segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DIÁRIO DE GUERRA: ONHB - 2011 - FASE II

Pois é, fechamos a fase II da ONHB com relativo sucesso. Das 18 equipes, uma foi eliminada. Mas já era esperado (embora não fosse desejado). Esta é a vantagem de fazer acompanhamento das provas. A equipe era a mais fraca e não melhorou na fase II. Mas pé bom saber que minhas previsões estão se confirmando, pois ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo. 

A terceira prova é mais longa e mais difícil e deveremos gastar muito mais tempo para fazê-la. Só não quero passar o sufoco desta semana: site fora do ar, aluno esquecendo de passar as questões da prova e quase sendo eliminado... coisas comuns na competição, mas abro mão delas com gosto!

Aguardem notícias da fase III!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

DIÁRIO DE GUERRA: ONHB - 2011 - FASE I

Caramba, eu estou ansiosa. Acho até que mais do que nos anos anteriores. São dezoito equipes. É muita responsabilidade. Resolvi montar um esquema de acompanhamento mais rigoroso do que nos anos anteriores. Pra começar eu analisei as respostas das minhas equipes (não posso postar aqui meu quadro porque tem gente fazendo a prova ainda) onde eu segui as seguintes etapas:
  1. Montei um gabarito de "aposta": eu busquei as letras mais marcadas em cada questão e montei um gabarito. 
  2. Depois, eu fiz a prova (sozinha lógico) selecionando as questões que eu acredito que sejam as melhores opções.
  3. Depois eu comparei o meu gabarito com a "aposta": deu diferença apenas em uma questão, o que é bom.
  4. Com base nesta previsão (aposta) eu verifiquei o número de acertos de cada equipe e identifiquei as mais fortes (3), as que estão indo bem (7) e as que precisam de intervenção (8).
  5. A intervenção pretendo fazer analisando as questões da primeira prova com os alunos que forem classificados para a segunda, mostrado o que eu acho que eles erraram e buscando não cometer o mesmo erro na fase II
Estou tão organizada que estou me estranhando. Vamos ver se isso vai melhor o desempenho este ano. Nos anos anteriores eu levei uma equipe em cada final. Agindo desta forma pretendo levar um número maior, mas sem beneficiar nenhum equipe em particular (não seria justo).

Ah, os colegas que gostaram da minha "estratégia" fiquem a vontade para "copiá-la". Sou a favor da troca de ideias e experiências, mesmo quando há uma competição em jogo.

SOBRE O DIA DO HISTORIADOR

O dia 19 de agosto é o do Historiador. segunda a lei n. 12.130, de 17 de dezembro de 2009 que instituiu o Dia Nacional do Historiador: 

O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA , no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1 É instituído o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.
Art. 2 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 17 de dezembro de 2009; 188 da Independência e 121 da República.
JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA
João Luiz Silva Ferreira    (1)


Os Historiadores são profissionais que, interpretando e analisando o passado a partir do estudo das fontes históricas, constroem o chamado conhecimento histórico, sempre baseado em uma metodologia de pesquisa cujo rigor na análise das fontes é uma exigência fundamental.

Assim, o historiador é acima de tudo um pesquisador. Se formado em história não faz de uma pessoa necessariamente um historiador. Para ser historiador é necessário adentrar no campo da pesquisa. Um professor de história pode ser um historiador, desde que se dedique ao ensino e à pesquisa. Há historiadores que nunca exerceram o magistério, assim como professores de história que nunca se tornaram historiadores. Por outro lado, existem profissionais de outra áreas (como sociologia, filosofia e até mesmo matemática) que se dedicaram a pesquisa história e são, por isso, considerados historiadores.


O historiador é uma peça impontante no motor da história; ele tem o poder de classificar um fato, seja ele grandioso ou pequeno com o mesmo grau de importância o qual colocam em evidência a subjetividade e a parcialidade. Portanto, o historiador, em meio ao processo e evolução os métodos históricos, deve ficar atento ao iniciar sua pesquisa, pois os fatos históricos não mudam, o que sofre mutações é a interpretação; no entanto nós como historiadores devemos analisar, o discurso que esta escondido por trás de um fato e a partir deste ponto, trabalhar a sua objetividade buscando resposta em varias fontes, explorando os diversos recursos que podemos utilizar (2).

Sua função é compreender o outro, o passado sempre atento às diversas formas e expressões culturais, representadas nas fontes e vestígios preservados

Um bom dia do Historiador. 
Que os historiadores do Brasil e do mundo continuem seu trabalho, fundamental para a construção da identidade de um povo, de uma nação.


Curiosidade:
De acordo com pesquisa realizada pelo sítio CareerCast.com e publicada no The Wall Street Journal ( melhores e piores profissões do mundo em 2010) no último dia 05, o exercício profissional do historiador foi definido como a 5ª melhor profissão nos EUA no ano de 2009. Leia mais sobre o assunto, clicando aqui!

(1) Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/1564077/dou-secao-1-18-12-2009-pg-1, acesso em 18/08/2011.
(2) Disponível em http://www.webartigos.com/articles/21402/1/Funcao-do-Historiador/pagina1.html, acesso em acesso em 18/08/2011.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

TEXTO MUITO BOM DO CARLOS FICO SOBRE A FORMAÇÃO NOS CURSOS DE HISTÓRIA

Neste blog não tenho por hábito postar textos de outras pessoas, nem reportagens de jornal, embora eu o faça ocasionalmente. O texto do Carlos Fico vai ser uma destas exceções. Gostei muito e concordo com muita coisa que ele fala.

A CARREIRA DO PROFESSOR DE HISTÓRIA


Muitos cursos de graduação em História privilegiam a formação do pesquisador apesar de a maioria dos estudantes acabarem atuando, depois de formados, como professores do ensino fundamental. Existe até mesmo uma percepção preconceituosa de que a pesquisa é a atividade mais nobre e o importante é a produção de conhecimento pelo historiador, a carreira acadêmica, associada ao ensino universitário.

Assim, é frequente que a “formação pedagógica” seja uma responsabilidade específica das faculdades de Educação. Quando eu fiz a graduação, havia o curso de bacharelado, que todos fazíamos, e as disciplinas da Educação, que deviam ser cursadas por quem quisesse fazer a licenciatura. Para tornar-se bacharel em História também era preciso redigir a monografia de bacharelado e, no caso da licenciatura, além das disciplinas da Educação, havia a necessidade de se estagiar em alguma escola. Creio que, na essência, isso pouco mudou.

Estranhamente, não havia qualquer contato entre a faculdade de Educação e o departamento de História. Era como se nós aprendêssemos um conteúdo histórico a ser ministrado segundo as técnicas ensinadas pela Educação.

Quando cheguei à faculdade de Educação fiquei muito espantado com o tecnicismo que imperava (estou falando do longínquo ano de 1980). Havia uma disciplina que apenas apresentava as leis sobre o ensino! Desisti da licenciatura quando percebi que aqueles conteúdos eram formalistas e pouco críticos. Eu também não tinha planos de atuar no ensino fundamental, para o qual não me sentia preparado ou vocacionado.Creio que a existência dessas duas habilitações, nesses termos, é um equívoco total. Entretanto, a ideia de que o ensino e a pesquisa são indissociáveis não deve encobrir a obviedade de que muitos estudantes de História serão professores e não farão pesquisa em termos estritos. É preciso, portanto, que os departamentos de História assumam, como uma tarefa que lhes é própria, a formação pedagógica. Isso significa, por exemplo, extinguir definitivamente a ideia de “conteúdos históricos” a serem “repassados”.

Leia o texto completo, clicando aqui!


LANÇAMENTO: IMPÉRIO DOS LIVROS


LIVRO: O HISTORIADOR E SUAS FONTES

"Para os estudantes de história, penetrar em arquivos, procurar e manusear documentos, ouvir depoimentos e buscar vestígios de uma civilização no solo é a única maneira de reconstruir o passado. Mesmo aos acadêmicos que não estão no "trabalho de campo", reconhecer uma fonte confiável é essencial."

Li a resenha do livro e gostei. Não é fácil encontrar uma bibliografia específica sobre o assunto, pelo menos eu não vi nada igual no encontro da ANPUH deste ano - e olhe que as bancas de livros das editoras trazem tudo que você pode imaginar sobre história e afins. Se bem que era muita coisa e tiveram os lançamentos, dos quais não pude participar pois estava hospedada do outro lado da cidade e haviam dificuldades de deslocamento. 

O livro se destina a estudantes de história e a acadêmicos. Acredito que possa ser uma boa fonte de consulta. Por mais que se faça trabalho de campo sempre há alguma coisa a mais para aprender. 

Enfim, recomendo a leitura da resenha, que pode ser acessada clicando aqui.

domingo, 14 de agosto de 2011

RELAÇÃO DAS EQUIPES INSCRITAS PARA A 3ª ONHB

Amanhã começam as provas da 3ª ONHB. Olha, eu já me stressei antes das provas começarem (e muito), mas parece que agora está tudo certo. Segue relação das equipes que inscrevi este ano. São 18 equipes no total, entre alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. No total,  10.711 equipes já estão confirmadas na ONHB.


  1.   Os Leopoldinenses (E. M. Judith Lintz Guedes Machado)
  2.     Guardiãs da História (E. M. Judith Lintz Gudes Machado)
  3.     As Tesourinhas (E. M. Judith Lintz Guedes Machado)
  4.     Os Mineiros (E. M. Judith Lintz Guedes Machado)
  5.     As Mineirinhas (E. M. Judith Lintz Guedes Machado)
  6.     Os mineirinhos de Leopoldina (E. M. Judith Lintz Gudes Machado)
  7.          Professora Judith Lintz (E. M. Judith Lintz Guedes Machado)
  8.     Guedes Machado (E. M. Judith Lintz Guedes Machado)
  9.     Regência Trina (Colégio Imaculada Conceição)
  10.     Historiadoras do CIC - I (Colégio Imaculada Conceição)
  11.     MMJ (Colégio Imaculada Conceição)
  12.     Wutkovesky (Colégio Imaculada Conceição)
  13.    Maquiavélicos do CIC (Colégio Imaculada Conceição)
  14.    Discovery - CIC  (Colégio Imaculada Conceição)
  15.    'Fênix - CIC (Colégio Imaculada Conceição)
  16.     Bandeirantes do CIC (Colégio Imaculada Conceição)
  17.     'As Jacobinas (Colégio Imaculada Conceição)
  18.    As Napoleônicas do CIC (Colégio Imaculada Conceição)


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

OLIMPÍADAS DE HISTÓRIA DO BRASIL


Estamos de novo nas ONHB e este ano com 18 equipes inscritas (espero que todos tenha pago a inscrição). semana que vem começam as provas. São 09 equipes do Ensino Fundamental e 09 equipes do Ensino Médio. Espero que possamos fazer boas provas e reserva uma(s) vaguinha(s) para a final, como nos anos anteriores. O meninos e meninas estão bem empolgados.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

MEU ARTIGO SOBRE NAIR DE TEFFÉ

Amigos, segue meu artigo sobre Nair de Teffé, apresentando no Simpósio Temático sobre quadrinhos e história, no XXVI ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ANPUH, realizado na USP. O texto estará disponível nos Anais do Encontro, mas como a publicação será eletrônica, resolvi disponibilizar o texto aqui no blog, para quem não terá acesso à publicação.

Rian e o Pioneirismo Feminino Na Caricatura