sábado, 29 de dezembro de 2012

SIMPÓSIO TEMÁTICO SOBRE HISTÓRIA E QUADRINHOS APROVADO PARA O SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA DE 2013



ST:  História e Quadrinhos: Pesquisa e Ensino em História e as Interações com a Nona Arte

Coordenadores: GÊISA FERNANDES D´OLIVEIRA (Doutor(a) - Observatório de Histórias em Quadrinhos/USP)


Resumo: Visando dar continuidade ao trabalho realizado no XXVI Simpósio Nacional de História, o ST História e Quadrinhos se propõe a discutir os limites da representação histórica e a construção de narrativas históricas e ficcionais nas Histórias em Quadrinhos (HQs). 

A proposta compreende os seguintes subtemas:
  • Tudo é História (em quadrinhos)?: registro histórico e ficção;
  • Documentação em quadrinhos: HQs, fidelidade histórica e memória;
  • Teoria e metodologia para o uso das HQs como fonte primária em História; 
  • História, HQs e Estudos Culturais;
  • A nova História (em quadrinhos): HQs e práticas sociais;
  • HQs e o ensino de História: propostas, usos, experiências; 
  • Os donos da História: o papel das HQs na história das mídias; 
  • História das histórias em quadrinhos: novas abordagens;
  • “Quem conta um quadro...”: HQs e os novos recursos didáticos para o ensino de História
Justificativa: As Histórias em Quadrinhos são um bom exemplo da influência das linguagens na formação de saberes históricos. Estes, por sua vez, se dispersam em programas de cultura (SCHMIDT, 2000) diversos que muitas vezes reforçam a separação entre saberes dominantes e saberes periféricos, discursos competentes e linguagens desqualificadas.

Os saberes dominados (FOUCAULT, 2004) podem ser definidos como: 1) conteúdos históricos que passam despercebidos em coerências funcionais ou em sistematizações formais e 2) série de saberes, previamente “desqualificados como não competentes ou insuficientemente elaborados: saberes ingênuos, hierarquicamente inferiores, saberes abaixo do nível requerido de conhecimento ou de cientificidade.” (FOUCAULT, 2004, p.170)

A expansão e diferenciação dos suportes trazem, por sua vez, novos problemas ao ensino e à pesquisa em História. O uso de Histórias em Quadrinhos em livros didáticos, ou como fonte primária em dissertações ou teses são exemplos das mudanças ocorridas no discurso científico.

Os objetos de análise histórica mudaram, bem como a relação que se pode estabelecer com eles, a ponto de podermos encará-los, se assim o desejarmos, ora com o distanciamento indispensável à crítica, ora com a aproximação necessária para a fruição. 

A boa acolhida ao Simpósio Temático em sua primeira edição gerou frutos, como a formação de novas parcerias entre pesquisadores, provando a necessidade de espaços de discussão e reflexão sobre o tema. A inclusão das Histórias em Quadrinhos como documentação válida para o entendimento de questões pertinentes à pesquisa e ao ensino de História renova o diálogo entre linguagens e disciplinas acadêmicas, para proveito de ambas.


XXVII Simpósio Nacional de História ocorrerá de 22 a 26 de julho de 2013 na UFRN, em Natal - RN. Mais informações, clicando aqui!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Reavendo meus contatos


Pessoal, fiquei 10 dias sem meu computador. O HD dele simplesmente parou e eu quase perdi tudo que tinha (e é muita coisa, mesmo, algo perto de 300 GB). 

Mas deu tudo certo e o prejuízo não foi grande. Acontece que eu fiquei sem meus arquivos do Outlook, tanto e-mails quanto mensagens arquivadas. Por isso, se alguém que recebe mensagens do blog ou que já mantinha contato comigo quiser me reenviar seu endereço de e-mail, é só escrever para nogueira.natania@gmail.com para que eu possa atualizar meu banco de dados.

Abraços e Boas Festas!!

Preservação do patrimônio arquitetônico em Leopoldina

Rua Barão de Cotegipe
No dia 19 de dezembro saiu uma reportagem no MG TV, na TV Integração, filiada à Rede Globo, sobre a falta de preservação do patrimônio arquitetônico de Leopoldina. A reportagem foi motivada pelo texto publicado no Jornal Leopoldinense, no dia 13 de dezembro, acerca de preocupação da pesquisadora Nilza Cantoni sobre o patrimônio histórico da cidade, que tem se perdido com o tempo.

O jornal entrou em contato com ela e ela indicou a OSCIP Felizcidade como sendo uma referência, dado o excelente trabalho realizado com a publicação da Revista Eletrônica que reúne documentos sobre a cidade, desde o século XIX. A reportagem foi feita no dia 18 de dezembro e veiculada no dia 19 de dezembro. Nela, falamos, eu. José Gabriel e Renata Arantes, um pouquinho sobre a questão da destruição do patrimônio arquitetônico em Leopoldina e o que vem causando uma gradativa descaracterização da cidade, principalmente na Rua Barão de Cotegipe. 

Oras, pode haver progresso sem destruição do patrimônio. Infelizmente, as pessoas não entendem que quando descaracterizam a cidade estão, também, abrindo mão de várias vantagens que vem com a preservação. Leopoldina é uma cidade bonita, que tem sua singularidade em seus casarões, seu calçamento, sua arborização. O turista que vêm à nossa cidade considera isso um atrativo. É o charme de Leopoldina. Se nós começarmos a destruir aquilo que nos caracteriza, estamos destruindo, também, a possibilidade de aumentar o rendimento do comércio, dos hotéis e restaurantes. Quando não tivermos mais atrativos, o que vaio atrair nossos turistas? O que vai fazer nossos primos, tios e amigos desejarem vir passar as férias com suas famílias aqui? O calor?

São alguns pontos que devem ser levados em consideração. Mas não devemos esquecer, também, que não basta o desejo de preservar, é necessário incentivo. O que o morador ganha caso sua casa seja tombada? Ele tem desconto no IPTU? O que o comerciante ganha ao preservar a fachada da sua loja e evitar a poluição visual? É preciso que se criem leis de incentivo, aí então, ao invés de termos apenas quatro imóveis tombados, teremos quarenta.

Infelizmente, o que tem acontecido é uma corrida para se "desfigurar" ou "demolir" o casario, com medo de que ele seja tombado pelo município (histeria desnecessária, visto que faz tempo que não se tomba nada por aqui). Basta andar pelas ruas mais antigas da cidade e você irá encontrar um exemplo do que eu estou falando.

Para ler a reportagem sobre o descaso com a preservação do patrimônio, clique aqui. Para assistir o vídeo sobre a reportagem, clique aqui.