terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

MINHAS FÉRIAS DE 2018: COMEÇANDO MEU DIÁRIO DE VIAGEM

Curtindo um friozinho
em Estocolmo
Ano passado eu fiz uma longa viagem que durou cerca de 22 dias. Passei por 3 países: Portugal, França e Suécia, visitei Paris, Estocolmo, Lisboa e Angoulême. O objetivo principal da viagem era participar do Festival de Angoulême, os outros passeios que fiz foram bônus. 

Este ano eu resolvi ampliar minha estadia e ir a outros lugares, retornar a cidades que me marcaram e lá buscar por novas experiências. Eu pretendia fazer um diário detalhado da viagem, em tempo real, mas faltou tempo. Sério, eu me ocupei tanto nos 33 dias em que estive viajando que não sobrou tempo para escrever.  

Assim farei apenas um relato resumido, com direito a fotos e vídeos. Não vai ser tão detalhado como eu desejava, mas vou tentar passar o máximo de informações. Mas adianto que foi uma viagem repleta de emoções e de muita alegria. 

Serão cerca de seis postagens, durante esta semana e a próxima, cada uma falando de uma cidade que eu visitei, do que eu mais gostei e do que eu recomendo para quem deseja planejar suas férias fora do Brasil. Porque, gente, na boa, não precisa ser rico para conhecer Paris e nem para ir a Roma. É preciso ter uma meta e tomar coragem para se aventurar.

Não digo que todo mundo um dia vai poder fazer o que eu ando fazendo nas minhas férias de janeiro, mas dá para viajar e se divertir com muito menos do que a maioria das pessoas imagina. E a cada viagem a gente aprende o que "não se deve fazer" e o que é necessário para se divertir sem precisar ficar contando o dinheiro do almoço.
Ricardo e Roman - que me receberam em Mulhyttan (Suécia)
O importante é o planejamento. Coisas básicas como comprar passagem com muita antecedência, pesquisar preços de hotel e ter paciência para procurar por restaurantes que ofereçam um menu mais barato. 

Antônio Marcos, Hanna e Ana Cristina
Além disso, muitos passeios e atrações podem sair em conta. Por exemplo, Estocolmo tem cerca de 80 museus e a maioria deles é de graça. Em Paris pode-se visitar lugares e monumentos sem precisar pagar ingresso. Em Roma, caminhar pela cidade pode te levar a lugares lindos, onde não se paga para apreciar a bela arquitetura. Enfim, vamos ver cada caso. 
Fátima, Mário e Pedro - em Lisboa (Portugal)
Mas uma coisa eu posso adiantar, já na primeira postagem: o mais importante de uma viagem são as pessoas. As pessoas que te acompanham, as novas amizades e os amigos que você reencontra. Até os "maus momentos" são bons. Então, eu vou começar com aquilo que deveria estar no final do meu relato: os agradecimentos.
Laís e Lívia, em Casablanca (Marrocos)
Agradeço a Ana Cristina, Antônio Marcos e Hanna pela companhia e pela paciência durante 17 dias. Agradeço a Pedro, Roman e Ricardo por me acolherem em suas casas; a Marcela, André, Mário e Fátima pelos momentos agradáveis regados a vinho; a Thomas Karlsson, Malin Biller, Sérgio, Yves Frémion, Ola Hammarlund e Ola Hellsten por terem reservado tempo para mim e por terem me acompanhado; a Chantal Montellier e Cecília Capuana pelo carinho e acolhida; Karin, Stefan, Dalva, Marcelo, Lívia e Laís pela sua amizade.

Nenhum comentário: