quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

ALGUMAS PALAVRAS SOBRE A PROFESSORA MARIA CAROLINA BOVÉRIO





Era minha intenção ficar por algum tempo sem postar meus textos no blog e me dedicar à produção de artigos e à organização de mais um livro. Mas o falecimento da professora Maria Carolina Galzerani Bovério fez com que eu voltasse atrás e arriscasse aqui algumas palavras.


O que eu posso dizer sobre ela?

Não fui aluna ou colega de trabalho da professora Maria Carolina. Eu a conheci durante um congresso do qual participei, há acerca de quatro ou cinco anos atrás (a memória me falha no momento). Na verdade, eu a conheci em Belo Horizonte, no aeroporto. Eu estava sentada ao seu lado, lendo um livro sobre história da escravidão. Ela me perguntou se eu havia participado, também, do dito congresso. Começamos a conversar e continuamos assim durante todo o voo, pois pegamos a mesma conexão.

A professora foi muito gentil e atenciosa. Desde então passamos a trocar e-mails. Dei a ela de presente meu livro sobre História do Ensino em Leopoldina, que ela leu e fez questão de comentar, não poupando elogios.

No último encontro Perspectivas do Ensino de História, na Unicamp, ela estava na organização e as tarefas de cada uma (eu estava ministrando um minicurso) fez com que nós nos desencontrássemos. Lamentei por não ter tido a oportunidade de conversar mais uma vez, pessoalmente, com a professora. Mas ainda assim continuamos mantendo contato.

Não posso dizer que li toda a sua obra, mas me agrada a forma como ela trabalhava memória, história e educação patrimonial (assistam ao vídeo abaixo). Ela me deixou uma forte impressão. Em mais ou menos uma hora e meia de conversa ela fez por mim muito mais do que outros pesquisadores e professores que passaram pela minha vida. 

Pessoas como a professora Maria Carolina não morrem jamais. Sua memória estará sempre presente na sua obra e seu legado nos alunos, amigos e pessoas que passaram pela sua vida, mesmo que casualmente, como eu.

Quem foi a professora  Maria Carolina Galzerani Bovério?

Professora MS-3 da Faculdade de Educação/ Universidade Estadual de Campinas e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC. ensino de história, formação de professores, história dos livros didáticos, memórias e histórias da cidade na relação com a educação das sensibilidades, práticas de memória e de patrimônio, história de Campinas. Desde setembro de 2010 atuava como diretora do Centro de Memória da UNICAMP.

SUGESTÕES DE LEITURA
Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais, primeira configuração escolar do CEFET-MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942). Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe5/pdf/479.pdf, acesso em 19 fev 2015.

Ensino de História, educação dos sentidos, produção de saberes educacionais: em foco um projeto de educação patrimonial. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300850862_ARQUIVO_EnsinodeHistoria,Educacaodossentidos.producaodesabereseducacionaisVersaofinal.pdf, acesso em 19 fev 2015.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

I SEMINÁRIO FLUMINENSE DE HISTÓRIA DO PODER E DAS IDEOLOGIAS


Inscrições (grátis) e Informações (programação e nomas para apresentação de trabalhos) em: http://gphismpiuff.blogspot.com.br/
Apesar da temática geral do I SEFLUHISPI ser referente aos 50 anos do Golpe de Estado de 1964, os trabalhos para os Simpósios Temáticos não precisam versar especificamente sobre o Golpe e/ou sobre a Ditadura e a Transição à Democracia. Poderão ser enviados também trabalhos que não tratando diretamente da temática central abordem os temas pesquisados pelo GPHISMPI: relações de poder, relações de classes, dominação de classe e formas de resistência, ideologias, dominação e resistência cultural/ideológica, poder econômico, poder político, micropoder, dominação de gênero e resistências; história militar, militares e doutrinas militares, história das guerras, guerra fria, Forças Armadas, memória militar, ensino militar, educação e relações de poder, etc. Da mesma forma não há uma delimitação temporal específica. Ou seja, os trabalhos tanto podem analisar processos históricos do passado distante como podem abordar temas ligados à História do Tempo Presente.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Minicurso: Histórias em Quadrinhos e Ensino de História

Minicurso: Histórias em Quadrinhos e Ensino de História: Questões socialmente vivas nas narrativas gráficas - no IX Perspectivas do Ensino de História.
Ministrantes:  
  • Márcio dos Santos Rodrigues (Mestre em História pela UFMG / Professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da FaE/UFMG)
  • Natania Aparecida da Silva Nogueira (Mestranda em História pela Universidade Salgado de Oliveira/professora do Ensino Fundamental II no município de Leopoldina, na Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado e no Colégio Imaculada Conceição)
  • Lucas Lins Muniz Pimenta (Licenciado em História pela universidade Jorge Amado (BA)/Professor PST da rede estadual de Ensino da Bahia/ Fundador e editor-chefe do site e editora Quadro a Quadro)
Dia 18, das 17 às 19h; Dia 19, das 8 às 10h.;
http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx
 
Período de realização: 18/04/2015 a 19/04/2015
 
Período de inscrição: 23/12/2014 a 10/04/2015
Horário: Dia 18, das 17 às 19h; Dia 19, das 8 às 10h.
Nº de vagas: 20

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO PELO LIVRO FRAGMENTOS DA HISTÓRIA

Semana passada, com o retorno às aulas, tive uma grata surpresa: encontrei no meu armário uma correspondência da Câmara Municipal de Leopoldina. Nela estavam um ofício da Presidência da Câmara um certificado com uma Moção de Congratulação pelo lançamento livro "Fragmentos da História". 

Agradeço em meu nome e de todos os colaboradores do livro a gentileza e o reconhecimento pelo nosso trabalho. Acho que é uma motivação para todos, principalmente para os jovens autores.