terça-feira, 22 de março de 2011

Mídia, história e educação: o jornalismo abrindo as portas para o conhecimento.


Os jornais impressos foram a primeira grande mídia popular que circulou no ocidente após a invenção da imprensa. Seja na forma de simples panfletos ou em edições ricamente trabalhadas, o jornalismo foi crescendo e ganhando o mundo, levando informações para de todos os tipos, para todos os continentes.
No Brasil a história do jornalismo ainda é bem recente, remontando o ao período colonial, quando a publicação de jornais ou de qualquer outro tipo de material impresso foi proibida por Portugal. Temia-se que as perigosas ideias iluministas chegassem ao Brasil e circulassem pela colônia. Por essa razão, o primeiro jornal brasileiro, o Correio Braziliense, de oposição ao governo português, era então publicado no exterior e entrava clandestinamente no Brasil. Essa proibição terminou com a instalação da Família Real e da corte portuguesa no Brasil, em 1808.
D. João VI criou a Imprensa Régia para editar o jornal monarquista Gazeta do Rio de Janeiro. No século XIX vários jornais circularam pelo Brasil, nas cidades grandes ou nas pequenas, eles se tornaram meios importantes de comunicação. Em suas páginas havia um pouco de tudo, tratava-se da política como ironia, satirizava-se a elite brasileira por meio das charges e das caricaturas, divertia-se o público leitor com os quadrinhos, cujo pioneirismo no Brasil deve-se ao Italiano Angelo Agostini, considerado o pai dos quadrinhos nacionais.
O fato é que o jornal foi e é ainda hoje um espaço democrático de comunicação, que aproxima a sociedade da notícia e que interliga as mais diversas sociedades, sem barreiras de nacionalidade ou língua. Na Era da Internet o jornal está disponível a todos, em todos os idiomas. Na escola, o jornal é um instrumento de conhecimento que vem sendo usado há décadas pelos professores. Ele serve como um instrumento de incentivo à leitura e à alfabetização. Os jornais também são fontes de pesquisa para historiadores, que buscam em suas páginas informações sobre comportamento social, política, economia, enfim, sobre a vida cotidiana em várias épocas e em vários momentos.
Em suas páginas encontramos parte dos quadrinhos, das elites, das lutas sociais, das revoluções. Mais do que um meio de comunicação ele é um ponte entre a sociedade de a informação. Com o jornalismo veio uma globalização do conhecimento que parece não conhecer limites.
Os Cursos Jornalismo e Comunicação são hoje uma opção para quem queira mergulhar ainda mais no mundo da comunicação global. O jornalismo hoje ultrapassa os limites do tempo e espaço e oferece ao estudante opções que vão muito além do trabalho em revistas e jornais. Se há dois séculos atrás os jornalistas eram pioneiros na arte de fazer circular notícia, hoje esta prática ainda reserva muitas surpresas.

Nenhum comentário: