segunda-feira, 19 de junho de 2017

MULHERES, DE CAROL ROSSETTI

Capa do livro "Mulheres - Retratos de Respeito, Amor-Próprio, Direitos e Dignidade"(2015), editora Sextante.

No feriado eu me dei o luxo de escrever, assistir filmes e colocar uma parte da minha leitura em dia. Comecei com um livro que eu comprei ano passado, Mulheres - Retratos de Respeito, Amor-Próprio, Direitos e Dignidade, de Carl Rossetti, um projeto feito pra levantar a autoestima feminina. 

É um livro feminista e, acima de tudo, um livro onde o feminismo é colocado do jeito que eu acredito que ele deva ser: uma forma de se alcançar justiça social e de promover a inclusão de TODOS, não apenas das mulheres.  Já gostei dele por conta disso. 

Cada capítulo do livro é composto de uma pequena introdução onde a autora trabalha um tema que será representado em imagens nas página seguintes. Simples, bem escrito e bem desenhado, acredito que o livro tenha sido um daqueles projetos que começa pequeno e vai ganhando grandes proporções.

Chamou-me a atenção é a forma como a autora rebate situações onde mulheres se sentem, de alguma maneira, inferiorizadas ou constrangidas. E são tantas as situações! Eu nunca parei para pensar sobre como nós somos bombardeado(a)s cada dia uma gama tão variada de agressões ao que somos, ao que fazemos e ao que pensamos.

E parar para refletir sobre isso é uma forma de nos protegermos contra uma sociedade altamente discriminatória e superficial, onde o que importa é a aparência, em todos os sentidos. É seguir a moda, é fingir ser o que não é, falar o que as pessoas querem ouvir de você. É quase um manual de sobrevivência, que antecipa os desafios que qualquer um de nós pode vir a enfrentar, homens e mulheres, e faz pensar sobre como a nossa sociedade ainda precisa mudar.

Nenhum comentário: