terça-feira, 19 de agosto de 2014

Roda de conversa com alunos da Escola Conhecer

Com os alunos da Escola Conhecer
Recebi da coordenação da Escola Conhecer (Leopoldina – MG), o convite para um bate-papo com os alunos. O tema foi "Histórias em Quadrinhos". Eles queriam saber mais sobre a Gibiteca que temos na Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado.

Uma turminha muito animada e articulada. 

Fizeram muitas perguntas, e cheguei a ficar até meio enrolada para responder algumas. Eles se informaram sobre o tema e elaboraram uma série de questões objetivas. Foi uma turma de crianças bem heterogênea, com meninos e meninas de idades variadas e alunos com necessidades especiais. Todos harmoniosamente organizados.

Roda de bate papo com alunos da Escola Conhecer

A escola Conhecer faz um trabalho pedagógico diferenciado, baseado nas ideias e práticas do educador português José Pacheco, que revolucionou o ensino em Portugal, quando ao assumir a direção da Escola da Ponte, uma escola pública que recebia alunos com grandes dificuldades sociais, comportamentais e, claro, de aprendizagem, trocou o método tradicional de ensino por um alternativo. 

Ele acabou com turmas, salas de aula, disciplinas e passou a ensinar conforme a motivação dos alunos. Os estudantes passaram a se organizar para estudar os assuntos que lhes interessam. Aprenderam a ter autonomia, a pesquisar e eram avaliados apenas quando se sentiam preparados para isso.Os alunos se reúnem em assembleia e criam as regras de convivência. Estudam conteúdos necessários, mas estudam principalmente o que querem aprender. 
 
Alunos da Escola da Ponte se preparando para a Assembleia
O professor é um orientador dentro desse processo, que não exclui, que rompe com barreiras de aprendizagem e que ajuda a integrar o aluno à sociedade de forma que ele se torne um cidadão completo e competente naquilo que desejar fazer, na carreira que desejar seguir.

O resultado: uma das melhores experiência de ensino do mundo, uma escola onde todo mundo aprende, uma escola realmente inclusiva.

A coordenação da escola Conhecer abraçou a ideia e criou uma escola diferenciada. Eu já tinha ouvido muito falar da escola e hoje eu pude comprovar como esse trabalho realmente dá resultados pelo contato que tive com os alunos. Sai de lá com a alma lavada e pensando se, um dia, o nosso sistema vai poder usar esse modelo, se vamos ter coragem de romper com o ensino tradicional, que oprime tanto os alunos quanto os professores.

 Sugestão: palestra do professor José Pacheco, na UNISINOS



 
 

Nenhum comentário: