domingo, 11 de abril de 2010

Palestra do Prof. José Pacheco


O ponto alto do III Seminário Educ ação foi a palestra de encerramento , na sexta, dia 09 de abril, realizada pelo professor José Pacheco, educador português, especialista em Música e em Leitura e Escrita, mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e coordena a Escola da Ponte, localizada em Vila das Aves, Portugal, desde 1976, da qual é idealizador.

A EBI Aves/São Tomé de Negrelos, popularmente referida apenas como Escola da Ponte, é uma instituição pública de ensino, localizada em Vila das Aves, no Distrito do Porto, em Portugal. É uma Escola Básica Integrada encontrando-se os seus alunos, antes de mais, inscritos formalmente por anos de escolaridade - do 1º, 2 e 3º Ciclos do Ensino básico -, ainda que esta divisão administrativa não se reflicta nem no seu Projecto Educativo, nem no seu trabalho quotidiano. Embora a faixa etária dos alunos compreenda aproximadamente dos 5 aos 16 anos de idade, devido à sua filosofia de educação inclusiva no entanto, a escola tem alguns alunos mais velhos. Atualmente conta com cerca de 175 alunos e 29 orientadores educativos.

A palestra durou cerca de 2 horas e foi extremamente proveitosa. Existe a possibilidade de Pacheco se tornar consultor do município e começar a implantar aqui muitas de suas ideias, que tornaram uma escola quase abandonada, para onde ia alunos que ninguém queria numa das melhores do mundo. Vamos torcer para que isso realmente aconteça.

Nenhum comentário: