quinta-feira, 8 de março de 2018

O DIA INTERNACIONAL DA MULHER E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

As aventuras de Tintine de Jonathan Muñoz e Chantal Montellier 
(ilustração da foto, ActuaLitté, CC BY SA 2.0)
Nas comemorações pelo dia internacional da Mulher, de 2018,  a organização PEN INTERNATIONAL está publicando um manifesto em favor da liberdade de expressão, da palavra à escrita, através da lendo mulheres. "Sem a plena e livre expressão do conhecimento e da criatividade das mulheres, a humanidade vive em deficiência e aflição".

O primeiro dos princípios fundadores da Carta PEN afirma que "a literatura não conhece fronteiras".  Para muitas mulheres no mundo  a primeira e a última, e talvez a fronteira mais poderosa, era o limiar da casa onde moravam: a casa de suas pais ou marido.

Segundo o documento:
"Para as mulheres terem liberdade de expressão, ler e escrever, elas precisam do direito de caminhar fisicamente, de caminhar socialmente e intelectualmente. São poucos sistemas sociais consideram sem hostilidade uma mulher que anda sozinha ".

O manifesto ainda estabelece os 6 princípios necessários à liberdade de expressão das mulheres: 
1. falta de violência
2. segurança
3. educação
4. igualdade
5. acessibilidade
6. paridade. 

Estes princípios são considerados necessários para a livre expressão das mulheres, em todo o mundo.

O Manifesto das Mulheres foi supervisionado pela autora Jennifer Clement, presidente do PEN INTERNACIONAL, e Margie Orford, do PEN BOARD. Vários autores contribuíram para a redação do Manifesto, incluindo Kamila Shamsie, Gillian Slovo, Gaby Wood, Ellah Allfrey, Nina George, Lisa Appignanesi e Caroline Criado Perez.

Por ocasião da publicação do Manifesto e do Dia Internacional dos Direitos da Mulher, a PEN convida os leitores a compartilharem livros que as tenham tocado, escritos por mulheres, nas mídias sociais usando o shashtags  #ReadWomen ou #ReadWomen.

* Texto adaptado do artigo "Auteurs et autrices s'engagent pour la liberté d'expression des femmes", de Antoine Oury, originalmente em francês, que pode ser lido na íntegra, clicando aqui!

Nenhum comentário: