terça-feira, 24 de maio de 2011

VOCABULÁRIO FAZ DIFERENÇA

Uma das mais acirradas discussões deste ano na escola é a questão do vocabulário usado nas avaliações. Alunos e pais reclamam das "palavras difíceis". Pois bem, ontem a noite eu estava vendo um telejornal onde falava-se da importância da redação nos vestibulares e que a partir de agora o VOCABULÁRIO será cobrado nas provas dissertativas, tendo sido citada a prova de história. Ou seja, quem não sabe redigir bem e não tem um vocabulário rico corre o risco de dançar na hora da prova.

A Redação é  agora é obrigatória em todos os vestibulares. O candidato que tirar nota zero na redação estará eliminado. A decisão foi publicada no Diário Oficina. A Portaria 2.941, que entrou em vigor a partir de 1º de janeiro, estabeleceu que os processos seletivos a partir do segundo semestre deverão seguir as novas normas.  O MEC acha importante  reforçar a redação em todos os níveis de ensino. Os alunos devem ser incentivados a raciocinar.

Creio que aqui fica o impasse: se os pais reclamam do vocabulário e a escola resolve "facilitar" para o aluno cai numa armadilha: ao exigir menos conhecimento em vocabulário, prejudica a redação e diminui a possibilidade do aluno de conquistar uma vaga em uma instituição de ensino superior (se esse for seu objetivo).

Nenhum comentário: