadores da Zona da Mata",

Alunos: Fernanda Seoldo Galito Silva, Déborah Lacerda Pereira e Gustavo Furtuoso Ribeiro

Equipe "MST",

Alunos: Mariana Mendonça Reis, Sthéfane Barbosa Caldi Barcelos e Thais Saggioro Valentim

Equipe "Os Inconfidentes da Zona da Mata",

Alunos: Bárbara do Vale Machado, Matheus Gouvêa Fontes Santos e Laio Pereira Alvarenga

Equipe "Mago",

Alunos: Helena Eblen Mouhanna Faria, Cecília Nogueira Monnerat e Laura Junqueira de M. Reis

Equipe Os Yankees

Alunos: Paulo Roberto de Oliveira Júnior, Isadora Coutinho Rodrigues e Felipe Meneguitti Dias



sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Festival Literário de Cataguases e Leopoldina


Dia 10-09- Sexta - feira
Encontram-se abertas as inscrições para a Palestra "Alunos leitores, alunos autores: um diálogo entre educação, escrita e literária e sentidos"
Com José Antônio Oliveira de Resende, Roginei Paiva da Silva e Sonia Moraes Haddad
local: Casa de Leitura Lya Muller Botelho
Horário: 14h
inscrições limitadas
Dia 11/09 - Sábado
Encontram-se abertas as inscrições para a Palestra "De onde vem a inspiração do poeta do século XXI?"
Com os poetas Alexei Bueno e Nicolar Behr
local: Casa de Leitura Lya Muller Botelho
Horário: 14h

Realização Superintendencia Municipal de Cultura e Casa de Leitura Lya Botelho - FELICA
ligar para 3441 2090 ou 3694 4277
inscrições limitadas

ESTAMOS NA QUARTA FASE DA ONHB


Nunca comemorei tanto, nem quando fomos para a final, ano passado. Estamos com 12 equipes na quarta fase da ONHB. Achei a prova bem mais difícil e tive minha dúvidas de que passaríamos com mais de 4 equipes, mas conseguimos 12, das 16 que começaram. Foi uma grande vitória. Agora estamos entre as 5900 equipes restantes e vamos lutar para chegar até a quinta etapa. Para isso, a tarefa será fundamental.

Agradeço imensamente a empolgação dos alunos e o apoio dos colegas de trabalho!
Continuamos na disputa!!!
Torçam por nós!!!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Affonso Romano de Sant'Anna visita Leopoldina


Passou por Leopoldina, para uma rápida visita, o poeta e pensador Affonso Romano de Sant'Anna. Antes de se dirigir para Cataguases, onde lançou hoje a noite seu livro de poesias "Que país é este?" , que tem o prefácio de ninguém menos que o Historiador José Murilo de Carvalho - li boa parte do livro enquanto aguardava sua chegada, e fiquei apaixonada pelo seu estilo-, Affonso Romano parou em Leopoldina para conhecer a Casa de Leitura Lea Müller Botelho.

Lá ele foi recepcionado pelo Diretor do estabelecimento Marco Andrade Gonçalves, por representantes da Superintendência de Cultura de Leopoldina, pela secretária de educação e por membros da ALLA (Academia Leopoldinense de Letras e Artes). Fez um tour pela casa de leitura, foi convidado para um lanche e partiu para Cataguases. Muito simpático com todos, mostrou-se impressionado com o acervo e o espaço da Casa de Leitura.

Sobre Affonso Romano de Sant'Anna Nasceu em Belo Horizonte no ano de 1937. É teórico, poeta, cronista, professor, administrador cultural e jornalista, com mais de 40 livros publicados, professor em diversas universidades brasileiras - UFMG, PUC/RJ, URFJ, UFF, no exterior lecionou nas universidades da California (UCLA), Koln (Alemanha), Aix-en-Provence (França). Participou ativamente de movimentos que transformaram a poesia brasileira, interagindo com os grupos de vanguarda e construindo sua própria linguagem e trajetória.

Foi considerado pela revista “Imprensa”, em 1990, como um dos dez jornalistas que mais influenciam a opinião de seu país. Foi autor de trabalhos pioneiros sobre música popular, como o livro "Música popular e moderna poesia brasileira". Como jornalista trabalhou nos principais jornais e revistas do país: Jornal do Brasil , Senhor,Veja Isto É, colaborador do jornal O Estado de São Paulo. Foi cronista da Manchete e do Jornal do Brasil . e está n'O Globo desde 1988. Foi considerado pelo crítico Wilson Martins como o sucessor de Carlos Drummond de Andrade.

Para saber mais sobre o autor, visite seu site, clicando aqui!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Tese de doutorado: A República e seus símbolos: a imprensa ilustrada e o ideário republicano. Rio de Janeiro, 1868-1903.


A pesquisa foi desenvolvida em nível de doutoramento por Aristeu Elisandro Machado Lopes, no Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação do Prof. Dr. Cezar Augusto Barcellos Guazzelli.

A pesquisa de doutorado teve por objetivo analisar como o ideário republicano foi tratado nas páginas de humor dos periódicos ilustrados que circularam na cidade do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. A imprensa ilustrada teve um amplo desenvolvimento na época do Segundo Império, circulando ao lado de jornais diários e literários. Os mais diversos assuntos da vida da Corte eram noticiados por esses jornais, com destaque para as atividades políticas. A pesquisa vai analisar especificamente títulos como Semana Illustrada (1860-1876), A Vida Fluminense (1868-1875), O Mosquito (1869-1877), O Mequetrefe (1875-1893), Revista Illustrada (1876-1898) e Don Quixote (1895-1903).

Num primeiro momento, a tese discute os princípais periódicos que acompanharam as atividades republicanas ao longo de sua campanha até a Proclamação da República, em 1889. Em seguida, direge sua análise para averiguar como a simbologia foi aproveitada para tratar não mais da campanha em prol do novo regime político e sim do governo republicano no Brasil. Conclui que, desde os anos 1870, quando o ideário republicano começou a fazer parte da vida política brasileira, até a primeira década republicana, nos anos 1890, os símbolos foram usados pelos artistas em suas produções, evidenciando a importância dos periódicos ilustrados para a análise da história política no Brasil.

Versão integral da tese de doutorado pode ser obtida no seguinte endereço eletrônico: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/23233.

PARTES DO TEXTO POSTADO PELO PROFESSOR WALDOMIRO VE3RGUEIRO NO BLOG DO OBSERVATÓRIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. PARA LER O TEXTO NA ÍNTEGRA, BASTA CLICAR AQUI!

CHEGAMOS NA TERCEIRA ETAPA DA ONHB


É com muita satisfação que anuncio que conseguimos ir para a terceira fase da Olimpíada Nacional de História do Brasil. Infelizmente, 3 equipes foram eliminadas. Uma pena, mas a disputa continua e começou hoje. Das mais de 13.800 equipes sobraram 8.429. São 25.287 estudantes e 3.037 professores de história.

Já começamos a fazer a prova. Ela está bem mais difícil e a tarefa, como sempre, pode nos eliminar. Devido ao feriado de 07 de setembro, a organização da ONHB estendeu o prazo para o envio das respostas até quinta, 09 de setembro, às 22:00.

Agradecemos o apoio de pais, professores e funcionários das duas escolas, Colégio Imaculada e E. M. Judith Lintz Guedes Machado, pois sem eles não teríamos conseguido chegar até aqui. Agora é torcer para que a terceira fase corra bem (tem feirado semana que vem) e que todas as equipes consigam se classificar para a quarta fase.