domingo, 5 de novembro de 2017

SÓ TEM UM JEITO DE RESOLVER O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: INVESTIR NO PROFESSOR

Que me desculpem os economistas, mas crise econômica não é desculpa para diminuir o investimento em educação, pelo contrário: é aí que se deve investir mesmo. Investir na formação de bons professores, que vão formar os bons profissionais que irão um dia tirar  o Brasil da triste sina de ser um país que promete tanto, mas que nunca consegue dar um passo a frente sem dar dois atrás. 

Conversando com um amigo, que é professor de educação infantil, sobre a questão do investimento na educação eu acabei tirando o dia para refletir sobre o investimento que se faz na educação no Brasil.

Ele é brasileiro e mora num país onde se investe muito na educação (segundo ele 44% do PIB) e onde há uma grande demanda por professores e, portanto, oportunidade para estrangeiros trabalharem em docência. Ele está trabalhando em uma escola recém-inaugurada, com toda a infraestrutura necessária, e me disse que, ainda ano que vem, será aberta outra escola e serão contratados pelo menos mais 20 profissionais do ensino. 

Ele está fazendo mestrado e nos dias que precisa se ausentar para ir à universidade fazer as disciplinas, a escola o libera. Ele não precisa tirar licença porque sua carga horária não é excessiva, o que permite que ele estude e trabalhe. Eu poderia dizer mais coisas, que deixariam muitos dos meus colegas ansiosos para perguntar: “Que país é esse?”. Eu, da minha parte, responderia: “Não é o Brasil!”.

Eu tenho por convicção que um país se define como desenvolvido na medida em que investe em professores. E não é preciso muito. Um bom salário, uma carga horária compatível com seu trabalho, o incentivo e o investimento na formação, da graduação à pós-graduação.

Só vamos resolver o problema da educação se investirmos no professor. E não estou dizendo isso baseada em “achismos”. Eu procurei me informar.  A Finlândia, por exemplo, tem o seu sistema de educação reconhecido por ser o mais eficiente e qualificado do mundo. Lá de investe cerca de 50% do PIB em educação. Mas não foi sempre assim. Há cerca de 40 anos o sistema de ensino lá era caótico. O que se fez? Investimento, principalmente na formação de professores.

 

Então o Brasil não investe em educação? Sim, investimos, mas o dinheiro é muito mais direcionado aos recursos materiais do que humanos. Investimos bilhões, mas as universidades estão sucateadas. Investimos em computadores que não são usados, em laboratórios que ficam fechados porque não se contrata técnicos, em bibliotecas onde não há bibliotecários, mas não investimos nos profissionais do ensino.

 

No período da Ditadura Militar, o governo promoveu o arrocho salarial, rebaixando o salário mínimo para atrair empresas estrangeiras. Afinal, quem não quer mão de obra barata? E isso é cultural. No Brasil, um país com profundas raízes escravistas, o trabalhador tem que ser barato. E isso se aplica também ao professor.

 

Muitos pais talvez não entendam, mas para garantir que seus filhos tenham uma educação de qualidade não é necessário computadores ou celulares modernos, mas profissionais bem preparados e motivados. Um salário justo, uma carga horária moderada e investimento na formação. Há ilhas de excelência no Brasil, que mostram que essa receita é infalível. Municípios que reformaram o sistema de ensino e que fazem a Finlândia parecer estar aí ao lado.

 

Então, me desculpem os gestores, mas não dá pra ter qualidade em educação sem investir no professor.

 

Que tal ao invés de reuniões cansativas que prolongam a jornada diária de trabalho e desgastam os profissionais das escolas, não se investe em qualificação? Por que não reduzir a carga horária e permitir que o professor tenha tempo para planejar suas aulas e se aperfeiçoar?

 

No Brasil gosta-se muito de imitar o que outros países fazem. Então, fica aqui a dica: imitem investindo no professor.

Nenhum comentário: