sábado, 15 de setembro de 2012

FECHANDO A 4ª FASE DA ONHB: ALGUMAS REFLEXÕES

Hoje encerramos nossa participação nesta fase da ONHB. Foram 5655 equipes disputando a 4ª etapa. Nesta 4ª estapa ficamos com duas equipes do Colégio Imaculada Conceição. Lamento que, pela primeira vez, a E.M. Judith Lintz Guedes Machado ficou fora da disputa sem atingir a quinta etapa. É algo para meditar. É preciso rever a forma como estou trabalhando o conteúdo e, se preciso, promover mudanças para o próximo ano.

Eu  estou mais ansiosa este ano do que em anos anteriores, ainda mais porque achei a tarefa um tanto complicada. Falar de conflitos é algo muito relativo. Algumas regiões ou cidades tem uma literara ampla sobre o assunto, já outras nem tanto. Se conseguirmos classificação quero ver como isso será avaliado. 

No caso das minhas equipes, conseguimos dois temos: disputas políticas na primeira república e disputa de fonteiras no período imperial. Mas isso só foi possível porque eu tinha minhas fontes e pude contar com a colaboração de amigos historiadores. Fico imaginando o que as demais equipes de Leopoldina se viraram. Possivelmente elegeram a história da Cruz Queimada como tema. Imagino, também, que algumas equipes de outras partes do Brasil, mesmo passando para a quinta fase, poderão ser prejudicadas na hora da análise da tarefa.

Nestas horas a gente pode perceber como faz falta uma memória preservada. Que monumentos nós temos que demarquem tais questões? E se os temos, onde estão? Isso faz difença e mostra como temos ainda que evoluir culturalmente.

Enfim, vamos aguardar para ver qual vai ser o resultado. Espero que seja positivo. Espero que possamos preencher os requisitos para competir de igual para igual com outras equipes de outras partes de Minas e do Brasil. Foi muito bom compartilhar do entusiasmo da minhas meninas. Espero que ainda possamos estar na competição em outubro.



Equipe Tributos Vorazes - 8º ano
Equipe Revolucionárias do CIC - 9º ano

Nenhum comentário: