quinta-feira, 5 de junho de 2014

Livro da semana: O Castelo de Papel

Depois de fazer as últimas postagens sobre livros de ficção, hoje eu retomo com minhas leituras teóricas. Se bem que ler os livros da Mary Del Priore sobre História do Brasil nem parece uma leitura teórica de tão fluido e leve que é o texto. O livro de hoje é O Castelo de Papel, que fala sobre a vida e a intimidade da Princesa Isabel. Suas maninas, suas devoções, sua vida familiar, sua dedicação ao marido e aos filhos. 

A autora se foca na Isabel mulher, inserida em um mundo que está se transformando rapidamente, presa entre tradições e modernidade. Uma personagem feminina em meio a todo o contexto político que envolve o II Reinado. Sua relação com o pai, suas inseguranças e perspectivas com relação ao III Reinado e o fim da monarquia no Brasil.

O livro nos traz uma imagem que vai muita além a Isabel Redentora, da libertadora dos escravos e torna mais próxima da realidade a vida dessa personagem importante da nossa história. O livro encerra um séria de escritos sobre a família real brasileira, cuja história íntima é contada em A Carne e o Sangue, a Condessa de Barral e o Príncipe Maldito, publicações anteriores da autora sobre os quais eu já comentei aqui. Uma ótima pedida para as férias e que serve ao gosto do público geral e não apenas dos historiadores.

Um comentário:

rjalvim@globo.com disse...

Natania, você se supera a cada dia. Nós, da ALLA, temos muito orgulho de tê-la como membro.
Sua contribuição à cultura se faz presente de forma muito palpável e eficaz.
Parabéns.
Ronald