sábado, 25 de fevereiro de 2017

A FUNÇÃO SOCIAL DAS ACADEMIAS DE LETRAS E OS 50 ANOS DA ALL

A Academia Lavrense de Letras comemora este ano seu cinquentenário. Nascida no bojo da Ditadura Militar a ALL foi uma iniciativa do  vereador, jornalista e radialista Herculano Pinto Filho. A Lei Municipal 675, que criava a ALL, foi sancionada no dia  17 de novembro de 1967, que criava a Academia Lavrense de Letras. 

Não houve posse de acadêmicos naquele ano, mas a recomendação para que a ALL fosse instalada em 20 de julho do ano seguinte, o que não aconteceu. Sua instalação de fato só ocorreria no primeiro semestre de 1969. Cinquenta anos depois, a ALL mantém-se ativa e constantemente renovando seus quadros. 

Academias de letras possuem uma função social inalienável. Elas são mantenedoras da memória, de práticas que conferem identidades à localidade. Elas funcionam como pilares da história, mantenedoras de tradições. Elas são, portanto, centros difusores do conhecimento. 

Um acadêmico, ao aceitar participar de uma academia de letras, assume o compromisso de se doar para a sociedade, de incentivar os mais jovens e honrar o conhecimento dos mais velhos. Não pode haver hoje espaço para vaidade e egos em uma academia de letras, mas sim de doação, trabalho e de busca por transformação social.

Elas devem possuir, ainda, um viés pedagógico, assim como possuíam as academias fundadas na Grécia Antiga, na qual se inspiraram as academias modernas. Este viés pedagógico deve ser considerado um diferencial para estas associações, visto que é por meio da educação que se erige uma sociedade mais justa, onde a cultura é reconhecida como algo fundamental para a formação humana do indivíduo.

Sendo assim, a existência de uma academia de letras em atividade em Lavras há quase meio século deve ser comemorada. Não apenas pelo fato do município estar interessado em promover a cultura mas, acima de tudo, por haver pessoas dispostas a se doaram e trabalharem por uma sociedade melhor.

Nenhum comentário: