quinta-feira, 29 de setembro de 2016

VALORIZANDO O AMBIENTE ESCOLAR: RELATO

Crianças e adolescente precisam de responsabilidade. Não importa se pequena ou grande: guardar os sapatos na sapateira, levar o lixo para fora de casa, lavar os copos  e as xícaras depois do café da manhã ou mesmo colocar papel higiênico no banheiro. Enfim, qualquer coisa que a criança de habitue a fazer desde pequena. Ajudar em casa faz bem para a criança. Ela se sente produtiva e se torna produtiva também na escola. 

A escola, por sua vez deve ver as crianças e os adolescentes como pessoas capazes de assumir responsabilidades. Dê um desafio a uma turma de alunos, a mais agitada da escola, diga que precisa deles, que eles são importantes para executar determinada tarefa. Você pode se surpreender com o resultado da experiência.

Esta semana eu fui designada para ficar em uma turma de sexto ano que não é minha (não leciono para o sexto ano). Não iria dar aula de História, claro, porque não sou a professora da turma, então dei a eles uma tarefa.

Alunos lendo e  alunos restaurando revistas!
Quem não ajudou, também não atrapalhou!
Fui com a turma para a Gibiteca da escola, inaugurada recentemente. Felizmente a Gibiteca é muito usada pelos alunos da escola. Infelizmente, tenho pouco tempo para reorganizá-la e consertar HQs que ficam danificadas pelo uso. Assim, a Gibiteca estava um pouco bagunçada e havia muitos quadrinhos a serem restaurados.  Pedi a eles que me ajudassem nestas duas tarefas. 

Acreditem, a princípio achei que eles iriam derrubar a sala mas não é que os danadinhos fizeram exatamente o que eu pedi? Em cerca de 40 minutos eles reorganizaram toda a Gibiteca e restauraram cerca de 30 revistas que estavam com capas rasgadas ou arrancadas. Nem todos se comprometeram, mas aqueles que não quiseram participar da arrumação também não atrapalharam. Ficaram sentados lendo HQs. 

Gibiteca após o furacão, digo, da arrumação! 
Quando a aula chegou ao final eu me deparei com uma Gibiteca tão bem organizada que fiquei até sem palavras. E o melhor de tudo: agora eles vão dar ainda mais valor para o espaço porque foi responsabilidade deles organizá-lo. Este sentimento, de ser responsável por algo, não vai embora facilmente. Garanto a vocês que esta turma estará sempre pronta a ajudar e participar de tudo que for feito naquela Gibiteca.

Fica aqui meu agradecimento à turma do sexto ano, sala 202, pelo excelente trabalho realizado!

Turma do sexto ano, 202, do Colégio Imaculada Conceição, posando depois da tarefa realizada.

Nenhum comentário: