sexta-feira, 16 de maio de 2014

"Discursos visuales, Humor y estereotipos de género/ Discursos visuais, Humor e Estereótipos de Gênero"

Durante XII Jornadas Nacionales de Historia de las Mujeres - VII Congreso Estudios de Género, que se realizará na cidade de Neuquén/Argentina, entre os dias 5 a 7 março de 2015, os quadrinhos serão tema de um Simpósio Temático. O  ST "Discursos visuales, Humor y estereotipos de género/ Discursos visuais, Humor e Estereótipos de Gênero", coordenado pelas professoras Mara Burkart, Veronica Giordani e Conceição Pires tempo objetivo agregar analises interessadas em refletir sobre a construção de estereótipos tanto femininos como masculinos, suas diferentes implicações políticas, culturais e sociais e sua especificidade histórica, ou seja, levar em conta as conjunturas específicas nas quais esses estereótipos atualizam-se, se revigoram ou se transformam. 

O ST convida a refletir sobre as características do ofício do desenhista, cartunista ou chargista. Durante boa parte do século XX, o trabalho do desenhista foi predominantemente masculino. Somente nos últimos anos, o campo das artes gráficas se abriu à participação das mulheres ou às identidades transgêneros.

Algumas questões que norteam as nossas reflexões são: Quais as implicações da produção de uma mensagem que se alimenta desse binômio estereótipo/humor? Quais os recursos discursivos e visuais empregados para favorecer sua difusão e reprodução? Como afeta a posição do “produtor” e as condições de “produção” no conteúdo do “produto”? Poderiam os estereótipos de gênero ser pensados como formas de estranhamento com respeito as crenças e valores socialmente ancilosadas? Poderiam contribuir à transformação das relações de gênero num sentido de democratização delas mesmas? Ou poderiam ser consideradas formas de desestabilização de movimentos sociais? 
  
Mais informações, clicando aqui!  

Ou diretamente para os emails das organizadoras:

Mara Burkart (UBA/CONICET) - maraburkart@yahoo.com
Maria da Conceição Francisca Pires (UNIRIO/CNPq/FAPERJ) -conceicao.pires@uol.com.br
Verónica Giordano(UBA/CONICET) - veronicaxgiordano@gmail.com

Nenhum comentário: