sábado, 2 de outubro de 2010

VOCÊ SABE QUEM FOI MANUEL DEL VALLE ALONSO?

Descobri Manuel Del Valle hoje, quanto folheava o livro de Relatórios da Câmara Municipal de Leopoldina referente ao ano de 1926, publicado pela Tipografia da Gazeta de Leopoldina, em 1927. Eu havia pegado o livro como empréstimo, ontem, e hoje comecei a separar os temas do meu interesse.

Ao chegar nas páginas finais deparei-me com a compilação da Lei N. 403, de 27 de Novembro de 1926. A citada lei concede perpetuidade para a sepultura do ator Manuel del Valle, falecido em 6 de Fevereiro de 1906.

Minha curiosidade foi então despertada: que importância teve Manuel del Valle para ter direito a um túmulo perpétuo? Mais ainda, o túmulo ainda existe? Para responder à segunda parte da pergunta, só mesmo fazendo uma rápida excursão ao cemitério municipal. Algo que posso providenciar amanhã mesmo. Mas a primeira parte é mais difícil e nestas horas eu tenho que recorrer a quem sabe mais: Nilza Cantoni.

Liguei para a pesquisadora, que mora em Petrópolis, e contei sobre a minha descoberta. Ela também não sabia quem era Manuel. Logo estávamos as duas a especular sobre as muitas possibilidades.

Nilza imediatamente consultou seus arquivos e achou o registro de óbito de Manuel, que na verdade assinava como Manuel delValle Alonso, imigrante espanhol, filho de João del Valle Alonso, 44 anos, residente em Leopoldina até a ocasião de sua morte. seu túmulo localiza-se na secção do cemitério, 3º plano, sepultura de nº 189. Segundo o registro, foi concedido privilégio de gratuidade por 20 anos (dados retirados do livro de obituário de nº 01, folha 10, ordem 15/1906). Em 1926, o privilégio havia acabado e foi, então decretada a lei de perpetuidade.

Segue abaixo, uma cópia do documento, que foi encontrado na página 103, do livro de relatórios da Câmara Municipal de Leopoldina, ano de 1926.

Clique na imagem para ampliar

Mas ainda continua a questão? Alguém sabe quem foi Manuel del Valle? Se souber, tiver alguma indicação, ajude-nos a descobrir quem ele foi.

  • Atenção, o conteúdo desta postagem pode ser utilizado livremente, desde sua origem e aurtoria sejam citadas.

Nenhum comentário: