quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

ALGUMAS PALAVRAS SOBRE A PROFESSORA MARIA CAROLINA BOVÉRIO





Era minha intenção ficar por algum tempo sem postar meus textos no blog e me dedicar à produção de artigos e à organização de mais um livro. Mas o falecimento da professora Maria Carolina Galzerani Bovério fez com que eu voltasse atrás e arriscasse aqui algumas palavras.


O que eu posso dizer sobre ela?

Não fui aluna ou colega de trabalho da professora Maria Carolina. Eu a conheci durante um congresso do qual participei, há acerca de quatro ou cinco anos atrás (a memória me falha no momento). Na verdade, eu a conheci em Belo Horizonte, no aeroporto. Eu estava sentada ao seu lado, lendo um livro sobre história da escravidão. Ela me perguntou se eu havia participado, também, do dito congresso. Começamos a conversar e continuamos assim durante todo o voo, pois pegamos a mesma conexão.

A professora foi muito gentil e atenciosa. Desde então passamos a trocar e-mails. Dei a ela de presente meu livro sobre História do Ensino em Leopoldina, que ela leu e fez questão de comentar, não poupando elogios.

No último encontro Perspectivas do Ensino de História, na Unicamp, ela estava na organização e as tarefas de cada uma (eu estava ministrando um minicurso) fez com que nós nos desencontrássemos. Lamentei por não ter tido a oportunidade de conversar mais uma vez, pessoalmente, com a professora. Mas ainda assim continuamos mantendo contato.

Não posso dizer que li toda a sua obra, mas me agrada a forma como ela trabalhava memória, história e educação patrimonial (assistam ao vídeo abaixo). Ela me deixou uma forte impressão. Em mais ou menos uma hora e meia de conversa ela fez por mim muito mais do que outros pesquisadores e professores que passaram pela minha vida. 

Pessoas como a professora Maria Carolina não morrem jamais. Sua memória estará sempre presente na sua obra e seu legado nos alunos, amigos e pessoas que passaram pela sua vida, mesmo que casualmente, como eu.

Quem foi a professora  Maria Carolina Galzerani Bovério?

Professora MS-3 da Faculdade de Educação/ Universidade Estadual de Campinas e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC. ensino de história, formação de professores, história dos livros didáticos, memórias e histórias da cidade na relação com a educação das sensibilidades, práticas de memória e de patrimônio, história de Campinas. Desde setembro de 2010 atuava como diretora do Centro de Memória da UNICAMP.

SUGESTÕES DE LEITURA
Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais, primeira configuração escolar do CEFET-MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942). Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe5/pdf/479.pdf, acesso em 19 fev 2015.

Ensino de História, educação dos sentidos, produção de saberes educacionais: em foco um projeto de educação patrimonial. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300850862_ARQUIVO_EnsinodeHistoria,Educacaodossentidos.producaodesabereseducacionaisVersaofinal.pdf, acesso em 19 fev 2015.

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