quarta-feira, 20 de abril de 2011

ALÍ DO LADO A COISA É DIFERENTE...


Às vezes a gente sente que nada sai do lugar e etsa sensação aumenta quando se tem notícias de um lugar não tão distante - ali do lado - onde muitas iniciativas vão para frente. Estou falando de Cataguases, cidade vizinha a Leopoldina. Lá a preservação do patrimônio arquitetônico da cidade tem dado certo e tem levado a cidade a ser reconhecida - merecidamente - pelo seu esforço. Lá a educação patrimonial está presente nas escolas e faz parte do currículo. Lógico, nem tudo é perfeito, mas melhor ter alguma imperfeição do que não ter nada.

Há aqueles que aqui em Leopoldina vão dizer que "Ah, Cataguases tem mais dinheiro", "Cataguases tem empresas que investem", "Cataguases tem mais tradição cultural". Bobagem! Nada justifica a falta de iniciativa, a falta de ação.

Enquanto Cataguases preserva sua arquitetura, encontrando uma forma de coexistir o novo e o antigo, em Leopoldina nós estamos perdendo cada vez mais aquilo que caracteriza nossa cidade. Leopoldina perde parte da sua identidade com a demolição de seus prédios.

Não precisa ir longe. Convido a quem se interessar a dar uma volta pelo centro da cidade. Logo vai perceber com Leopoldina está "feia", que os casarões ou estão abandonados ou estão descaracterizados. Lógico há algumas excessões, mas que infelizmente são pouquíssimas. O que mais me entristece é que tem gente de fora da cidade que vem para cá comprar nossos prédios para demolir e nós ou não sabemos ou não nos interessamos ou nos omitimos.

Se nossa cidade perder sua identidade e com ela parte da nossa história, o que ela vai ter para oferecer ao visitante que ele não possa encontrar em outro lugar? Pior, o que ela terá para oferecer aos próprios Leopoldinenses?

Vamos pensar sobre isso e, quem sabe, começar a agir.


* Como se trata de um texto pessoal, peço que quem deseje reproduzí-lo o faça mediante minha autorização. Obrigada.

Nenhum comentário: