quarta-feira, 20 de julho de 2016

ESCOLA DEMOCRÁTICA VERSUS ESCOLA SEM PARTIDO


Vou aproveitar a chamada para o debate a ser promovido pelo GT de Ensino de História para deixar claro meu posicionamento. O projeto de lei Escola sem Partido é um dos maiores absurdos que eu já tive o desprazer de presenciar. Gostaria de saber que história é essa de fim da doutrinação ideológica nas escolas. Até onde eu sei não existe tal coisa. Eu dou aula de História há 22 anos e eu tenho alunos e ex-alunos que concordam comigo e discordam de mim em vários assuntos. Cada um tem a sua cabeça, cada um sabe chegar às suas próprias conclusões. Isto se chama aprendizagem, construção do conhecimento.

E é isso que a escola ensina, ela ensina a ter pensamento crítico. A tal doutrinação à qual muita gente desinformada se refere parece uma lavagem cerebral em larga escala que eu não sei onde acontece, mas na escola é que não é. Não produzimos fanáticos, produzimos cidadãos. Se eles vão ser esquerdistas, se vão virar políticos que lançam projetos que querem acabar com a liberdade de pensamento pra transformar a população em gado de manobra, eu não tenho nada a ver com isso!

Explica para mim: como eu vou ensinar História sem falar de conflito, de guerra, de revolução? Sou de esquerda por que digo que na pré-história havia posse coletiva dos bens? Como vou falar de Guerra de Canudos sem levantar questões político-sociais? Vou ser criminosa por fazer meu trabalho?

Acabem de uma vez com as Faculdades de História e Filosofia, Sociologia, já que é para acabar com o ensino crítico. Eni Orlandi já afirmava: não existe discurso sem ideologia. Oras, e o que há de errado nisso?  Quantas ideologias essa gente acha que existem? Meia dúzia? Será que eles se acham seres sem ideologia? Tá de brincadeira comigo? Isso não existe!

Logo que tudo isso começou veio-me a mente a máxima iluminista (Iluministas não eram socialistas, socialismo nem existia naquela época) que dizia, em miúdos, que a razão era a única forma de se chegar ao conhecimento e que a ignorância era responsável pelo atraso da humanidade.

Pois bem, rogo pela vitória da razão contra a ignorância que está tomando conta deste país. Sei que ninguém está satisfeito com boa parte dos políticos que se apoderam desta nação, mas a Escola Sem Partido está mais para facilitar o trabalho deles do que para dar jeito nessa bagunça que nosso país se tornou.


Nenhum comentário: