sábado, 25 de agosto de 2012

O FUTURO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA: BREVE REFLEXÃO

Acho a questão da formação de professores uma das mais importantes no momento. Tanto no que diz respeito à formação de professores de história (que tem tomado rumos obscuros, com a falta de profissionais), quanto ao que diz respeito à pesquisa em história. Sempre defendi que a pesquisa começa na escola, no dia a dia, incentivando os alunos a ter curiosidade a entender o que realmente é pesquisar, produzindo conhecimento. Nada mais dinâmico que o ensino aliado à pesquisa.  
O problema é que muitos pesquisadores (e cursos de pós-graduação) parecem achar que só se faz pesquisa na academia. Aí voltamos para a questão da formação: que profissional estamos formando? Acho que é algo no qual devemos refletir e algo fundamental, a meu ver para a sobrevivência da história enquanto disciplina.
Entra aí, também, a questão da valorização do profissional. Recentemente um aluno do ensino médio me disse que gostaria muito de fazer faculdade de história, mas como as perspetivas financeiras e a desvalorização do professor enquanto profissional pesam muito a família quer que ele invista em outra profissão e faça o curso de história quando não precisar se preocupar com dinheiro.
Talvez isso explique o porque de muitos cursos fecharem as portas, sem matrículas suficientes no vestibular para abrirem turma ( o que tem acontecido muito com faculdades particulares) e porque muitos graduandos tem quase horror quando lhes é sugerido que atuem na educação básica. Temos uma grande quantidade de doutores se acotovelando por uma vaga na docência superior, ao passo que faltam professores na educação básica.

Eu realmente tenho medo e sou pessimista com relação ao futuro do ensino de história (e quem me conhece sabe que pessimismo não combina comigo). Há grupos se organizando em torno do debate de temas como mestrado profissional, que acho muito válido, pois investe na questão da formação; há debates, também, acerca da valorização profissional do professor. No entanto, acho que a sociedade civil ainda não está falando alto o suficiente para que o Estado constituído, que regula profissões, que tem compromisso legal com a qualidade da educação possa ouvir.

Ou talvez ouça e ignore.

O fato é que estamos a beira do precipício: é preciso mobilizar e mudar. É preciso que o professor de história, e o magistério em seu todo, seja valorizado e se valorize. Isso tem que acontecer para que nossos jovens possam investir na sua vocação ao invés de trocar a realização profissional pela segurança financeira.

Evento sobre formação Educadores

A Faculdade de Educação da UFBA, preocupada com os rumos da formação de professores em exercício na Bahia e no Brasil, busca fortalecer os estudos sobre currículo e formação de professores através de diversos grupos de pesquisas ativos na universidade. O grupo FEP, em especial, tem buscado se consolidar como grupo e como referência aos estudos nesse campo específico de formação - a formação em exercício.

O II SEMFEP ocorrerá na cidade de Salvador, na Faculdade de Educação-FACED/UFBA com intenção de divulgar trabalhos desenvolvidos pelo grupo e por outras instituições do Estado. Por se tratar de uma temática em ascenção, a expectativa deste seminário é dar maior visibilidade ao que vem sendo produzido na Bahia sobre a temática de Formaçao em exercício de professores. Serão realizadas mesas de discussões, relatos de experiências, conferências, sessões de comunicação oral, e instalações.

Objetivo
Promover debates sobre a Formação de professores em Exercício nos cenários históricos e epistemológicos na contemporaneidade, abordagens que surgiram em torno de importantes questões no campo da Educação, como a eferverscência de propostas para a formação de professores desencadeado pela LDB 9.394/96 e pelo PNE de 2001.  Estabelecer intercâmbio entre instituições baianas sobre a formação docente, ampliando as redes de estudos e pesquisas sobre a temática da formação em exercício de professores.

MAIS INFORMAÇÕES, CLICANDO AQUI!

Solidariedade a Anita Prestes

Um absurdo que tem que ser denunciado. É uma irresponsabilidade colocar a imagem de uma pessoas inocente e defamá-la associando-a a um episódio deprimente da nossa história recente. Assista o video e entenda o que está acontecendo.



domingo, 19 de agosto de 2012

4 Olimpíada Nacional em História do Brasil


Começa nesta semana a 4 ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, realizada pela UNICAMP. Infelizmente, tivemos duas equipes que não conseguiram se inscrever. Em 2009 e 2010, equipes da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado ficaram entre as 300 melhores do Brasil, indo para a grande final. No ano de 2011 equipes do Colégio Imaculada e da Escola Municipal Judith Linz ficaram entre os 500 melhores do Brasil mas, infelizmente, não conseguiram vaga para a final. Este ano estamos dispostos a tentar novamente chegar em uma final, com mais de uma equipe e, se for, possível, das duas escolas. Estão participando alunos do 8º, 9º, 2º e 3º anos. Este ano teremos 12 equipes de concorrendo. São elas:

Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado

Equipe - Professora Judith Lintz
Delcilene Pereira Barbosa
Jessica Oliveira Almeida
Camilla Marcato Raimundo

Equipe -As Leopoldinenses
Alessandra Silva Bento
Patricia Mariano da Silva
Karolaine Soares Martins

Equipe - Os Conquistadores das Minas
Daniele Almeida Macedo
Amanda Silva de Almeida
Eberton Alvez Carvalho Montan

Colégio Imaculada Conceição

Equipe As Jacobinas do CIC
Laura Junqueira de Mello Reis
Hanna Policiano Serra de Almeida
Ingrid Carraro Pereira

Equipe -Petrova
Lucas Benício Lourenço Melo
Gabriella Vieira Amorim
Camilla Souza Monteiro

Equipe - SIBUNA
Matheus Fajardo Galvão
Felipe Salles
Eduarda Moura Moreira

Equipe -Tributos Vorazes
Bárbara Nunes Pontes
Julia Domingues Ferraz Jacob
Iara de Matos Oliveira 

Equipe - Nacionalistas do CIC
Alice Vasconcelos Correa
Carolina Saggioro Meissonier Passini
Mariana Oliveira 

Equipe -Revolucionárias do CIC
Laís Rodrigues de Souza
Júlia Pimentel Farage
Luísa Filgueira Pengo

Equipe -Santa Cândida - CIC
Lucas Gotardo MacharethLara Panza de Almeida
Barbara Ferreira dos Santos

Equipe -Regência Trina - CIC
Pedro Coutinho
Mariana Ávila d' Ornellas
Ana Carolina Santos

A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil começará  segunda-feira, 20 de agosto, com o início da Primeira Fase Online. As salas das equipes serão liberadas a partir das 15h00 pelo Excelentíssimo Ministro da Educação, Dr. Aloízio Mercadante.

A cerimônia de abertura será realizada na Sala de Atos do Ministério da Educação e poderá ser acompanhada ao vivo, pela internet, no endereço http://pt-br.twitch.tv/mcunicamp

A partir deste horário todos os membros das equipes terão acesso à prova e às salas de equipe, utilizando o login e senha individuais cadastrados no site do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp.



PALESTRA CANCELADA

A  Em consequência da greve das Universidades Federais o prof. Akkari teve que adiar sua vinda ao Brasil. Por esta razão, a palestra com que seria realizada aqui em Leopoldina no dia 01 de setembro foi cancelada e será remarcada para outra data.