quinta-feira, 28 de agosto de 2014

IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e o IV Encontro Internacional do Ensino de História.

Nos dias 18 a 21 de abril do próximo ano (2015) realizaremos na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e o IV Encontro Internacional do Ensino de História.

O tema central será: Questões Socialmente Vivas e o Ensino de História (QSV).

São controversas e vivas socialmente aquelas questões que problematizam as representações sociais e valores estabelecidos; aquelas que são portadoras de dimensões identitárias e que se expressam por meio de conflitos étnico-religiosos, de raça, de gênero, de relações racistas e xenófobas. São aquelas questões que tomam a memória - presente em lugares, práticas, em bens materiais e simbólicos - como um valor disputado entre grupos sociais, entre etnias, povos e em suas relações com o Estado/Nação. São aquelas questões que envolvem interesses predominantemente econômicos e de dominação geopolítica, representando conflitos históricos particulares, regionais e mundiais. São QSV, portanto, aquelas questões que se apresentam como campo de disputas e de interesses entre o Estado e a sociedade, entre diferentes grupos sociais, em cada presente histórico, ou seja, no presente do passado e no presente do presente de diferentes sociedades, cada vez mais em relações de diferentes escalas. As QSV, em geral, repercutem e se amplificam pelos meios de comunicação televisivos e digitais, atingindo e afetando direta ou indiretamente e em diferentes graus as representações, as ações e sensibilidades dos cidadãos, e, portanto, tocando significativamente atores educativos diversos, em especial professores, crianças, jovens, adultos, famílias, igreja e outros. Pode-se dizer, ainda, que as Questões Socialmente Vivas têm comparecido no que hoje se denomina de História Pública, que é a difusão do conhecimento histórico para amplas audiências/públicos como o cinema, as telenovelas de caráter histórico, os museus, os centros de cultura, a história oral e local difundida por meio de recursos das mídias digitais, a televisão, o rádio, os jornais e as revistas.

A história dos dois encontros

Os dois encontros que serão realizados em Belo Horizonte fazem parte de uma trajetória de debates e de produções sobre o Ensino de História no Brasil construída por professores e historiadores iniciada no final dos anos setenta do século passado.

Em 1988, com a realização do I Seminário Nacional Perspectivas do Ensino de História, promovido pela Faculdade de Educação da USP, essas iniciativas tomam fôlego. No decorrer dos anos consolidou-se o Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História e os GTs do Ensino de História e Educação da ANPUH em dimensões nacional e regional. Todos esses encontros refletiram (e refletem) o movimento de consolidação do campo do ensino e da pesquisa em ensino de História no Brasil que, a partir dos primeiros anos do século XXI ampliou suas relações de trabalho e produção com colegas e grupos de outros países.

Ao longo de sua trajetória, o Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História abordou temáticas variadas, sintonizadas com os desafios que vivem os professores de História em diversos níveis de ensino, sobretudo, nas escolas públicas da Educação Básica. Desafios que tanto expressam como tensões ou diálogos com as políticas educacionais e curriculares dos últimos 30 anos, mas também com as condições do trabalho docente; com os movimentos sociais em prol do reconhecimento e afirmação de outras culturas e o combate ao racismo; com as mudanças culturais aceleradas pelos novos meios de comunicação e com a universalização e democratização da educação formal, que trouxeram para a escola crianças, jovens e adultos que até então estavam dela excluídos.

Saiba como participar, clicando aqui!

Nenhum comentário: