domingo, 7 de agosto de 2016

BIANCA PINHEIRO E OS URSOS

Numa postagem anterior eu falei sobre uma HQ sueca chamada Bamse (clique aqui para ler a postagem), estrelada por um urso. Hoje eu vou falar sobre outra HQ, que também tem um urso como protagonista: Bear. Embora ursos não sejam animais típicos de países tropicais eles estão presentes no imaginário infantil, graças à expansão de meios de comunicação como o cinema, a televisão e as HQs. Então, estaremos falando hoje de um urso “brasileiro”.

Bear foi criado inicialmente como uma webcomic (que pode ser acessada clicando aqui) pela quadrinista Bianca Pinheiro, em 2013. Seu principal trabalho, Bear narra as aventuras de uma menina perdida e um urso que se torna seu amigo. A HQ teve suas histórias reunidas e publicadas pela Nemo, em 2014, com um segundo volume sendo lançado em 2015. Há planos para que a série seja impressa em dez números.

Se Bamse é o urso mais forte do mundo, Dimas, o urso, é o mais gentil, que se dispõe a ajudar uma criança perdida a encontrar seus pais. Os diálogos são simples, mas inteligentes, e a narrativa pontuada de referências a livros autores e personagens conhecidos do público geral. De contos de fadas à cultura pop, Bear transita em meio à literatura, folclore e aborda temas como despotismo, por exemplo, mostrando que é muito mais do que um quadrinho fofinho feito para crianças. Nisso, os dois quadrinhos e assemelham muito.

Simpático e bem humorado, fala sobre amizade e sentimentos.  Assim como Bamse, trabalha com aspectos morais. Tem potencial pedagógico na medida em que oferece elementos para se desenvolver narrativas mais dinâmicas e criativas, podendo se usado em aulas de língua portuguesa e filosofia, por exemplo.

Bear pode ser lido por pessoas de todas as idades. Cada um irá tirar dele uma impressão diferente. O ato da leitura em si traz esta possibilidade, pois a interação entre o leitor e o texto vai depender da vivência de cada um. Uma criança pode vir a divertir com os diálogos bem humorados, um adulto pode ser levado a refletir sobre determinada situação. Esta é uma virtude das HQs que nem sempre pode ser encontrada em determinados tipos de literatura.
Imagem disponível em: http://zip.net/bntqJr 
Bamse e Bear devem se encontrar em breve, na Suécia. Bianca foi convidada para representar o Brasil na Feira Internacional do Livro de Gotemburgo, que acontece entre os dias 22 a 25 de setembro. O convite é resultado da aproximação literária entre o Brasil e a Suécia, que já vem acontecendo há algum tempo. Em 2014, por exemplo, o Brasil foi o primeiro país sul-americano homenageado pelo evento.

A participação de Bianca no evento, assim como a publicação de Bear na forma de álbum em quadrinhos, aponta para um maior interesse na produção nacional, que ainda é tímida entre as grandes editoras, mas que tem crescido exponencialmente no mercado independente. Bianca Pinheiro representa hoje um grupo privilegiado de mulheres e homens que têm conseguido levar seu produto para as livrarias, já com um público leitor cativo formado a partir de sites onde se publicam tiras, geralmente semanais.

Sobre a autora:

Bianca Pinheiro.
Imagem disponível em http://zip.net/bstqNd
Bianca Pinheiro Cristaldi da Silva nasceu no Rio de Janeiro em 21 de setembro de 1987.  Mudou-se com a família para Curitiba aos 5 anos.  É formada em Artes Gráficas na Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR) e pós-graduada em História em Quadrinhos pela Opet. Além de quadrinista é ilustradora freelancer de materiais didáticos e de revistas.  Considerada um dos grandes expoentes da geração atual de quadrinistas independentes.

Como muitas outras cartunistas, começou a ser influenciada pelos quadrinhos ainda na infância, sendo eles fundamentais na sua alfabetização. Começou a produzir histórias para a internet em 2012, com a página do Tumblr A Vaca Voadora. Ganhou em 2015 o 27º Troféu HQ Mix, na categoria Novo Talento (Roteirista). Também em 2015, sua HQ Dora foi apresentada em forma de leitura encenada no projeto Cena HQ, em Curitiba.

Participou como convidada no Festival Internacional de Quadrinhos em Novembro de 2015, onde lançou seu segundo livro independente, a HQ 'Meu Pai é um Homem da Montanha', dessa vez em parceria com Gregório Bert. Na ocasião foi anunciando oficialmente que Bianca Pinheiro fará a Graphic MSP inédita da Mônica.

Links consultados.

Bear. Disponível em http://bear-pt.tumblr.com/, acesso em 05 ago 2016.

Entrevista: Bianca Pinheiro, autora de Bear. Disponível em: http://zip.net/bhtqJb, acesso em 05 ago. 2016.


Quadrinista brasileira é convidada para feira de Gotemburg. http://zip.net/bbtqvs, acesso em 05 ago. 2016.

Nenhum comentário: