sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Passeio pelo meu cantinho de trabalho

A primeira faxina do ano começou ontem e terminou hoje. Eu deixei por último meu local de trabalho e estudo, onde faço de tudo: de preparar provas, postar nos blogs, pesquisar e escrever textos. A arrumação demorou 5 horas! Fiquei exausta, mas gostei tanto do resultado que resolvi documentar em vídeo. Quem tiver curiosidade em conhecer meu cantinho, veja o vídeo abaixo:

sábado, 22 de janeiro de 2011

As condições para uma educação de base com qualidade na América Latina: Revista Diálogo Educacional


Eu estou focando doida com tanto e-mail atrasado para responder.

Ontem eu li um e-mail onde uma pessoa me pedia o artigo publicado na Diálogo Educacional, As condições para uma educação de base com qualidade na América Latina, em co-autoria com o prof. Akkari. Eu deletei o e-mail, sem querer e hj fui responder e, bem, não estava lá.

Então, para tentar minimizar o problema, estou disponibilizando uma cópia em pdf, para quem tiver interesse. É só enviar um e-mail para nogueira.natania@gmail.com. Não irei deletar , prometo!



domingo, 16 de janeiro de 2011

SOBRE O ARQUIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE LEOPOLDINA E O OFICIAL DA SECRETARIA (1892)

Por muito tempo eu sonhei com um arquivo publico organizado em Leopoldina. Arquivo nós temos, organizado é um outro detalhe. Estou dando um olhada no regimento da Câmara de 1892 e encontrei um capítulo dedicado ao arquivo da Câmara. Simples, ele define função do arquivo determina que tipo de documento deve ser arquivado. O responsável é pela organização do arquivo, na época, era o secretário da Câmara. Segue o trecho do Regimento de 1892, p. 58 e 59:

REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE LEOPOLDINA




Quase em seguida, vem as atribuições do Oficial da Secretária, personagem ativo e presente nos relatórios da Câmara, reponsável pela escrituração de toda a documentação circulante.

SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DO OFICIAL DA SECRETARIA

Comentando o livro "Introdução às perspectivas interculturais em educação"

Aproveitei as férias para fazer a leitura do livro do amigo Abdeljalil Akkari* "Introdução às perspectivas interculturais em educação" (106p.), publicado neste fim do ano de 2010 pela EDUFBA. Não constituiu necessariamente um esforço, visto que a leitura foi imensamente prazerosa.

O livro tem seu enfoque, como o título mesmo já esclarece, nas relações interculturais na educação. No entanto, engana-se quem pensa que ele se limita apenas a esse tema. Os primeiros capítulos versam sobre conceitos como cultura, etnocentrismo e multicultu
ralismo, apresentando-os de forma bem didática, cujos apontamentos vão muito além da sociologia da educação.

O autor analisa as realidades europeia e norte-americana, trazendo à luz o processo histórico que contribuiu para a formação de sociedades multiculturais assim como as políticas públicas de que promoveram ora a assimilação, ora a integração destas culturas. Passa pela questão da segregação social nos Estados Unidos, pela questão da imigração europeia para a América e da imigração africana e asiática para
a Europa. A questão das migrações recebe uma atenção especial pois ajuda a entender a questão multicultural, principalmente nos países europeus.

Enfim, não estou fazendo uma resenha, portanto não estou me atendo ao compromisso de seguir um roteiro, fazer citações ou reflexões mais profundas. Eu o livro em primeira mão (olha que chique), gostei e recomendo. Acredito que ele possa ser adquirido diretamente no site da EDUFBA (clique aqui). Até a presente data ele ainda não se encontra resenhado no site, então, creio que seja necessário enviar um e-mail
para saber qual o preço e condições para remessa.
* Abdeljalil Akkari é professor em Dimensões Internacionais e Comparadas da Educação da Universidade e Genebra e Pró-Reitor de Pesquisa da Haute Ecole Pedagogique Berne-Jura-Nauchâtel (HEP-BEJUNE).

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DO AGENTE EXECUTIVO MUNICIPAL


Ao ler parte do Estatuto Municipal de Leopoldina (1892), que se adequa à nova Constituição do Estado de Minas e do Brasil (1891), deparei-me com uma informação importante: as atribuições do Agente Executivo Municipal.

Eu já havia pesquisado na Internet sobre o tema, procurado em livros e buscado mais informações por meio de fontes orais. Nunca encontrei nada muito concreto. Como eu pesquiso história local no período da Primeira República a situação em si era um problema.

O Estatuto, nesse sentido, acabou por romper esta barreira. Pensando em outros colegas que podem estar passando pela mesma dificuldade, resolvi postar um resumo sobre o assunto.

  • O cargo de Agente Executivo era preenchido mediante eleição, com mandato de três ano;
  • Havia remuneração (subsídio);
  • Na ausência do Agente Executivo, assumia o cargo o Presidente da Câmara;
  • Se o Presidente da Câmara não pudesse exercer a função ela passava na ordem, para o vice-presidente, para vereador distrital conforme ordem de votação;
  • Era uma das obrigação do agente enviar para a Câmara um relatório anual, prestando contas de suas ações.

Mais informações, assim como atribuições do cargo, seguem no documento abaixo, de onde retirei as informações resumidas acima.

Agente Municipal