sábado, 31 de dezembro de 2011

Reflexões de final de ano

Como tenho todo fim de ano deixado algumas palavras no blog, não poderia romper com esta tradição logo agora. Mas me falta inspiração, então eu vou me limitar a pontuar o que houve de bom e ruim em 2011.

  1. Pude participar de muitos eventos importantes, dentro e fora de Leopoldina.
  2. Recebi muito convites e tive oportunidade de conhecer muitas pessoas interessantes cuja amizade eu pretendo manter.
  3. Iniciei novos projetos: alguns foram concluídos, outros estão em andamento.
  4. Viajei basteante!
  5. Lancei um livro!!! Finalmente!!!
  6. Estive mais perto da família.
  7. Tive muito stresse no trabalho.
  8. Fiquei esgotada fisicamente e mentalmente.
  9. Eu me decepcionei com algumas pessoas.
  10. Passei por alguns constrangimentos...
No final das contas, se for pesar os pós e os contras, 2011 foi um bom ano, mas espero que 2012 seja ainda melhor.

Um feliz ano novo para todos!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Curiosidades do arquivo da Coopleste

Clique na imagem para ampliar

Os grandes produtores rurais de Leopoldina estavam alinhados às tendências nacionais, cultivando relações com políticos e produtores rurais de diversas regiões do Brasil, não se limitando ao eixo sul-sudeste. Encontramos esta semana um cartão postal comemorativo da XIV Exposição agropecuária de Aracaju, do ano de 1955.

No postal  estão sendo homenageados os pioneiros da pecuária no Estado de Sergipe:


1. Antônio Antonio Militão de Bragança, médico baiano formado pela Faculdade de Medicina  da Bahia,  em 15 de dezembro de 1883. Nasceu no ano de 1860 e viveu até os 89 anos de idade. Foi senhor de engenho e criador de gado, tanto em Laranjeiras como nas margens do São Francisco.  Progressista e inovador, inclui-se entre os primeiros a importar gado indiano e introduzi-lo nos rebanhos sergipanos[i]. Curiosidade: Consta que o dr. Bragança prestou atendimento médico a Virgulino Ferreira da Silva, vulgo “Lampião”, extraindo-lhe um graveto que penetrou em um dos olhos.[ii]


2.  José do Prado Franco, foi diretor da  indústria do Pinheiro e participou do sindicato dos usineiros de Sergipe, tendo fundado o Banco Comércio e Indústria para competir com o banco dos Leite, o Banco Mercantil Sergipense. Foi filho do Dr. Augusto do Prado Franco, ex- deputado federal, senador e governador do Estado. [iii]


3.      Silvio Garcez, pai do escritor José Augusto Garcez.[iv]


4.  Felisberto Firmo de Oliveira Freire,  nasceu em 30 de janeiro de 1858 em Itaporanga d'Ajuda no estado de Sergipe e faleceu em 08 de maio de 1916, no estado do Rio de Janeiro, filho de Felisbelo Firmo de Oliveira e de Rosa de Amarante Góes Freire. Após os estudos primários e secundários no Ateneu Sergipense, deslocou-se para Salvador. Em 1882, com 24 anos de idade, formou-se Médico, Doutorado pela Faculdade de Medicina da Bahia; turma de 1882. Mudou-se para Laranjeiras, Sergipe, passou a dedicar-se à política e a história.  Foi médico, jornalista, parlamentar, político (foi o primeiro governador de Sergipe após a Proclamação da República e Ministro no governo de Floriano Peixoto), distinguiu-se como historiador. [v]


5. Leandro Ribeiro de Siqueira Maciel, nascido em 4/7/1825, em Rosário - SE. Formou-se pela Faculdade de Direito de Recife. Foi advogado e Proprietário Rural. Na política exerceu os cargos de Deputado Provincial, Deputado Geral, Deputado federal, Senador.

Buscamos informações na internet, uma vez que não temos acesso a fontes bibliográfica acerca da história política de Sergipe. Então, se alguém souber de alguma informação que possa ser usada para complementar a postagem ou identificar algum dado incorreto, fique a vontade para cometar.  



[i]  A Saga dos Bragança. Capturado em http://www.infonet.com.br/lucioprado/ler.asp?id=78159&janelaenviar=sim&acao=imprimir acesso em 08/11/2011.
[iii]  Governador Augusto do Prado Franco e o seu tempo Capturado em http://iaracaju.infonet.com.br/osmario/igc_conteudo.asp?codigo=7565&catalogo=5&inicio=19  acesso em 08/11/2011
[iv]  Os partidos no Estado Oligárquico. Capturado em http://historiadeitaporangadajuda.blogspot.com/p/arnaldo-rollemberg-garcez-um-politico.html , acesso em 08/11/2011

MEMÓRIA DE LEOPOLDINA: IMAGENS DA I EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA (1936)

 Seguem algumas fotos da I Exposição. Como estamos montando o acervo fotográfico da Coopleste, se alguém tiver alguma foto antiga e puder nos emprestar para ser digitalizada, agradecemos muito.



Estas e outras imagens pode ser encontradas no site da Coopleste, clicando aqui!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

TRABALHO NO ARQUIVO DA COOPLESTE: EVOLUÇÃO

Algumas imagens parta ilustrar o trabalho no Arquivo da Coopleste. Já estamos quase no final da primeira fase na qual higienizamos e inventariamos a documentação. Infelizmente algumas caixas de arquivo forma muito danificadas. No entanto, em um quadro geral, a documentação recuperada representa uma considerável parcela do material armazenado.

A iniciativa da Coopleste é exemplar e a única de que tenho conhecimento realizada em Leopoldina. Tomemos o exemplo da Coopleste por duas perspectivas.

  1. O antigo arquivo da Coopleste representava uma amostra de como uma boa parte dos arquivos da cidade se encontram atualmente;
  2. A situação atual do arquivo da Coopleste deve servir de modelo para o demais arquivos existentes na cidade, sejam eles públicos ou privados.
Caixas de aquivo, com documentação tratada

Documentação danificada pela ação de roedores e insetos

Documentação embalada e inventariada

Documentação embalada e inventariada
"A documentação de uma empresa só não é mais valiosa que seu patrimônio humano, por isso, deve ser guardado com todos os cuidados necessários a prevenção de perdas." 
(frase retida do texto "A importância da organização dos arquivos da empresa" que pode ser lido clicando aqui!)


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CAMPANHA PELA PAZ NA ESCOLA

Em meio a inúmeras notícias de agressões contra professores em todo o país, o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas), que representa a categoria nas escolas privadas do estado, lança a Campanha pela Paz nas Escolas.  

A campanha tem o objetivo de ampliar o debate e a conscientização de professores, pais, alunos, gestores, poder público e toda a sociedade sobre as causas e conseqüências acerca da violência nas escolas. O tema é complexo e não há soluções prontas, mas o diálogo e ações efetivas podem apontar caminhos.

Ao cumprir o seu papel em defesa dos professores e de uma educação de qualidade, o Sinpro Minas promoveu algumas ações como a realização de uma pesquisa sobre o tema e a criação de um serviço de disque-denúncia (0800 7703035).

Conheça a campanha clicando aqui!

sábado, 3 de dezembro de 2011

VIII ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA


O  VIII  PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA significa a continuidade de um  projeto criado e implementado em 1988, pela Professora Dr.a Elza Nadai, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE USP, SP). 

O primeiro evento foi marcado pelo encontro de professores de  história de todos os níveis de ensino e por debates, críticas, revisões curriculares na área do ensino de História e  das trocas de experiências entre a Universidade e as escolas de  educação básica.   

Em 06 de novembro de 2009, a Plenária do VII Perspectivas do Ensino de História, realizado  na Universidade Federal de Uberlândia (UFU, MG), aprovou a proposta de realização do VIII Encontro Nacional na Universidade Estadual de Campinas. O VIII Encontro dará continuidade à trajetória construída nas edições anteriores promovidas pela USP, UFPR, UFOP, UERJ, UFRN, UFU.  

O tema escolhido para esta edição,  “ENSINO DE HISTÓRIA: MEMÓRIA, SENSIBILIDADES E PRODUÇÃO DE SABERES”, representa um desdobramento das temáticas anteriormente já desenvolvidas. 

Temos a preocupação, neste evento, de dar continuidade às ações que desenvolvemos em todos os níveis de ensino e também aprofundar as nossas relações com os países ibero-americanos. Desta forma, buscamos articular às problemáticas do Ensino de História em âmbito nacional e internacional, remetendo-nos aos processos formativos, à história, às políticas, aos  saberes e às práticas de ensino e à pesquisa e aprendizagem em História.

Assim sendo, justificamos a realização de mais uma edição do “Perspectivas do Ensino de História”  com a finalidade de propiciar o permanente diálogo entre os profissionais da área de História, do Ensino de História e da Educação. Buscamos  estimular  reflexões, produção e difusão de novos conhecimentos. Esperamos que o evento  seja, de fato,  um espaço de trocas, de formação, de cidadania entre sujeitos que vivem a educação em todas as suas dimensões e que buscam  diálogos entre os seus companheiros ibero-americanos.  

PARA MAIS INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI!

NAVIO NEGREIRO