terça-feira, 15 de setembro de 2015

AH! NANA! AS MULHERES E OS QUADRINHOS NA FRANÇA

Saíram os anais eletrônicos do XXVIII Encontro Nacional da ANPUH. Não gosto muito do formato dos anais, embora imagine que seja mais eficiente um índice nominal, dado o grande número de participantes. Mas gosto de ler o título dos trabalhos para saber se algo me atrai. Apenas com o índice nominal fica complicado e dá menos visibilidade às pesquisas.


Anais não são necessariamente muito acessados. Isso é fato. Muitas vezes uma boa pesquisa deixa de ser conhecida porque, caso o autor não divulgue, poucas pessoas terão acesso. Então, para não ficar completamente no esquecimento, estou postando aqui meu texto completo.

Minha pesquisa foi sobre Ah! Nana! uma revista  que foi publicada na França, nos anos de 1970, apenas por mulheres. Jovens cartunistas que, na época, enfrentaram muitos desafios para se firmar na profissão. Contribuíram para a revista cartunistas de vários países, como França, EUA e Itália. Vale a pena conhecer Ah! Nana!

Para acessar o texto completo, clique aqui!

domingo, 13 de setembro de 2015

V COLÓQUIO NACIONAL HISTÓRIA CULTURAL E SENSIBILIDADES

UFRN - CERES - Caicó - RN

16 a 20 de novembro de 2015

O V Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades, que ocorre anualmente na UFRN, campus de Caicó, tem por objetivo Envolver alunos da graduação, pós-graduação, professores que discutam as temáticas da História Cultural e das Sensibilidades na UFRN e em outras universidades brasileiras e professores da educação básica. O apoio a este evento se justifica porque o Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades pretende dar mais visibilidade às novas possibilidades de estudos históricos e com eles os novos objetos que nos possibilitam olhar o mundo de lugares anteriormente inacessíveis aos profissionais de História e, a partir disto, estas temáticas poderão ser desenvolvidas na educação básica de forma mais eficiente. Para termos cada vez mais a presença de professores da rede básica, o evento não cobra a inscrição destes profissionais e incentiva a participação dos mesmos não somente como ouvintes, mas como apresentadores em simpósios temáticos.

O evento já possui quatro edições, em 2011, 2012, 2013 e 2014 (I, II, III e IV Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades) e, da avaliação constante dos mesmos pelos docentes e discentes participantes dos evento, sentimos cada vez mais a necessidade de ampliar os seus módulos e de convidar mais professores de universidades brasileiras para debater seus trabalhos e dialogar com profissionais de diversos núcleos de pesquisa de todo o país e com professores da educação básica. Nos anos anteriores, tivemos a participação de professores/pesquisadores e acadêmicos de vários estados brasileiros (RN, CE, PI, SP, GO, PB, PE, SC, RS, PR, DF, ES, BA e RJ), e de Portugal e México. Já passaram pelo evento, nas 4 edições, mais de 2.000 participantes do Brasil, América Latina e Europa. É o segundo maior evento com esta temática no Brasil e o maior evento de História do Rio Grande do Norte.

Para mais informações acesse o site www.cnhcs.com.br, ou escreva para rafaelsco@hotmail.com