terça-feira, 3 de setembro de 2013

ENQUETE MOSTRA O QUANTO (NÃO) SABEMOS SOBRE A NOSSA HISTÓRIA

Alunos/pesquisadores do 7º ano A

Durante o ano, temos diversos feriados cívicos nos quais comemoramos fatos importantes da história do nosso país. Nesses dias, todos param para refletir acerca dos rumos que o Brasil deveria tomar, com base na nossa trajetória histórica. Em tese deveria ser assim. Na verdade, a cada feriado cívico ouvimos sempre alguém comentar: as pessoas gostam dos feriados porque ficam em casa, descansando, ou podem sair para viajar, elas não sabem o que estão comemorando.

Será que isso é mesmo verdade?

Será que nossa formação cívica é tão rasa?

Para tentar descobrir isso, os alunos do 7º ano da turma A do Colégio Imaculada Conceição foram às ruas e perguntaram às pessoas se elas sabiam o que se comemorava no dia sete de setembro. Foram noventa e cinco entrevistas, envolvendo pessoas entre 18 e 82 anos de idade, homens e mulheres, a grande maioria pertencendo à classe média.

Os resultados foram curiosos, assim como a reação dos entrevistados, muitos deles surpresos com as perguntas.  Das pessoas entrevistadas 94,7% sabem que no dia sete de setembro comemoramos a Independência do Brasil. Esse seria um resultado muito bom, acima de qualquer expectativa, caso não houvesse mais uma pergunta sobre o tema.

Ao serem inqueridos sobre o significado dessa data para o Brasil, 39% declararam não saber e outros 27,3% acreditavam que sabiam, mas suas respostas estavam incorretas. Apenas 33,7% responderam corretamente à pergunta. A maioria confunde a Independência do Brasil com o fim da colonização. Se você também faz isso, não sinta vergonha, é um erro bem comum. 

Eu mesma, quando estudei no ensino regular, aprendi que a Independência do Brasil significou o fim da colonização do nosso país. Apenas na faculdade eu percebi meu erro. Infelizmente, vinte anos depois muitas pessoas ainda reproduzem esse equívoco.

O Brasil deixou de ser colônia no ano de 1815, quando Dom João VI o elevou a Reino Unido, igualando-o a Portugal. Na Independência, o que aconteceu foi a separação do reino do Brasil do reino de Portugal. Assim, o Brasil passou a ter uma autonomia política plena.

Outro dado levantado durante a pesquisa pelos nossos jovens pesquisadores diz respeito aos nossos heróis nacionais. A maioria acertou quando respondeu que Dom Pedro I foi responsável pela proclamação da Independência. Mesmo aqueles que não sabiam o significado do fato reconheciam aquele que o havia efetivado. No entrando, 19% das pessoas acredita que Pedro Alvares Cabral foi quem proclamou a Independência do Brasil.

Essa atividade escolar nos oferece dados para refletir verdadeiramente sobre os rumos do nosso país, no que toca à educação, em especial àquela educação voltada para a preservação da nossa memória, que ocorre na escola, especialmente durante as aulas de história. Longe de querer o retorno das enfadonhas aulas de Moral e Cívica, acredito que deva haver preocupação em se ensinar não apenas os nomes dos heróis e dos fatos aos quais eles estão relacionados, mas, principalmente, seu significado.

Que a maioria sabe o que se comemora no dia sete de setembro ou que Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil não significa que todos sabem e entendem o que isso significa. Muito mais do que o feriado é importante pensar na formação do nosso povo, em dar a ele a oportunidade de compreender o significado daquilo que comemora para que ele não seja apenas um mero expectador da nossa história. Não é vergonha não ter conhecimento, a vergonha está em não haver investimento para que nossos professores sejam bem preparados para desempenharem bem seu papel de formadores dos nossos futuros cidadãos.

Leia abaixo alguns trechos do relatório feito pelos alunos ao final da pesquisa.

“A primeira pessoa que eu entrevistei foi a minha avó. ela ficou me contando histórias sobre a Independência, eu mal consegui entrevistá-la. Minha tia estava almoçando, por isso respondeu corrido e resolvi deixá-la em paz. Minha mãe não queria de jeito nenhum, ao contrário do meu pai que já foi se oferecendo. Minha irmã de sete anos começou a chorar, porque não sabia a resposta".

Ana Carolina Abreu Alves

"Na primeira e na terceira perguntas as pessoas entrevistadas responderam rapidamente e aparentemente com certeza. Na segunda pergunta, onde a pergunta é “Você sabe o que foi a Independência do Brasil?”, a maioria hesitou para responder e quando responderam não pareciam ter muita certeza em sua resposta e algumas corrigiram o que tinham falado logo depois".

Lara M. O Brügger

"A maioria das pessoas sabiam o que era comemorado no dia sete de setembro, mas a não sabiam o que era a Independência do Brasil. Quase todas sabiam que Dom Pedro I foi o personagem responsável pela proclamação. algumas ficaram bastante curiosas sobre o assunto e acharam legal. elas se surpreenderam ao perceber que não sabiam o que era a Independência do Brasil e ficaram curiosas para saber a resposta".

Laura Montan

"Pelo que notei, as pessoas confundem muito a Independência do Brasil que é dia 07 de setembro, com a Proclamação da República que é dia 15 de novembro".

Matheus Pacífico da Silva

"A maioria das pessoas se assustou com o tipo de pergunta e depois chutaram as respostas porque na verdade não sabiam o que estavam comemorando, algumas perguntaram por que esse tipo de pergunta, ou perguntaram para mim a resposta porque elas não sabiam fazer o trabalho foi muito divertido porque nunca pensar por esse lado".

Júlia Brito Moura Montan