segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Revolução Industrial - 7º ano

Slide com informações sobre a matéria e um trechinho do filme Tempo Modernos, para entender melhor como funcionava a linha de montagem de uma maquinofatura e como a evolução tecnológica tinha importância dentro de uma indústria e para o capitalista (dono da fábrica).


PALESTRA DO PESQUISADOR PETER BLASENHEIM SOBRE PESQUISA NA ZONA DA MATA - COMPLETA

Palestra completa do Historiador Peter Blasenheim, do dia 16 de Outubro de 2010, na FIC, em Cataguases, sobre História Local (no caso, história de Leopoldina e da Zona da Mata). Eu havia colocado apenas alguns fragmentos, mas agora consegui unir tudo em um vídeo. Não está lá uma filmagem maravilhosa, mas fala sobre a questão da pesquisa na Zona da Mata, desafios do pesquisador e aspectos da nossa história local que são muito interessantes.

Peter L. Blasenheim ensina história da América Latina e Africano no Colorado College (CC), desde 1973. Ele foi educado na Faculdade da Cidade, da Universidade da Cidade de Nova York, da Universidade de Lisboa, em Portugal e na Universidade de Stanford, onde escreveu sua tese de doutorado sobre o século XIX e início do século XX analisando a História de Minas Gerais.

Ele foi professor visitante de História em duas universidades brasileiras. Em 2001, ele estabeleceu um programa de intercâmbio de estudantes entre CC e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no Brasil, um programa que agora inclui a maioria dos colégios da Faculdades Associadas do Centro-Oeste e da Universidade de Brasília, bem como CC e UFJF.

Ele presidiu o Departamento de História da CC e é atualmente co-presidente do Departamento de Espanhol. Professor Blasenheim publicou vários artigos sobre a história do Brasil e foi co-editado um livro sobre Richard Morse, um proeminente historiador da história intelectual latino-americano.



Clicando aqui você pode ler um artigo publicado pelo pesquisador sobre as Ferrovias na Zona da Mata.