quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Revista que marcou a história do agronegócio está presente no acervo da Coopleste.

A COOPLESTE, numa iniciativa inédita em Leopoldina, está organizando seu memorial. O objetivo do projeto é preservar a memória do agronegócio em nossa região, a partir de documentos reunidos do acervo da empresa e de doações feitas por membros da cooperativa e da comunidade.

Num primeiro momento estamos nos concentrando no tratamento dos documentos e separação do acervo bibliográfico, que apresenta uma riqueza se igual, com títulos que remontam o ano de 1904 e que tratam de assuntos diretamente relacionados ao campo. Muitos dos livros e manuais encontrados versam sobre assuntos de interesse científico relacionado ao combate a doenças que afligem animais e plantas.

Há um considerável número, também, de periódicos, como as revistas A Lavoura e Chacaras de Quintaes. Esta última, com vários números – alguns encadernados – que começam em 1911 e vão até o final da década de 1940.

Chácaras e Quintaes foi criada pelo conde italiano Amadeu Amadei Barbiellini, que chegou ao Brasil com mulher e filha em 1907.  Naquele mesmo ano Barbiellini fundou a revista Entomologista Brasileiro, que durou apenas dois anos. Em 1909 Barbiellini funda a Chácaras e Quintaes, com o objetivo do conde de reunir no periódico artigos sobre agricultura e pecuária escritos por especialistas.

Trazia, além de propagandas direcionadas ao campo, respostas a perguntas dos leitores, artigos originais de cientistas e especialistas em agricultura e pecuária e notícias ligadas ao mundo agropecuário, e história da agricultura.[1]

Publicada mensalmente, a revista tornou-se um sucesso editorial. No seu auge a revista, na década de 1940, chegou a ter  200 mil assinantes e recebia cerca de 500 cartas por dia.[2]

A revista, que chegou a circular na Argentina, no Uruguai, em Portugal e nas colônias portuguesas. Em 1912 o conde lançou um suplemento feminino, chamado Aigrette.

A coleção completa de Chácaras e Quintais pode ser consultada na Biblioteca de Ciências Biomédicas da Fiocruz.

Dentre a documentação levantada até o momento forma identificados 23 volumes da revista.

Nenhum comentário: