segunda-feira, 24 de outubro de 2016

SOBRE O III FÓRUM NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTE SEQUENCIAL

Aconteceu, entre os dias 21 e 23 de outubro, o III Fórum de Pesquisadores em Arte Sequencial, na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia (GO). O FNPAS é acontece a cada dois anos, sendo um evento da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS). A organização do evento deste ano ficou a cargo da Prof. Dr. Edgar Franco. 

Abertura, dia 21 de outubro, no auditório da Faculdade
de Artes Visuais da UFG.
O FNPAS é um evento multidisciplinar que envolve especialistas de todas as áreas do conhecimento e está aberto a todos os temas, relacionados com quadrinhos, cinema, games, enfim, tudo aquilo que pode ser considerado uma narrativa sequencial.

O FNPAS surgiu em Leopoldina (MG), em 2012, a partir da reunião de um grupo de pesquisadores que desenvolviam projetos com uso de Histórias em Quadrinhos. Durante dois dias realizamos apresentações de pesquisas e palestras, no CEFET - Leopoldina. Na época foram inscritos aproximadamente 40 trabalhos. Daquele encontro nasceu a ASPAS. A criação da ASPAS foi oficializada no ano seguinte, em 2013. O FNPAS tornou-se o evento acadêmico itinerante da ASPAS e fica sob a coordenação de um pesquisador associado. 

Prof. Dr. Dominic Arsenault
(Universidade de Montreal) 
Sua segunda edição foi em São Leopoldo (RS), nas Faculdades EST, sob a direção do Prof. Dr. Iuri Andreas Reblin. Além de um número maior de inscritos, o evento também contou com a presença de estudantes de graduação e pós-graduação além de palestrantes estrangeiros. A partir da segunda edição, tivemos a possibilidade de, por meio de acordos promovidos pelos organizadores e suas instituições, trazer palestrantes de outros países o que torna o FNPAS um evento acadêmico internacional.

O III FNPAS mostrou que este movimento iniciado em 2012 tem se fortalecido. Foram mais de 70 inscritos e um dia inteiro de sessões de comunicações, envolvendo pesquisadores de diversas áreas (teologia, sociologia, antropologia, artes, educação, química, história, linguagens, etc). Cansativo, mas compensador. A equipe do Prof. Edgar Franco superou todas as expectativas. Segundo ele, foi o maior evento acadêmico sobre quadrinhos já ocorrido no Estado de Goiás. 

Lançamento de livros, quadrinhos e fazines, no dia
22 de maio de 2016.
O próximo encontro será realizado em 2018 e o local será anunciado durante o III Entre ASPAS, encontro que reúne os membros da ASPAS, que vai acontecer em Leopoldina, entre os dias 25 e 27 de maio de 2017.

Gostaria de agradecer a todos os participantes e aqueles que mesmo não podendo ir confiaram no sucesso do FNPAS e contribuem para que ASPAS se consolide como uma instituição de pesquisa que tem ainda muito a contribuir com a nossa sociedade.

Nenhum comentário: