quinta-feira, 15 de setembro de 2016

DEPOIMENTOS DE TORTURADOS NA DITADURA

Ainda tenho ouvido muita gente dizendo que o Brasil precisa de intervenção militar e que a ditadura tem que voltar. Eu nasci durante a ditadura e era criança quando houve o endurecimento do regime. Minhas lembranças sobre a política são vagas e começam no governo de João Batista Figueiredo. Lembro-me dos pronunciamentos do Ministro Jarbas Passarinho e de ver na televisão resumos semanais das atividades presidenciais.

Não vi a repressão de perto. Venho de uma família humilde e que não se envolvia e pouco entendia de política. Mas sei que meu pai tinha medo e sabia o que poderia acontecer com quem fosse considerado um inimigo do Estado. Lembro-me que, aos nove anos cheguei à minha casa, depois da escola, dizendo que quando crescesse seria comunista. Meu pai quase teve uma parada respiratória. Palavras dele:

- "Não repete isso, senão a polícia vai vir aqui em casa, levar você e papai nunca mais vai te ver".

Nem todas as pessoas entendiam de política ou eram adeptas de uma ou outra ideologia, mas todos sabiam o que acontecia com quem desafiava o regime. Mas será que sabiam mesmo?

Sabiam o nível de sadismo ao qual os torturadores poderiam chegar?

Das mulheres grávidas torturadas e dando a luz na prisão?

Das crianças tiradas das mães ao nascer e que nunca mais foram encontradas?

Das pessoas que enlouqueceram ou se mataram por não suportar a crueldade de torturadores?

Muito do que aconteceu nos porões da ditadura ainda não foi revelado.  O desconhecimento dos fatos é o que leva muitas pessoas a apoiarem regimes autoritários e ditatoriais. A apoiarem golpes, como se apenas a tomada do poder pela força ou por mecanismos jurídicos discutíveis fosse solução para os problemas do país. Em minha opinião, a solução é o povo se educar, conscientizar, tomar a palavra pela razão e não pela força. 

Vou dar minha contribuição para este processo de educação, de conscientização, compartilhando um vídeo que foi ao ar pelo SBT em 2014. Assistam e entendam porque a ditadura e o fim da liberdade são ruins. Não porque eu disse, mas porque você vai ouvir da boca de quem sentiu na pele o que um regime sem limites pode fazer com o cidadão.

Quem sabe assim não se valorize mais a democracia, onde podemos errar, mas temos sempre a possibilidade de consertar o erro, por meio do voto e da pressão popular e não pela força e pela imposição de um governo que vai contra o desejo do povo.


Nenhum comentário: