sábado, 15 de outubro de 2011

MAIS UM DIA DO PROFESSOR...

Não resisti à piadinha...
Hoje é dia do professor. Eu tirei para dormir de tarde e relaxar os músculos depois de uma semana muito corrida, onde eu não dei aula mas me ocupei de outras formas. Então, depois daquele soninho bateu uma inspiração e eu resolvi deixar minha mensagem para o dia dos professores.

Pois é, professor ganha pouco, trabalha muito e está sempre sobre pressão. Não é lá um ofício dos mais valorizados e conheço gente que nem terminou o ensino médio e ganha mais do que eu, com quase 20 anos de carreira, e trabalha bem menos. Fazer o que? Eu escolhi a profissão, posso sair dela se quiser, mas prefiro mudar de escola quando não me sinto bem no ambiente e quando acho que meu trabalho não dá os frutos que eu gostaria que desse. 

Não quero deixar de ser professora embora goste de não ser apenas professora. Estou sempre escrevendo meus textos, fazendo minhas pesquisas, me metendo em coisas que considero legais. Aprender me motiva a ensinar. Parece frase de traseira de caminhão, mas é a pura verdade. 

E para que eu ensino? Ensino muito mais preocupada em tentar libertar o espírito crítico do que se meu alunos vai saber a diferença entre jacobinos e girondinos (isso é preocupação da escola, é um exigência curricular, é uma necessidade gerada pela meritocracia, pela necessidade de pontuar, de passar em vestibulares, provinhas, etc).

Eu me sinto muito mais realizada em encontrar um ex-alunos pedreiro, honesto, trabalhador e bom pai de família que encontra comigo na rua e para para falar como os tempos de escola eram bons, de como ele aprendeu boas lições com os professores e dizer que um dia ira colocar o filho dele na escola e que quer que eu seja sua professora, do que um ex-aluno médico ou advogado, sem ética, preocupado em como vai ganhar mais dinheiro para comprar um carro novo ou uma mansão mais espaçosa.

Enfim, embora eu queira que meus alunos gostem e saibam História, fico muito mais contente e ver que eles se tornaram boas pessoas  e que eu tive alguma participação nesse processo. O professor é um formador de opiniões, uma pessoa que tem um papel importante na construção do individuo. Nós damos bronca, rimos, choramos, reclamamos, mas tudo isso vale a pena se o nosso aluno encontra seu lugar na sociedade, como pessoa produtiva, ativa politicamente, atenta aos seus direitos e cumpridor dos seus deveres.

Embora a mensagem que eu estou deixando pareça em alguns momentos uma daquelas aulas antigas de Moral e Cívica, ela descreve aquilo que eu tenho sentido de uns tempos para cá: a satisfação em ver meus ex-alunos trabalhando, criando seus filhos e dando a eles bons exemplos.

Nenhum comentário: