quarta-feira, 11 de maio de 2011

OFICINA, CIDADANIA E MEMÓRIA


Este fim de semana - sábado - irei fazer uma oficina com meus alunos do oitava ano do ensino fundamental. Vou trabalhar com eles noções básicas de preservação de documentos. Já estão instruídos sobre o "equipamento" que terão que usar e sobre a importância do trabalho.

Consegui a guarda provisória de alguns livros de registro antigos. Vou apresentá-los a documentos manuscritos, mostrar a os efeitos do tempo sobre o papel e, principalmente, apresentá-los a  uma parte da história local que eles desconhecem, que eu mesma não conheço pois vai ser a primeira vez que vou manipular o material. 

Achei que seria interessante falar da preparação para a oficina e não apenas relatar a oficina em si, depois que ela acontecer. Quero registar minhas expectativas e de pois ver se consegui alcançar algum dos meus objetivos que seria, a princípio, despertar o interesse pela história local, o reconhecimento do valor e da necessidade de preservar e divulgar nosso patrimônio documental e desta forma ajudar a construir uma noção de cidadania, de identidade local.

Ambicioso, não? Mas acho que a gente tem que pensar grande, senão não vale a pena. Será parte da tarefa dos meninos a higienização dos documentos e sua catalogação, em uma ficha que estou terminando de elaborar, baseada em um modelo que a Nilza Cantoni me enviou.

Por fim, a oficina terá um produto fora do comum: uma pequena parte do acervo do arquivo municipal tratada e registrada, cortesia dos meus alunos para a municipalidade. É a sociedade civil se mobilizando em prol da memória local.

Um comentário:

Valeria disse...

Parabens amiga! Além de preservar a História de Leopoldina ainda ensina cidadania aos alunos. Isto para mim é uma Mestra!
é uma honra ter o prazer de te conhecer.

Sucesso!
Valéria Dibo