sábado, 27 de dezembro de 2014

DESPEDINDO-ME DE 2014

Momento Top: 1º Encontro Lady's Comics (Belo Horizonte)
Para começar, devo pedir desculpas. No mês de dezembro eu quase não tive oportunidade de postar no blog, na verdade. Não foi por falta de ideias. Elas estão sempre pipocando na minha mente, mas foi realmente falta de tempo e disposição. 

Os fins de ano tem sido mais penosos ou e impressão minha?
Enfim, arrumei um tempinho para poder postar e resolvi começar por um balanço do meu ano de 2014, do pondo de vista profissional. Então, vamos começar: trabalhei muito!
Outro momento top: exposição do Laerte no Espaço Cultural do Banco Itaú (São Paulo)
Em 2014 minha produção acadêmica extrapolou todas as minhas expectativas. Foram palestras, mesas redondas, organização e participação em eventos. Além de tudo isso, recebi convites para publicação de artigos e capítulos de livros; publiquei um livro, tenho um livro aceito para publicação e mais dois que estão em processo de produção, com previsão para publicação em 2015. 

O legal é que dos livros previstos para 2015 (dois deles) serão na área de quadrinhos e de educação. Vejam bem, eu publiquei três livros até hoje e eles foram sobre história regional. É uma mudança que coincide com o fato de que vou finalizar meu mestrado em 08 de abril de 2015 (pois é, tem data marcada). Minha dissertação é sobre história das mulheres e sobre quadrinhos. 
Encontro sobre humor na UFES: encontrando velhos amigos e fazendo novas amizades (Vitória)
Entre os convites que recebi este ano um foi desafiador: eu me tornei colunista do blog História Hoje, da minha orientadora, Mary del Priore. Ela pediu que eu publicasse toda semana um texto sobre educação patrimonial (ela cismou com isso, porque eu sempre comentava com ela sobre as minhas práticas nessa área). Sinceramente, achei que não daria conta e, cá entre nós, bateu aquela insegurança. Eu tenho meus blogs, e escrevo neles, mas meus leitores não passam dos 200 visitantes que recebo em média, por dia.  Lá são milhares de acessos! E se eles não gostassem?

Mas não é que gostaram? Então, estou fechando o ano que mais de 40 textos publicados. A maioria sobre educação patrimonial, mas também publiquei outras coisas. Sabem como é, sou uma pessoa de muitos interesses. Fiquei até sabendo que meus textos tem sido usados em universidades federais por professores. Só isso já levanta a moral, né!
Lançamento do meu livro: Fragmentos da História
Viajei bastante a trabalho, mas consegui tirar alguns momentos de lazer. Fui a São Leopoldo (RS), a Vitória (ES), São Paulo (SP), Santos (SP), Guarujá (SP), Petrópolis (RJ e a Belo Horizonte. Apesar de gostar de bancar a turista devo confessar a vocês que essas viagens de trabalho me pegam muito mais pelo ambiente, pelas pessoas que reencontro, pelas amizades que eu faço. E sempre faço muitas. Alegro-me em dizer que meu circulo de amigos ficou mais amplos e, o melhor de tudo, amigos com interesses comuns. Essa é a melhor parte.

Para o blog, foi um dos melhores anos. Até o momento eu tenho 125 postagens (sem contar essa). Gente, é muita coisa! Coloquem isso me papel, dá um livro! Acho que 2015 foi o ano em que eu mais escrevi. Dissertação, por exemplo, está finalizada com exatas 159 páginas (em seu todo), contendo 49.617 palavras (e o abstract ainda não ficou pronto)!! 
Momento super top: nosso II Fórum de Pesquisadores em Arte Sequencial (São Leopoldo)
Tenho mais que agradecer e, cá entre nós, descansar um pouquinho. E para descansar eu tenho 3 opções: vou ver filmes, vou ler livros e devo tirar uns dias para ir à praia porque, sabe como é, mineiro adora uma praia. Mas isso só significa mais assunto para o blog!

Estou me despedindo de 2014, mas não estou me despedindo do blog. Vem novidades por aí! Então, fiquem atentos: em breve termos resenhas de livros, de seriados (acho) e textos sobre a história dos lugares onde pretendo passear.

Um comentário:

Danielle Barros disse...

Parabéns Natania! E que 2015 seja ainda mais produ-criativo!
forte abraço!