sábado, 6 de setembro de 2014

SUGESTÃO DE LEITURA: JOGOS E ENSINO DE HISTÓRIA


O livro Jogos e Ensino de História (2013) foi organizado por Marcello Paniz Giacomoni e Nilton Mullet Pereira. Dele participam vários autores, todos com textos voltados para o tema central da obra. Cada capítulo promove uma reflexão acerca do Ensino de História e das possibilidades de usar ludicamente os jogos como instrumento e/ou estratégia nas aulas de Historia não apenas para estimular o interesse do aluno como para promover o aprendizado.

O livro, no geral, rompe com alguns tabus que envolvem o Ensino de História nas escolas, como aquela ideia antiga e ultrapassada (mais infelizmente ainda muito usada) de que História é matéria de estudo, o que se traduz como um conteúdo a ser decorado e não entendido. O raciocínio muitas vezes é associado a conteúdos das áreas de exatas, como se a História não precisasse ser compreendida ou analisada, mas simplesmente memorizada.

O livro traz novas ideias, trabalha conceitos e promove reflexões. Eu ainda não li todos os capítulos, mas o que já analisei valeu a pena. Além disso, não é sempre que uma editora coloca um livro sobre Ensino de História disponível para download.

O livro está disponível para download, assim como muitos outros na área do ensino no site do Laboratório de Ensino de História e Educação, da UFRGS, que pode ser acessado clicando aqui!

Nenhum comentário: