terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PALESTRA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A Dra. Isabela David, médica em Florianópolis, especialista em Nutrologia Preventiva, convida a todos para sua palestra sobre SUBSTITUTOS PARCIAIS DE REFEIÇÕES, a ser realizada sexta-feira próxima, às 20 horas, na Usina Cultural de Leopoldina, à Rua Lucas Augusto, 16.
A referida palestra terá como público alvo todas as pessoas que estão com o peso acima do normal, bem como aquelas que pretendem manter o seu índice de massa corporal dentro da normalidade.
Dia 20 de janeiro, às 20 horas, na Usina Cultural.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Fórum que trata de temas relacionados à arte sequencial reunirá pesquisadores de diversas áreas, em Leopoldina (MG)

Será realizado em Leopoldina (MG), o I Fórum de Pesquisadores em Arte Sequencial, no dia 31 de março de 2012. O evento foi concebido a partir de diálogos entre pesquisadores de várias regiões do Brasil e tem por objetivo incentivar o debate e a troca de experiências entre acadêmicos, professores e pessoas que, de alguma forma , desenvolvem trabalho/pesquisa com cinema, quadrinhos e outras narrativas sequenciais. 


O evento está sendo promovido pela Academia Leopoldinense de Letras e Artes de Leopoldina e tem o apoio de vários grupos de pesquisa nacionais e de instituições locais.

Organizadores:
  • Jefferson Lima (Mestrando em História na UDESC) – Lattes
  • Natania A. S. Nogueira (Academia Leopoldinense de Letras e Artes) – Lattes
  • Thiago M. Bernardo (Mestre em História, doutorando em História na UFRJ) – Lattes
  • Márcio dos Santos Rodrigues (Mestre em História pela UFMG) – Lattes
  • Nobuyoshi Chinen (Doutorando em Comunicação na ECA/USP) – Lattes
  • Marianna Cruz Lima (Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina)
Comissão Científica:
  • Amaro Xavier Braga Júnior (UFAL) – Lattes
  • Gazy Andraus (FIG-UNIMESP) – Lattes
  • Iuri Andréas Reblin (EST) – Lattes
  • Valéria Fernandes da Silva (Colégio Militar de Brasília/FTBB) – Lattes
  • Waldomiro Vergueiro (ECA-USP) – Lattes
As inscrições forma abertas no dia 15 de janeiro e vão até 15 de março de 2012.

Visite o site do evento, clicando aqui, e saiba mais.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Gazeta de Leopoldina: O uso de tirinhas nas propagandas da Gillette na década de 1940

A Gazeta de Leopoldina não optou pelo recurso de charges ou tirinhas em suas publicações. Elas foram mais comuns em revistas e jornais de grande circulação. Periódicos locais, com abrangência e tiragem mais limitada geralmente dispensavam estes gêneros imagéticos. Havia, também, a falta de caricaturistas. Comprar o produto de autores profissionais encarecia o produto final (o jornal).

Mas uma campanha publicitária, que acredito tenha sido nacional, chamou a minha atenção. Um série de dez propagandas da Gillette circularam na Gazeta de Leopoldina nos anos de 1942 e 1943.  A  The Gillette Company foi fundada nos Estados Unidos em 1901 e  está presente no Brasil desde 1926.

O interessante desses anúncios foi o uso de tirinhas e de rimas. A propaganda é voltada para o público masculino e tem um tom cômico. Ao mesmo tempo, o anunciante dá dicas de higiene pessoal. Clique nas imagens para ampliar e confira!











REGISTRO DIGITAL DA GAZETA DE LEOPOLDINA

Estamos trabalhando duro! Esta semana começamos a fotografar as Gazetas de Leopoldina. Em três dias fizemos os anos de 1936, 1937, 1938, 1939, 1940, 1942 e 1943. Teremos um maravilhoso material para compor a história da Coopleste e do agronegócio em Leopoldina.

Nosso agradecimentos à Energisa, Maria Lúcia e Alexandre e às pessoas que mesmo não estando diretamente envolvidas com o Memorial se ofereceram voluntariamente para nos ajudar.

Antes: livros com encadernações da Gazeta
Durante: Ginástica para encontrar o melhor ângulo
Depois : usou tem que deixar arrumado, né!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

IMPRESSÕES DEIXADAS PELA EXPOSIÇÃO DE 1936

A Gazeta colocou na primeira página o comentários sobre o evento e seus participantes, por jornais de outras cidade e pela própria Gazeta. Foi quase uma página inteira. Confira, clicando na imagem abaixo.

Gazeta de Leopoldina, 29 de julho, n. 48, p.01

A HISTÓRIA DA COOPLESTE PELA GAZETA DE LEOPOLDINA

Estamos fazendo uma pesquisa na Gazeta de Leopoldina. Já encontramos muito coisa interessante, tanto sobre a Coopleste quanto sobre nossas exposições antigas. Veja um pequeno fragmento, retirado do ano de 1952.


Gazeta de Leopoldina, 15 de julho de 1952, p. 04

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O PLANO DIRETOR DE LEOPOLDINA: UMA HISTÓRIA ANTIGA

Um dos debates mais acirrados que acontecem em Leopoldina é sobre o Plano Diretor da cidade. Para quem não sabe do que se trata, segue uma explicação resumida:

O Plano Diretor, instrumento de preservação dos bens ou áreas de referência urbana, previsto constitucionalmente e também através do Estatuto da Cidade, é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a adequada ocupação do município, determinando o que pode e o que não pode ser feito em cada parte do mesmo. [1]

Mas o que quase ninguém sabe (mas agora vai saber) é que a criação e implementação do Plano Diretor Municipal, previsto por lei, não é uma novidade na nossa cidade. Na primeira edição de janeiro de 1952. a Gazeta de Leopoldina traz na sua primeira coluna, na primeira página, um editorial sobre o assunto. Se formos analisar bem, o texto fala aquilo que todos sabemos: é necessário planejamento!

Leiam com atenção o texto e poderão perceber que 60 anos atrás nós tínhamos muitos problemas que persistem até hoje.

plano diretor

Esta postagem é dedicada a todos que querem uma Leopoldina melhor, especialmente ao amigo José Gabriel. 

[1] O que é o Plano Diretor? Capturado http://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=2608, em acesso em 04/01/2012.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

VIII ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA

Segunda Circular Perspectivas 2012

domingo, 1 de janeiro de 2012

História do Brasil em Quadrinhos: a Proclamação da República

Foi a melhor leitura do dia. Eu ainda não tinha lido nenhuma HQ desta série (agora me empolguei para comprar a HQ sobre Independência do Brasil). Gostei muito. A começar pela introdução de Roberto Araújo. Só com ela eu já podia dar uma ótima aula de história do Brasil.

Os personagens são moderninhos e carismáticos. O roteiro consegue ser leve, apesar da grande quantidade de informações nele contidas. É uma leitura que tem que ser realizada sem pressa, dada a riqueza de detalhes, não apenas no texto, mas nas ilustrações. 


São realizadas várias adaptações de obras de arte e ao longo do texto, assim como de retratos de muitos dos personagens históricos.

A pesquisa é muito bem realizada. Confesso que algumas das informações contidas na HQ eu mesma desconhecia. Uma das partes que eu mais gostei foi da explicação do Hino Nacional. Ficou muito interessante.

Não é uma HQ para ser usada em uma aula, mas em várias. Ela aborda a história do Brasil das Regências até a Proclamação da República, englobando assim várias unidades de estudo. Como professora eu usaria partes dela separadamente e depois pediria meus alunos que analisassem a obra em sua totalidade.

DADOS SOBRE A OBRA:
ROSSATTO, Edson. História do Brasil: a Proclamação da República/ Com ilustrações de Laudo e Omar Vinõle. - São Paulo: Editora Europa, 2009, 72p.

Em busca da memória escolar: quadrinho educativo

A primeira leitura do dia é a HQ "Em Busca da Memória Escolar". Uma publicação de 2007 que já tenho em mãos faz um tempo. Recebi alguns volumes para a Gibiteca, mas não cheguei a fazer uma leitura criteriosa, o que foi um erro. A HQ oferece boas ideias para trabalha a memória com alunos do Fundamental II. Além disso, ela levanta a questão do mal uso de espaços do conhecimento, como as bibliotecas escolares.

A história se passa em Vale do Paraíso, SP. numa escola onde leciona a professora Irene, que está passando por um período de muito stresse com o trabalho na sala de aula. O diretor da escola resolve, então removê-la de sua função como regente de aulas para a de bibliotecário (fato que acontece muito nas escolas brasileiras, com professores que começam a ter dificuldades em lecionar, seja por problemas de doença, seja pela idade mais avançada). 

Desmotivada com a sua remoção, a professora começa a passar seus dias na biblioteca, sempre vazia e sem nenhum atrativo para os estudantes.

Nesta parte da história aparece um personagem  misterioso, cujo nome não é revelado durante a trama: um rato de biblioteca. Ele tenta mostrar para a prof. Irene as possibilidades que a biblioteca pode oferecer de trabalho para ela. O ratinho "intelectual" conduz Irene a um mundo que ela não conhecia: o da memória. Ela descobre no porão da escola documentos que marcam a vida de alunos e funcionários.

Munida deste material, Irene transforma a biblioteca em um memorial, que passa a atender a comunidade escolar.

A história é simples, bem narrada e deixa clara sua mensagem: a valorização dos espaços escolares e da memória.

Um ótimo material para ser lido por professores e alunos e que pode servir de base para um projeto de memória na escola.

A autora da HQ é Iomar Barbosa, do Centro de Memória da Faculdade de Educação da USP.
Clique na imagem e saiba mais sobre o Centro de Memória da Faculdade de Educação da USP
Dados da obra:
ZAIA, Iomar. Em busca da memória escolar. Ilustrações de Ed Sarro - São Paulo: FAPESP: Centro de Memória da FEUSP, 2007.

Leituras de férias: a missão

Muita gente resolve fazer promessas no início do ano. Eu não pensei em nada especial para 2012, mas para não passar em branco resolvi aproveitar o tempo livre (já que não vou viajar) para colocar em dia minhas leituras. O problema é que é muito coisa, entre quadrinhos, livros e revistas da Biblioteca Nacional. Se eu tirar uma foto ninguém acredita.

Mas, como todo desafio dá uma certa adrenalina... espero poder dar conta de postar todo dia uma resenha, tanto aqui quando no blog da Gibiteca (tenho muitos quadrinhos para ler) e no facebook, de acordo com a pertinência da leitura para estes espaço cybernéticos.

Aguardem a primeira resenha.

Blog Memória, ensino patrimônio cultural




O Blog reúne resultados de intervenções sociais,pesquisas, reflexões e discussões no campo do patrimônio cultural em uma perspectiva interdisciplinar, iniciadas em 2007. Ao longo desses anos, foram elaborados  materiais e metodologias de pesquisa no campo da cultura material e imaterial, que forma disponibilizados no blog (audiovisuais, livros e documentários etnográficos), com o objetivo de divulgar os resultados de  investigações através de suportes diversos. 



Para conferir todo este material, clique aqui!